A busca de oportunidades de negócios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

COMO ATRAIR E MANTER CLIENTES NO SETOR VIDREIRO
1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Administração Estratégica
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
PROJETO DE VIDA OBJETIVO: Despertar para a importância de um projeto de vida que ajude a construir a pessoa que queremos ser.
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Elaborando Um Plano de Negócios
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
Empreendedorismo.
Empreendedorismo nas Empresas
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação: Escolhas Estratégicas
Apoio métodos motivacionais.
TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO
SEJA O SEU PATRÃO Quebre as regras, inove, corra riscos;
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
O Início de um novo negócio
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Bruno Lopes 2PPN. Em uma época de muitas informações, mudanças rápidas e novas tendências de mercado, como um jovem pode definir sua profissão sem futuros.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Metodologia para Elaboração de Problema.
TAREFA R04 Grupo:1993. Suppply Chain! É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos.
Mackenzie Gestão de Negócios na Internet Elaborado por: Arnaldo Ono São Paulo –
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
Diagnóstico organizacional
Carreira e Empregabilidade
Empreendedorismo pode ser aprendido
Aprendendo a montar sua empresa...
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Aprendendo a ser empreendedor
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Estratégia de crescimento.
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Professora: Vanessa de Cássia
Empreendedorismo.
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
Gabriel Bastos Machado
Objetivos e Desafios Empresariais
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Técnicas de Empreendedorismo
A força da duplicação Ganhos através da organização Tempo Ganhos através da organização A força da duplicação Ganhos por indicações pessoais.
Estratégia de Operações
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Marketing de Relacionamento
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Integrar Consultoria Organizacional1. 2 UM BREVE HISTÓRICO DA NOSSA EMPRESA Fundada em 2005, a Integrar Consultoria e Assessoria Organizacional Ltda,
Administração de Empresas Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10 Gestão de Negócios Virtuais Prof° Ms. Claudio Benossi Aula 10.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão Estratégica de Negócios
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
Plano de negócio Análise de Mercado
Transcrição da apresentação:

A busca de oportunidades de negócios O que é a busca de oportunidades

Oportunidades surgem para as pessoas no decorrer do seu dia-a-dia e muitos novos negócios são desenvolvidos a partir dessas oportunidades que praticamente “batem à porta”, “imploram” para serem identificadas e aproveitadas. Se as oportunidades aparecem e não são aproveitadas, então nada acontece, mas se em um determinado momento alguém quer saber quais são as oportunidades existentes ou possíveis, precisa ir atrás delas.

Buscar oportunidades de negócios é exatamente o oposto de aguardar que alguém apareça com as “dicas” de quais são os negócios do momento. Então, o que é oportunidade de negócio a final?

“OPORTUNIDADE” segundo Aurélio: 1)qualidade de oportuno; 2)ocasião, ensejo, lance; 3)circunstância adequada ou favorável; 4) conveniência conforme Bono: “uma oportunidade é um rumo de ação, que é possível e que vale a pena seguir”.

Conceituaremos oportunidade fazendo uma conjunção das duas definições anteriores, conforme vemos a seguir: “Oportunidade é uma circunstância, ocasião ou rumo de ação que, dado o seu caráter de adequabilidade e conveniência, vale a pena ser seguida e explorada”.

NEGÓCIO Um núcleo de atividades de uma empresa, segundo critérios específicos. Estes critérios muitas vezes foram pensados como sendo os produtos, ou conjunto de produtos e os mercados da empresa. Assim, o negócio de uma empresa seria produzir determinados produtos (ou serviços) ou adquiri-los para vendê-los e suprir determinados mercados.

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO Uma oportunidade de negócio pode ser entendida como uma circunstancia, ocasião ou rumo de ação – que deve apresentar o caráter de adequabilidade e conveniência, valendo a pena ser seguida e explorada – para se criar um núcleo de atividades de uma empresa, segundos critérios de grupos de clientes almejados, necessidades atendidas e tecnologias utilizadas

ORGANIZAÇÃO É o primeiro passo do empreendedor para buscar oportunidades de negócio. Deve definir se pretende conduzir seu negócio sozinho ou em sociedade; Formar uma equipe de oportunidades ( entre 4 e 6 pessoas de formação variada e prazos estabelecidos);

DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO “O empreendedor deve procurar estabelecer um direcionamento da ação, escolhendo áreas de ataque para focar seus esforços evitando gatar energia em vão. Pontos de ataque indicados: Objetivos Pontos fortes e fracos Recursos e capacidades

OBJETIVOS O empreendedor deve buscar resposta para a seguinte pergunta: Quais são meus objetivos ao procurar criar o meu negócio? Respostas variadas Possibilidade de realização profissional Retorno financeiro compatível Independência pessoal Maior liberdade para atuar em outras atividades

Caso tenho definido sócio para o negócio, deve ser discutidos entre eles. Ex. “Os objetivos maiores da empresa serão propiciar retorno financeiro compatível com as necessidades familiares atuais e grande possibilidade de crescimento” Nesse exemplo o empreendedor busca um negócio que lhe de sustento atual e que permita se tornar um grande empresário no futuro.

PONTOS FORTES E FRACOS Devem ser analisados os pontos fortes e fracos do empreendedor e de seu(s) sócio(s) caso o(s) tenha(m), buscando explorar os pontos fortes e evitar os pontos fracos. Principais fatores a serem analisados Formação – ponto forte a ser considerado e explorado Habilidades – facilidade na realização de certas tarefas Interesses – por gostar de aprender ou por se ver no negócio Relacionamento – “facilidade em abrir portas” Conhecimentos – adquiridos de diversas formas: cursos, etc.. Experiência – conhecimento o setor de atuação

RECURSOS E CAPACIDADES Recursos e capacitações são os fatores necessários (mas não críticos) para a composição de qualquer negócio no mundo empresarial. Deve-se analisar o quanto de cada recurso e capacitação poderão contar para o negócio. Os principais são: Capital Capacidade administrativa e gerencial Acesso à mão-de-obra Acesso a terrenos e imóveis Tecnologias dominadas

PRINCÍPIOS NORTEADORES São a essência do direcionamento estratégico e estão imbuídos dos fatores intrínsecos aos empreendedores que desenvolverão os negócios para os quais se buscam as oportunidades. “os principios norteadores para a busca de oportunidades são a manifestação conjunta dos objetivos, pontos fortes e fracos, recursos e capacidades dos empreendedores.”