Sistemas de Governo: Presidencialismo Parlamentarismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Competências e interligação
Advertisements

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Teoria do Estado Contemporâneo Prof°:
Conceitos e Fontes do Direito Eleitoral
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Componente Curricular:Políticas Públicas I
Professor – Dejalma Cremonese
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
Definições e interpretação
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
DEJ - Departamento de Estudos Jurídicos Curso de Direito Componente Curricular de Ciência Política e Teoria do Estado Elaboração e revisão : Dr. Dejalma.
Política Arquivística
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
REGIMES POLÍTICOS E SISTEMAS ELEITORAIS
FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSORA CIBELE FERNANDES DIAS
Formas de governo As formas de governo, são as maneiras com que os órgãos fundamentais do Estado se formam, assim como seus poderes e relações. Aristóteles.
UNIDADE II: FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Unidade 2 - Direito Constitucional
Organização Política e Administrativa de Portugal
Como o segundo reinado estabilizou o país?
PALESTRA A influência do prefeito e vereadores nas Eleições 2010 Por Marco Iten.
SISTEMAS DE GOVERNO aluna: LUCIA MARIA LOPES GHAZEL
O que é o Estado? Capítulo 16.
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
O Estado e os Três Poderes
Órgãos soberania.
SISTEMAS ELEITORAIS E REFORMA POLÍTICA
Direito Eleitoral – módulo I
FORMAS DE GOVERNO A análise das formas de governo é tida como conceitualmente distinta da análise referente às formas de estado ou de regime. Politicamente.
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
PROAB 2013 DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 5.
C ONCEITOS Um auxílio para aulas de história. E STADO N ACIONAL Estado: Nacional Independente Autônomo Sempre é Tributário: Trabalho Produtos Espécie($)
DIREITO CONSTITUCIONAL
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Cont. Câmara dos Deputados
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Estado, Democracia, Cidadania: instituições políticas no Brasil
AULA 08 Direitos políticos 1. - Significação - Composição - O significado da cidadania 2.
Separação e Funcionamento dos poderes.
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Debate Institucional Forma de governo
Sistemas de Governo.
Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Conceitos, premissas, atuação e desafios CONCEITOS GESTÃO “ Execução de forma contínua e virtuosa de processo.
CONSCIÊNCIA POLÍTICA ELEIÇÕES
Desempenho Legislativo em Números Um estudo sobre a Câmara Legislativa do Distrito Federal Márcio Corrêa de Mello.
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
TEORIA GERAL DO ESTADO FORMA DE GOVERNO ESTADO SISTEMA REGIME POLÍTICO
PARADIGMAS CONSTITUCIONAIS
PMPR 4º CRPM 2ª CIPM CFSD DIREITO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR INSTRUTOR: ASP. OF. PM RENAN GUILHERME FANTIN.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
TEORIA DO ESTADO PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR. João Paulo de Souza Cavalcante.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
1 CIÊNCIA POLÍTICA AULA 12. CIÊNCIA POLÍTICA AULA1 AULA 12.
O Estado brasileiro O Estado brasileiro. Sistemas de Governo  PRESIDENCIALISMO O presidencialismo é um sistema de governo em que o líder do poder executivo.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Profa. Daniele G. de Moura.  Poder Legislativo: Composição, funcionamento e atribuições do Congresso Nacional, prerrogativas e direitos. Tribunais de.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Governo: Presidencialismo Parlamentarismo Prof. Cleber Pessoa

Sistemas de Governo Identificação do sistema: no modo de relacionamento dos dois poderes políticos (legislativo e executivo). De onde deriva o centro do poder político? Do Legislativo ou do Executivo? Consequências/implicações para o sistema político: Quem garante mais governabilidade?

Sistemas de Governo: Presidencialismo Caracterizado como um sistema de separação de poderes entre legislativo e executivo, as premissas do presidencialismo garantem ao presidente as prerrogativas e faculdades de governo. Relações Executivo/Legislativo no Presidencialismo: funções bem distintas. O Legislativo vota leis, sem responder, contudo, por sua implementação

Sistemas de Governo: Presidencialismo Premissas: a) o Presidente da República é ao mesmo tempo chefe de governo e chefe de Estado; b) o Presidente é escolhido por votação popular; c) durante seu mandato (por ser primus solus) não pode ser demitido por votação parlamentar, nem o Legislativo pode ser dissolvido pelo Presidente; e, d) o ministério (equipe de governo) é designado pelo Presidente e é responsável politicamente perante ele, não perante o Legislativo.

Sistemas de Governo: Presidencialismo *No PRESIDENCIALISMO o PRESIDENTE (primus solus) é irresponsável politicamente perante o Legislativo. Razão: separação de poderes entre legislativo e executivo. * Demissão: implicação apenas política; ≠ de Cassação: consequências judiciais nas esferas cível e penal. IMPEACHMENT (Lei 1.079/50): improbidade administrativa/crime de responsabilidade  implicações judiciais (cível/penal).

Sistemas de Governo: Presidencialismo PODERES CONSTITUCIONAIS DO PRESIDENTE NO BRASIL E NOS EUA: QUEM PODE O QUÊ, QUANDO E COMO Brasil - poderes proativos: - poderes reativos:   EUA O ORÇAMENTO PÚBLICO: Brasil: autorizativo EUA: imperativo/impositivo

Presidencialismo e Governabilidade O PRESIDENCIALISMO NORTEAMERICANO: É O PRESIDENCIALISMO QUE FUNCIONA BEM? EUA: protótipo do presidencialismo (sistema de separação/divisão de poderes) – 3 configurações políticas possíveis a) governo unido:   b) governo dividido: c) governo bipartidário:

Sistemas de Governo: Presidencialismo BRASIL: PRESIDENCIALISMO DE COALIZÃO Sistema Eleitoral Proporcional  Multipartidarismo (no legislativo)  governos de coalizão   (Cód. Eleitoral, tend. p/ ingovernabilidade Lei nº 4.737/65 e CF/88)

Presidencialismo de Coalizão Consequências: a) sistema fragmentado (ou nº muito grande de partidos); b) presidentes minoritários com dificuldades de implementar uma plataforma de governo (necessidade de recorrer ao clientelismo); c) disciplina fraca dos partidos: negociação individual com o parlamentar ou lideranças regionais; d) partidos disciplinados: líderes nacionais tornam-se interlocutores (conflitos se o presidente não tem maioria parlamentar).

Sistemas de Governo: Presidencialismo *Com ausência de sistema partidário confiável, o Legislativo costuma dotar os presidentes de poderes maiores, para evitar paralisia decisória permitindo-lhe superar impasses sem infringir as normas legais = “ditaduras constitucionais”.  

Sistemas de Governo: Parlamentarismo Prof. Cleber Pessoa

Sistema de Governo: Parlamentarismo *Diferentemente do presidencialismo, o sistema parlamentar busca uma integração orgânica entre Legislativo (Parlamento) e Executivo (Governo). Na Grã-Bretanha há praticamente uma fusão dos dois poderes. Executivo e Legislativo surgem de uma mesma base, o parlamento, que indica, sustenta e, eventualmente, desfaz o governo.

SISTEMA DE GOVERNO: PARLAMENTARISMO Premissas: a) o governo tem legitimação indireta. Surge não da votação popular, mas da assembleia (legislativa), em geral de sua maioria, formada por um partido singular ou por uma coligação de partidos; b) o governo sobrevive enquanto conta com a confiança da maioria da assembleia, perante a qual é responsável; faltando a confiança, o governo cai; c) a assembleia pode ser dissolvida antes do término da legislatura, convocando-se novas eleições; d) além da chefia do governo, existe a chefia de Estado – pelo presidente ou pelo monarca – que exerce funções simbólicas e cerimoniais.

Sistema de Governo:Parlamentarismo Desenvolvimento do Parlamentarismo: do Parlamentarismo Dualista ao Monista a) Parlamentarismo Dualista: b) Parlamentarismo Monista:

Tipos de Parlamentarismo e variedades de Primeiro-ministro: a) Sistema de gabinete (cabinet system): sistema eleitoral majoritário (distrital)  bipartidarismo no legislativo  formação de maioria parlamentar unipartidária  tendência p/ maior governabilidade. Ex: Inglaterra (matriz do sistema parlamentar) Primeiro-ministro: “primeiro sobre/acima de desiguais”. * Esta variedade de Primeiro-ministro (primus inter pares) é muito forte/estável: lembra o status do presidente no presidencialismo (primus solus).

Parlamentarismo b) Sistema alemão: sistema eleitoral distrital-misto  multipartidarismo moderado no parlamento  necessidade de coalizão  tendência p/ média/alta governabilidade. Características do sist. alemão: voto de não-confiança construtivo; cláusula de barreira/desempenho: 5%. Primeiro-ministro: “primeiro entre desiguais”

Parlamentarismo Assembleísta c) Parlamentarismo Assembleísta: “governo de Assembleia (convencional)”. Características: sistema eleitoral proporcional multipartidarismo no Legislativo  necessidade de coalizão no legislat. p/ apoiar o governo  tendência p/ baixa governabilidade. Primeiro-ministro: primeiro entre iguais (é o genuíno “primus inter pares”)

Parlamentarismo Assembleísta Características: a) o Gabinete não lidera o parlamento; b) o poder não está unificado; c) a responsabilidade se dilui; d) a disciplina partidária é baixa ou nula; e) o governo não tem condições de agir com rapidez e decisão; f) as coalizões raramente resolvem seus desacordos; g) o gov. não age/fala em uníssono.

Parlamentarismo Tipos de parlamento no Parlamentarismo: a) Parlamento Arena: b) Parlamento Transformador: