PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e Síntese.
Advertisements

REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
REGÊNCIA.
O PRONOME.
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
REDAÇÃO EMPRESARIAL TÉCNICAS PARA REDAÇÃO
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Regência Verbal Quando falamos em regência verbal, estamos nos referindo ao fato de o verbo vir ou não seguido de preposição. Alguns verbos causam dificuldades,
AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da Produção Científica. 4ª ed
A ESTRUTURA DO TEXTO LEGAL
Curso de Correspondência Oficial
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
REGÊNCIA NOMINAL E VERBAL
Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Projetos de pesquisa-Livro Redação Científica
MPU -Prova Discursiva-
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Produção Textual Profª.: Maria Anna
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Produção Textual.
Dissertação.
O pronome O pronome.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
A crase é o fenômeno. O sinal chama-se acento grave.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
Leitura e Produção de Textos
Aferição de Regras a Nível da Expressão Escrita
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Artigo Científico Funções Básicas:
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Resumo.
Escola Estadual Maria José
A Comunicação Escrita.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Texto Dissertativo Argumentativo
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
Paulo Víctor.  São 3 (três), os métodos a serem considerados para julgar uma redação. São eles:  CONTEÚDO  FORMA  CORREÇÃO  Fique atento à explicação.
Resumo.
Prof. Benedito Salazar Sousa
Dissertação e Critérios de Correção
Tópico Frasal e Desenvolvimento de Parágrafo
Lojas de Informática & eletrônicos
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
Leitura e interpretação de texto
REGÊNCIA NOMINAL CRASE.
Comunicação e Redação Empresarial
O CONTEÚDO - conhecimento das relações sociais - concepção de vida e de mundo - análise critica - tomada de posição.
Os dez erros mais comuns
UVA – MET. PESQ. CIENT. 2ª Parte Um pequeno manual de redação para produção de texto de cunho científico. Introdução Israel Belo de Azevedo.
Concordância verbal na construção do texto Professora: Suzete Beppu
Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira.
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
DA ESCRITA COMO PRODUTO À ESCRITA COMO PROCESSO Apresentação de uma proposta de trabalho.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE PROFESSORA LÚCIA BRASIL

Em um texto, apresentam-se ideias Em um texto, apresentam-se ideias. Para que essas ideias sejam compreendidas, o texto deve possuir algumas qualidades, como correção, clareza, concisão e elegância.

Correção Uma boa redação deve utilizar uma linguagem que esteja de acordo com as normas gramaticais vigentes. Para efeito de exames, o texto deverá sujeitar-se a essas normas, pois os desvios da linguagem padrão serão considerados erros e implicarão diminuição da nota. Por isso, ao escrever, deve-se procurar utilizar uma linguagem gramaticalmente correta, isto é, de acordo com as regras estabelecidas pela gramática normativa.

Alguns desvios da norma culta que comumente aparecem nos textos: Grafia - se surgir dúvida sobre como escrever uma palavra, deve-se substituí-la por outra cuja grafia seja conhecida. A língua portuguesa é muito rica em sinônimos. Não se deve esquecer também de verificar a acentuação das palavras. Uma revisão das regras de acentuação pode ajudar a evitar erros desse tipo. Flexão das palavras - deve-se tomar cuidado com a formação do plural de algumas palavras, sobretudo as compostas (primeiro-ministro, abaixo-assinado, luso-brasileiro etc.).

Concordância - verbo e sujeito deverão concordar, e os nomes devem concordar entre si. Quando o sujeito vem depois do verbo ou distante dele, são comuns erros de concordância verbal. Assim, deve-se optar por períodos curtos, em ordem direta. Regência - deve-se estar atento à regência de verbos e nomes, sobretudo em relação àqueles que exigem a preposição a, a fim de que não se erre o emprego do acento que indica a crase. Colocação dos pronomes - deve-se observar a colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, lhe, o, a, os, as). Na linguagem formal, não é costume iniciar frases com esses pronomes.

Clareza Ser claro significa ser inteligível, ser facilmente compreendido. Escrever bem não significa escrever difícil. Há uma crença de que pessoas que escrevem com estilo rebuscado e com palavras difíceis de serem compreendidas escrevem bem. Nada mais falso. Ao redigir, deve-se procurar expor as ideias de modo que sejam facilmente compreendidas pelo leitor. Para tanto, é melhor evitar períodos longos e vocabulário rebuscado.

Concisão Em um texto, ao exprimir uma ideia, podem-se usar mais palavras do que o necessário. Se isso ocorrer, o texto será prolixo. Se, ao contrário, forem utilizadas menos palavras do que o necessário, o texto será obscuro, isto é, pouco claro. Caso utilize-se o número estritamente necessário de palavras para exprimir uma ideia, o texto será conciso.

A prolixidade e a obscuridade são defeitos de redação; a concisão é uma qualidade. Portanto, ao elaborar uma redação, deve-se expor a ideia com precisão, evitando dar voltas em torno do assunto ou utilizar palavras desnecessárias. É comum empregar, em redações, algumas expressões que servem só para prolongar o discurso, Essas expressões devem ser evitadas em favor da concisão.

Elegância Elegância é harmonia, simplicidade, exposição bem ordenada. Escreve-se para alguém; por isso, deve-se produzir um texto que seja agradável ao leitor. A elegância tem de começar pela apresentação do texto, com letra legível, sem borrões e rasuras. O fundamental é que o estilo seja elegante, e para isso devem-se observar as qualidades já apontadas: clareza, correção e concisão.