X ENEL: ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo
Advertisements

Importância do Plano de Amostragem e da Coleta de Amostras
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
XIX CONGRESSO NACIONAL DE LATICÍNIOS CONTROLE DE ALIMENTOS
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Programa Nacional de Monitoramento da Qualidade Sanitária de Alimentos
Lei /11 Habilitação Sanitária de EARPPs
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
Alimentos: qualidade e modos de vida
2. SISTEMA PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA IMPORTANCIA DA ÁGUA PARA MANUTENÇÃO DA VIDA
ALIMENTOS E NUTRIENTES
ÁGUA E SAÚDE.
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
PNQL (PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE)
-Relato de uma Experiência-
X ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS
CONTROLE DE QUALIDADE MICROBIOLÓGICO E SANITÁRIO
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
INSPEÇÃO VEGETAL Áreas de Atividades: 1 - BEBIDAS E VINAGRES
COMBATE A FOME 6°B.
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Alimentação.
Propostas de Políticas para o Agronegócio Leite
Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo?
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS
Ferro e Iodo Carlos Eduardo Nº4.
Alimentação Alimentação saudável.
Como produzir um alimento seguro
REQUISITOS DE ROTULAGEM GERAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA PRODUTOS LÁCTEOS.
Treinamento para credenciamento de veterinários para emissão de CIS-E.
Serviço de Inspeção Federal
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Faculdade de Medicina da Bahia
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE E ERRADICAÇÃO DA BRUCELOSE E DA TUBERCULOSE ANIMAL (PNCETB)
OPERAÇÕES DE SEGURANÇA ALIMENTAR
6º Seminário Estadual de Agricultura de Santa Catarina SISTEMA ÚNICO DE ATENÇÃO À SANIDADE AGROPECUÁRIA- SUASA Michel Tavares Quinteiro Milcent Assis Fiscal.
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
Dr. Eneo Alves da Silva Jr. Controle Higiênico Sanitário de Alimentos
1 Simpósio Latino Americano da Associação Internacional para a Proteção de Alimentos -IAFP - VII Simpósio Associação Brasileira de Proteção dos Alimentos.
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
REQUISITOS DE ROTULAGEM GERAL DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL E REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA PRODUTOS LÁCTEOS.
Instituto Adolfo Lutz – SP
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
As mais conhecidas são:
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
Coordenador Técnico Estadual Programa Queijo Minas Artesanal
SALMONELLA.
CONCEITOS BÁSICOS EM NUTRIÇÃO
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Introdução à Agroindústria
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Mais conhecida como: doença do gato.
HACCP Hazard Analysis and Critical Control Análise de Perigos e Controlo de Pontos Criticos O Sistema HACCP foi desenvolvido nos anos 60 pelos laboratórios.
Controle de Qualidade na Indústria de Laticínios
Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos
Regras de ouro da “OMS” Preparação inócua de alimentos
Legislação de Alimentos
1º Encontro de Produtores de Produtos Cárneos
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
Novas Diretrizes do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Good Agricultural Practices Boas Práticas Agropecuárias Evelise Oliveira Telles
Transcrição da apresentação:

X ENEL: ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão X ENEL: ENCONTRO NORDESTINO DO SETOR DE LEITE E DERIVADOS 24/10/2012 - Imperatriz/MA

RISCOS NA AQUISIÇÃO E CONSUMO DE LEITE E DERIVADOS NÃO INSPECIONADOS ALESSANDRA PONTES OLIVEIRA LIMA Fiscal Estadual Agropecuário Setor de Leite e Derivados AGED/MA

MISSÃO EXERCER A DEFESA SANITÁRIA ANIMAL E VEGETAL, ASSEGURANDO A OFERTA DE PRODUTOS DE QUALIDADE E CONTRIBUINDO PARA A PRESERVAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA E DO MEIO AMBIENTE E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados DHAA: Alimentação saudável Fácil de ser conseguida De qualidade Em quantidade suficiente De modo permanente. * Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA)).

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados O DHAA É COMPOSTO DE DUAS PARTES INSEPARÁVEIS: Toda pessoa tem o direito de estar livre da fome e da má-nutrição; e Tem o direito a uma alimentação adequada. * Cada uma das partes não pode ser garantida sem a realização da outra.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL QUE DEVEM SER INSPECIONADOS:

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados LEITE (Definição) Legal: é o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta em condições de higiene de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados COMPOSIÇÃO QUÍMICA DO LEITE Água.......................... 87,5% Matéria gorda............. 3,6% Caseína...................... 3,0% Albumina.................... 0,6% Lactose.......................4,6% Sais Minerais (cinzas)... 0,7% 100%

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados Recomendações de Consumo de Leite – OMS crianças abaixo de 9 anos: 2-3 xícaras (0,5L/d) crianças de 9-12 anos: 3 ou + xícaras (3/4L/d) adolescentes: 4 ou + (1L/d) adultos: 2 ou + (1/2L/d)

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados Produção ou industrialização de leite e derivados. Normas Higiênico-Sanitárias e Tecnológicas para Leite e Produtos Lácteos: Obtenção do leite Funcionamento dos estabelecimentos Higiene (estabelecimento e pessoal) Transporte

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados Decreto Federal nº 30.691, de 29/03/1952 Decreto-Lei nº 923, de 10/10/1952 Instrução Normativa nº 51, de 19/09/2002, alterada pela IN 62, de 29/12/2011 RTIQ´S aprovados pela Inspeção Oficial Lei Estadual 8.761, de 01/04/08.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados AQUISIÇÃO E CONSUMO DE LEITE E DERIVADOS ORIUNDOS DE ESTABELECIMENTOS SEM REGISTRO - PERIGOS

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados 1)PERIGOS FÍSICOS 2)PERIGOS QUÍMICOS 3)PERIGOS BIOLÓGICOS

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados PERIGOS FÍSICOS NO LEITE E DERIVADOS NÃO INSPECIONADOS: Vidros Metais Madeira, etc.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados PERIGOS QUÍMICOS NO LEITE E DERIVADOS NÃO INSPECIONADOS: Pesticidas Herbicidas Antibióticos Anabolizantes Desinfetantes, etc.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados PERIGOS BIOLÓGICOS NO LEITE E DERIVADOS NÃO INSPECIONADOS: Bactérias Vírus Fungos Protozoários Outros parasitas

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados O consumo de leite e derivados não inspecionados pode levar ao desenvolvimento de doenças graves, levando inclusive ao óbito.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados TUBERCULOSE É adquirida pela ingestão de leite cru e carne contaminada pelo bacilo da tuberculose (Mycobacterium) Sintomas: Tosse, emagrecimento, diarréia, entre outros, como tuberculose cutânea.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados BRUCELOSE Ingestão de leite cru ou de produtos derivados do leite não pasteurizado e carnes mal cozidas contaminadas por bactérias do gênero Brucella. Sintomas: Dores nas articulações, dor de cabeça, aborto e infertilidade nos animais e no homem.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados SALMONELOSE Ingestão de carne crua, carne de aves, ovos, mollhos de saladas e leite e derivados, etc contaminados com bactérias do gênero Salmonella. Sintomas: Náuseas, vômitos, diarréias,dor abdominal e febre.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados LISTERIOSE Tem se apresentado associada a leite cru, leite supostamente pasteurizado,variedades frescais e de elevada umidade de queijos, sorvetes, leite cru fermentado etc Sintomas: Febre, sensação alternada de calor e frio, dores nas articulações e dores nas costas etc. Ocorrem também: Meningite e septicemia

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados CONSEQUÊNCIAS DOS PERIGOS FÍSICOS, QUÍMICOS OU BIOLÓGICOS: Prejuízos por perda do produto; Divulgação pela mídia; Custos com processos, multas e indenizações; Implicações legais; Fechamento da empresa.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados COMO CONTROLAR OS PERIGOS? Nunca produzir na clandestinidade: Solicitar o registro Procurar os Serviços de Inspeção Oficiais – orientações técnicas Só adquirir leites e derivados que tenham passado por processo de pasteurização. Informar ao Serviço de Inspeção Estadual, sobre os produtos encontrados sem o carimbo de inspeção oficial na embalagem.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados REGISTRO DE ESTABELECIMENTOS: Laudo de terreno Análise do projeto de construção Registro dos rótulos

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados Estabelecimentos industriais de leite e derivados no estado do Maranhão - por categorias (2012) Categorias /Número de Estabelecimentos Laticínios com registro SIF (federal) :15 Laticínios com registro SIE (estadual) :15 Laticínios com registro SIM (municipal) : Imperatriz :2 FONTE: AGED/MA

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados BENEFÍCIOS: Produtos de melhor qualidade e mais seguros; Diminuição da incidência de reclamações dos consumidores; Ambiente de trabalho melhor, mais agradável, limpo e seguro; Funcionários com melhor estado psicológico, maior motivação e produtividade; Competitividade no mercado.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados PROJETOS DA AGED PROJETO MAS (Maranhão Alimentos Seguros) Garantir para a população do estado do Maranhão, produtos de origem animal com qualidade e segurança.

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados AÇÕES CONJUNTAS: AGED/MA, MAPA E VISAS (ESTADUAL E MUNICIPAL/SL) Operação Queijo Amarrado (2009) Atuação: São Francisco do Brejão, Vila Nova dos Martírios, São Luís. Pontos Fiscalizados :17 Produtos Apreendidos e Incinerados : 7,5 TON Rotulagem inutilizada: 1204 unidades

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados AÇÕES CONJUNTAS: AGED/MA E MAPA Operação Queijo Ilegal (2010) Atuação: São Francisco do Brejão e Açailândia Pontos Fiscalizados :09 Produtos apreendidos e Incinerados : aprox.7,5 TON Rotulagem inutilizada: 77 unidades

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados AÇÕES CONJUNTAS: AGED/MA E POLÍCIA MILITAR Atendimento à denúncia Operação Iogurte Fraudado (2012) Atuação: Vitorino Freire Pontos Fiscalizados :01 Produtos apreendidos e Inutilização : 400 Kg

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados AÇÕES CONJUNTAS: AGED/MA , MP E PM Operação Queijo Fraudado (2012) Atuação: Açailândia, Cidelândia e São Francisco do Brejão Pontos Fiscalizados :16 Produtos Apreendidos e Incinerados : aprox. 5 TON Leite inutilizado:2900 litros Rotulagem inutilizada: 1800 unidades

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados AÇÕES CONJUNTAS: AGED/MA , MP E PM (Monitoramento e Atendimento à Denúncia) Operação Queijo Fraudado (2012) Atuação: Açailândia, Cidelândia e São Francisco do Brejão Produtos apreendidos e Incinerados : aprox. 1 TON Leite inutilizado:5000 litros

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

Riscos na aquisição e consumo de leite e derivados não inspecionados

“De todos os desafios de nosso tempo, garantir a segurança alimentar é primordial.” Nassir Abdulaziz Al-Nasser Presidente da Assembleia Geral da ONU. Muito Obrigada! Geral: (98) 3218 8422 - 3218 8436 Disk Aftosa : 0800 280 6006