O que é o Cabri-Géomètre?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos iniciais de trigonometria e ângulos
Advertisements

Equipe responsável pela composição:
1. Razões trigonométricas
BIOMECÂNICA Trigonometria e álgebra vetorial Carlos Bolli Mota
Softwares de Geometria Dinâmica
TRIGONOMETRIA DO TRIÂNGULO RECTÂNGULO 9.º ano.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Prof. Flávio Cezar Amate
Unidade 11.3 – Teorema de Pitágoras
ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
DISCIPLINA DE DESENHO II ARQUITETURA E URBANISMO FAG
O que você deve saber sobre
GEOMETRIA.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Matemática - Trigonometria
Trigonometria e aplicações
Compasso: perpendiculares e paralelas
Relações métricas no triângulo retângulo
Elementos de um triângulo retângulo
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Cabri-Géomètre O que é o Cabri-géomètre?
Decomposição de vetores
Aceite para publicação em 15 de Março de 2010
GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES NO PLANO:
GEOMETRIA AXIOMÁTICA, SEGMENTOS DE RETA
GEOMETRIA ANALÍTICA.
Jogo dos Polígonos Finalidades didáticas
CONHEÇA HIDROLÂNDIA - UIBAÍ
Grandezas Escalares e Vetoriais
Escola EB23 de Alapraia TRIGONOMETRIA DO TRIÂNGULO RECTÂNGULO 9.º ano.
Decomposição da velocidade
Prof.ª Letícia P. Finamore
Aula de Matemática TRIÂNGULOS Razão de semelhança
Por Ornisandro José Pires Domingues
TRIÂNGULO RETÂNGULO.
AULA 1 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II
‘’OS NÚMEROS GOVERNAM O MUNDO‘’ (Pitágoras)
ÂNGULOS 1) OPERAÇÃO COM ÂNGULOS 38o 29’ 51’’ + 15o 45’ 24’’
TRIGONOMETRIA TRIÂNGULO RETÂNGULO.
Professor Marcelo Santos
Professor  Neilton Satel
Teorema de Pitágoras.
Elementos de um triângulo retângulo
Teorema Fundamental da Trigonometria
A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Professor : Neilton Satel
O que é o Geometer’s Sketchpad?
Professor : Neilton Satel
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
PROPRIEDADES.
Estudo das figuras planas Profª:Jaquicele Costa- Matemática
Geometria Analítica Professor Neilton.
AULA 3 Professor: Sérgio.
Trigonometria no Triângulo Retângulo
REVISÃO TRIGONOMETRIA
EXERCÍCIOS.
CONE.
Relações métricas no triângulo retângulo
GEOMETRIA ANALITICA VETORES.
Razões trigonométricas no triângulo retângulo
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Volume de Prismas Retos
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA Segmento: Ensino Médio Tema: Trigonometria Professor: Júlio César
Vetores Professor John Disciplina Física.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Israel Lopes.
SEGMENTOS TANGENTES.
GEOMETRIA PLANA TEOREMA DE TALES
Trigonometria no Triângulo Retângulo
O que você deve saber sobre
Transcrição da apresentação:

O que é o Cabri-Géomètre? O Cabri-Géomètre é um software que permite construir todas as figuras da geometria elementar que podem ser traçadas com a ajuda de uma régua e de um compasso. Uma vez construídas, as figuras podem se movimentar conservando as propriedades que lhes haviam sido atribuídas. Essa possibilidade de deformação permite o acesso rápido e contínuo a todos os casos, constituindo-se numa ferramenta rica de validação experimental de fatos geométricos. Ele tem outros aspectos que vão muito além da manipulação dinâmica e imediata das figuras.

O Cabri está disponível em mais de 40 países e em 24 idiomas diferentes. Ele é uma ferramenta auxiliar no ensino-aprendizagem da Geometria e é utilizado no: Ensino Médio Ensino Fundamental Ensino Superior Características do Cabri-géomètre Geometria Dinâmica - Figura com movimento mantendo as suas propriedades Construtivista - O aluno cria as suas atividades construindo seu conhecimento

Software Aberto - O professor cria as atividades como queira Trabalhar Conceitos - Construções de figuras geométricas Explorar Propriedades dos Objetos e suas Relações - Comprovar Experimentalmente Construção de Figuras Geométricas Formulação de Hipóteses e Conjecturas Históricos das Construções Criação de Macros

O Cabri permite ao professor criar livremente atividades para suas aulas, ele é assim caracterizado como um software aberto. Ele pode ser utilizado desde o primário até a Universidade em diversas áreas como Matemática, Física e Desenho Artístico por exemplo. O Cabri-Géomètre é um software desenvolvido por J. M. Laborde, Franck Bellemain e Y. Baulac, no Laboratório de Estruturas Discretas e de Didática da Universidade de Grenoble. Este é um laboratório associado ao CNRS, instituição francesa equivalente ao CNPq brasileiro. O Cabri-Géomètre é representado no BRASIL desde 1992 pela PROEM na PUC-SP.  

Neste projeto, tem-se como objetivo mostrar uma aplicação do Teorema de Pitágoras, bem como, uma aplicação da trigonometria como forma alternativa para resolução de problemas no triângulo retângulo. O problema foi esquematizado por meio do programa Cabri-Geometré, que como já foi dito que nos fornece um ferramental bastante interessante, para o ensino direto da Geometria. Porém, com a devida contextualização, os problemas podem englobar vários tópicos matemáticos.

PROBLEMA: Como podemos observar na figura abaixo, o planeta Katatum, da Galáxia de Nióbio, possui dois satélites naturais em sua órbita. Sabe-se que o raio do planeta Katatum é 25 mil quilômetros e que o raio dos satélites está alinhado conforme a figura. Além disso, sabe-se que os satélites estão deslocados horizontalmente, formando um ângulo de 30o. Qual a distância entre os satélites? Qual o comprimento do segmento que vai de B à C? Lembre-se: A distância entre dois planetas é a medida entre seus raios.

Em primeiro lugar, deve-se discutir a geometria do problema Em primeiro lugar, deve-se discutir a geometria do problema. Como pode-se observar, as retas que contém os pontos K e C é paralela à reta que contém os pontos T e A. Como essas retas paralelas são paralelas, por transporte de segmentos a medida do diâmetro do planeta Katatum é igual à medida do segmento que vai do ponto C ao ponto A. Lembrando que o raio do planeta é 25 000 Km, temos que medida de CA é igual à 50 000 Km. Fazendo uma aplicação trigonométrica, pois o triângulo ABC é retângulo, temos: cos 30º = cateto adjacente / hipotenusa [3(1/2)] / 2 = 50 000 / hipotenusa hipotenusa = [100 000 . 3(1/2) ]/ 3

Nesse ponto, temos duas alternativas: Achar o terceiro segmento através da trigonometria, como anteriormente. Achar o terceiro segmento pelo Teorema de Pitágoras. I. sen 30º = cateto oposto / hipotenusa 0,5 = cateto oposto / {[100 000 . 3(1/2) ]/ 3} Fazendo as devidas operações obtemos: cateto oposto = [ 50 000 . 3(1/2) ] / 3

II. (hipotenusa)2 = (cateto BC)2 + (cateto CA)2 E fazendo as devidas operações, temos: (cateto BC)2 = (25 . 100 000 2 / 3) cateto BC = [ 50 000 . 3(1/2) ] / 3 Como podemos observar, obtivemos o resultado obtido em I.

Podemos, portanto, responder às questões: A distância entre os satélites é igual a [100 000 . 3(1/2) ]/ 3 e o comprimento do segmento BC é [ 50 000 . 3(1/2) ] / 3 .