GESTÃO ESCOLAR E TRABALHO DOCENTE

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESCOLAR E TRABALHO DOCENTE Prof. ª Dr ª. Dalila Andrade Oliveira - Faculdade de Educação/UFMG

Rede Latino-americana de estudos sobre o Trabalho Docente Fundada em 1999 Vinculada ao CLACSO Cerca de 150 pesquisadores nos países de América Latina Eixos de pesquisa: organização do trabalho, gestão escolar, identidade, saúde, saber, formação, entre outros.

Equipe Nestrado Prof. ª Dr ª. Dalila Andrade Oliveira - FaE/UFMG - coordenadora Prof. ª Dr ª. Ada Ávila Assunção - FM/UFMG Prof. ª Dr ª Marisa R. T. Duarte - FaE/UFMG Prof. ª Dr ª Adriana Cancela Duarte - FaE/UFMG Prof. ª Eliza Bartollozzi Ferreira - Doutoranda - FaE - UFMG Savana Diniz Melo - Mestre em Educação- FaE/UFMG Jacqueline Moreno Silva - Mestre em Educação FaE/UFMG Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves - Mestrando FaE -UFMG Vinicius Luciano Fardin - Mestrando FaE - UFMG Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto - Mestranda FaE - UFMG Juliana Pinheiro Brito - Acadêmica de Pedagogia Érica Rocha Sarubi - Acadêmica de Pedagogia Suely Ribeiro Monteiro - Acadêmica de Pedagogia

Objetivo Geral Identificar e analisar as mudanças ocorridas na organização do trabalho na escola, no que se refere ao exercício da docência (compreendida para além da sala de aula), no contexto das reformas implementadas nas escolas públicas de Belo Horizonte e Minas Gerais iniciadas nos anos 90.

Objetivos Específicos Conhecer as principais mudanças na organização do trabalho na escola, trazidas pelas reformas educacionais mais recentes, que atuaram sobre a organização escolar; Identificar juntamente com os trabalhadores, a partir das suas experiências, categorias de análise das atuais situações de trabalho; Desenvolver metodologia compatível às necessidades atuais de formação dos trabalhadores, a fim de compreender as condições reais de trabalho.

Concepção Metodológica Esta pesquisa pauta-se no trabalho coletivo, pressupondo o envolvimento dos sujeitos pesquisados no processo de investigação, não como meros informantes, mas como sujeitos autorizados (e estimulados) a pensar sobre seu trabalho, a contribuir na produção de condições para sua interpretação e para a superação dos problemas, dificuldades e/ou lacunas existentes quanto ao mesmo e à escola em geral.

Primeiro Eixo Teórico-Metodológico Análise dos condicionantes das reformas educacionais em curso nas redes públicas de ensino. O conhecimento do contexto político e econômico que origina as reformas, o estudo crítico do texto das reformas bem como dos procedimentos normativos que determinam a carreira e a remuneração docente.

Segundo Eixo Teórico-Metodológico A análise do trabalho docente - sua natureza, suas configurações e sentidos - a partir de uma abordagem que permita observar o trabalho como ele se realiza, buscando traduzir e trazer à tona a intimidade do processo de trabalho, não só nos seus aspectos objetivos, mas devendo procurar compreender os significados que tais atividades adquirem para esses trabalhadores.

Terceiro Eixo Teórico-Metodológico A análise das relações entre saúde e trabalho no exercício da profissão docente a partir do conhecimento das condições de trabalho na escola e como estas se relacionam com as formas de adoecimento dos trabalhadores docentes.

Subprojeto 1: Gestão escolar e trabalho docente: as reformas educacionais em curso nas redes públicas de ensino de Minas Gerais Coordenação: Prof. ª Dr ª. Dalila Andrade Oliveira Integra os outros subprojetos

Subprojeto 2: Pesquisa das Condições de Saúde e Trabalho na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte Coordenação: Prof. ª Dr ª. Ada Ávila Assunção

Subprojeto 3: Controle social dos recursos vinculados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e organização das relações de trabalho dos profissionais de Educação: efeitos sobre a avaliação dos sistemas municipais. Coordenação: Prof. ª Dr ª. Marisa Ribeiro Teixeira Duarte

Subprojeto 4: Convergências e divergências entre o modelo gerencialista de reforma do aparelho de Estado e as reformas educacionais dos governos democrático-populares: a experiência de Belo Horizonte Coordenação: Prof. ª Dr ª. Adriana Maria Cancela Duarte

Subprojeto 5 O Espelho Do Cidadão: a educação e a economia no tempo do Brasil real Doutoranda: Eliza Bartollozzi Ferreira

Subprojeto 6 Tecendo análises sobre o trabalho docente nos ciclos de formação da Escola Plural Mestrando: Vinicius Luciano Fardin

Subprojeto 7 A Voz Como Meio de Trabalho dos Professores: ressonâncias na saúde Mestrando: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves

Subprojeto 8 A Escola Pública Estadual em Minas Gerais: a organização escolar e o trabalho docente Mestranda: Maria Helena Gonçalves Augusto