Integração GRADUAÇÃO X PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Rui Otávio Bernardes de Andrade.

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Transcrição da apresentação:

Integração GRADUAÇÃO X PÓS-GRADUAÇÃO Prof. Dr. Rui Otávio Bernardes de Andrade

Números da Educação Superior IES Cursos Ingressantes Vagas oferecidas Candidatos inscritos Estudantes matriculados Concluintes Fonte: INEP/MEC – Censo 2004

Áreas com maior número de cursos Fonte:INEP/MEC Em 1991Em 2004 Pedagogia LetrasADMINISTRAÇÃO Ciências Contábeis Ciências História Economia Direito Geografia Engenharia ADMINISTRAÇÃO Pedagogia Direito Contabilidade Normal Superior Engenharia Letras Comunicação Social Turismo Sistemas de Informações

Concluintes do curso de Administração Fonte: INEP/MEC - * dados do ENADE Previsão ENADE BOOM

Números da Pós-Graduação Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos GRANDE ÁREA Programas e Cursos de pós- graduação Totais de Cursos de pós- graduação TotalMDFM/DTotalMDF CIÊNCIAS AGRÁRIAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIAS HUMANAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ENGENHARIAS LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES OUTRAS BRASIL Fonte:CAPES Data da última atualização: 21/08/2006

Números da Pós-Graduação Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Fonte:CAPES Data da última atualização: 21/08/2006

Números da Pós-Graduação Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos PROGRAMAS DENTRO DA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO Fonte:CAPES Data da última atualização: 21/08/2006 ATUÁRIAPUC-RIORJ3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISUNBDF44- CIÊNCIAS CONTÁBEISFUCAPEES--3 CIÊNCIAS CONTÁBEISUFRJRJ3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISUERJRJ3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISUNISINOSRS3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISFURBSC3-- CIÊNCIAS CONTÁBEISUniFECAPSP3-- CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAISPUC/SPSP4-- CONTABILIDADEUFPRPR3-- CONTABILIDADEUFSCSC3-- CONTROLADORIAUFCCE--3 CONTROLADORIA E CONTABILIDADEUSPSP55- CONTROLADORIA E CONTABILIDADEUSP/RPSP3-- GESTÃO DE NEGÓCIOSUNISANTOSSP3-- GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVELFESP/UPEPE--3 GESTÃO E ESTRATÉGIA EM NEGÓCIOSUFRRJRJ--3 GESTÃO EMPRESARIALFBVPE--3 GESTÃO SOCIAL E TRABALHOUNBDF--4 PROGRAMA IESUF D F M

Números da Pós-Graduação Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos Docentes que ministram aulas no ensino de graduação em Administração, segundo os dados do Exame Nacional de Cursos de 2002 ANO Total Docentes C/ Graduação C/ Especialização C/ MestradoC/ Doutorado C/Pós- Doutorado % , , , ,64480, % , , , ,59780,41 Fonte: ENC/INEP/MEC

Que modalidade de pós-graduação queremos integrar? 1. Especialização 2. Mestrado 3. Mestrado Profissional 4. Doutorado

FOCO Que FOCO da PÓS-GRADUAÇÃO queremos integrar? Para atender o Mercado? Para capacitar os docentes das IES? Para desenvolver a pesquisa em C&T? Para atender o MEC? (SINAES)

A maioria, O Perfil do Professor São graduados em Administração; Egressos de universidades particulares; Formados entre 1990 e 1999; Concluíram programa de Mestrado; Possuem projeto de Doutorado para os próximos 5 anos; Trabalham em apenas 1 IES; Lecionam em cursos de Administração há menos de 5 anos; Lecionam duas disciplinas; Têm carga horária semanal de 12 horas; Realizam trabalhos de consultoria como atividade paralela.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 4, DE 13 DE JULHO DE 2005 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. ELEMENTOS ESTRUTURAIS DO PROJETO PEDAGÓGICO: Art. 2º... § 1º VII - modos de integração entre graduação e pós-graduação, quando houver; VIII - incentivo à pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica;