no Meio Ambiente e na Sociedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO
Advertisements

Iniciativa Portaria 397, 09 de outubro de 2007
MONITORAMENTO DE AGROTÓXICOS NA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
Pela regularização do ABATE, TRANSPORTE e COMÉRCIO
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
no Meio Ambiente e na Sociedade
Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
- competências I - Regular o Sistema de Saúde Estadual, através da criação de mecanismos que monitorem o acesso e o grau de satisfação dos usuários do.
Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA
PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
Autores: Eng. Fernanda Giannasi (DRTE-SP/MTE)
Mesa Redonda IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
PLANO DE GESTÃO.
Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde e Saúde do Trabalhador
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA
Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos
EXPOSIÇÃO HUMANA À AGROTÓXICOS NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/10/11 MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática.
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade Coordenação: Ministério Público do Trabalho.
PARA NO ESTADO DO PARANÁ DIVISÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE ALIMENTOS DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
RASTREABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DE HORTÍCOLAS
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS 8 a 11 de abril de 2006 Fortaleza - CE Cláudia Parma Machado Secretaria de Saúde do Estado.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
FÓRUM REGIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - NORDESTE
ROSANE CURI Fundação Oswaldo Cruz
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MULTIPLICANDO EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ATRAVÉS DA TECNOLOGIA Programa de educação para a prática do consumo consciente e defesa dos direitos do consumidor.
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA -GO
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Cláudio Marcelo Mariana Caldeira Meline Nathália Sales Tiago.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
SAÚDE DO TRABALHADOR CGST/DSAST Secretaria de Vigilância em Saúde
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
SISTEMA INTEGRADO DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA SICAFES (PROPOSTA INICIAL/NOME SUGESTÃO) UM SISTEMA QUE USA A INTERNET.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

no Meio Ambiente e na Sociedade Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade Coordenação: Ministério Público Federal Ministério Público do Trabalho

UM INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade UM INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL

Membros do Fórum Ministério Público Federal Ministério Público do Trabalho Ministério Público do Estado de Pernambuco Delegacia Regional do Trabalho Ministério da Agricultura Fundacentro IBAMA Sec. Produção Rural e Reforma Agrária de PE Vigilância Sanitária – SES/PE CPRH CREA UFPE UFRPE FETAPE FAEPE

Objetivos do Fórum I - Propor, apoiar e acompanhar ações educativas II - Promover articulação entre Órgãos e ONG’s III - Sugerir o aperfeiçoamento da legislação IV - Cobrar o cumprimento da legislação V - Sugerir a celebração de contratos, convênios e protocolos VI - Sugerir a realização de estudos e pesquisas VII - Denunciar fatos e receber denúncias

Ações do Fórum e seus Parceiros 2001 / 2005 Encontros Regionais Inspeções Fiscalizações Investigações Recomendações Proposta Legislativa

Objetivos dos Seminários No Meio Ambiente Proporcionar Debates (Efeitos dos Agrotóxicos) Na Saúde do Trabalhador No Cidadão/Consumidor Controle Efetivo/Fiscalização Conscientização Cumprimento da Legislação Controle Social

Estratégia Sugerida

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA (ANVISA e VISA-PE) PRODUTO Ano 2002 2003 Satisfatório Insatisfatório Alface 29 03 09 01 Banana 34 08 Batata 38 02 - Cenoura 36 Laranja 12 Maçã Mamão 16 Morango 25 11 07 Tomate Totais 279 43 75

PARINHA Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos no Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 2. Programa Estadual – MPPE e VISA/PE Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos no Estado de Pernambuco - PARINHA

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 2. Programa Estadual – MPPE e VISA/PE Resultados Parceria MPPE e VISA/PE permite adoção de medidas imediatas Redução significativa dos residuais de agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros comercializados em PE Viabilidade da rastreabilidade dos produtos Modelo para outros estados

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 3. Perímetro Irrigado Município Petrolândia Depósitos de agrotóxicos Contaminação ambiental Populações expostas Intoxicação dos trabalhadores

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 Depósito enterrado da CHESF- Petrolândia

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 Depósito a céu aberto da CODEVASF- Petrolândia

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 Depósito Isolado da CODEVASF- Petrolândia

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 Depósito a céu aberto da CODEVASF- Petrolândia

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 3. Plantações de Cebola Município Salgueiro Uso indiscriminado de agrotóxicos Intoxicação dos trabalhadores Óbitos por suicídio de trabalhadores rurais utilizando agrotóxicos

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 4. Barragem do Prata Município de Caruaru Destruição da mata ciliar Plantações clandestinas nas margens da barragem Uso indiscriminado de agrotóxicos Contaminação do manancial

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 Barragem do Prata

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 Barragem do Prata

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 5. Plantações de Hortifrutigranjeiros nos Municípios de Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Sairé e São Joaquim do Monte Má formação congênita Intoxicação dos trabalhadores Proposta de implantação de um programa de vigilância em saúde das populações expostas

Pontos Importantes Observados no Trabalho do Fórum - 2001/2005 Algumas Conclusões Agrotóxicos proibidos continuam a ser comercializados e utilizados em Pernambuco (dados do PARA e PARINHA) A falta de assistência técnica aos pequenos produtores contribui para a utilização indiscriminada de agrotóxicos As embalagens de agrotóxicos continuam sendo lançadas no meio ambiente e nos cursos d’água Há subnotificação das intoxicações por agrotóxicos Falta de fiscalização mais efetiva do poder público nas questões dos agrotóxicos (transporte, comércio, uso, descarte das embalagens, etc.)

Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade www.prt6.gov.br/forum EM DEFESA DA VIDA