Centros EducationUSA no Brasil: Novas Iniciativas do EducationUSA com os Centros Binacionais Rio de Janeiro 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CNPq E A COOPERAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMÉRICA DO SUL XL Reunião da RECyT 22 de outubro de 2008.
Advertisements

Plano de Liderança de Clube
Juventude no mundo 162 países
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
1.
Movimento Catarinense para Excelência Gestão 2005 – 2008 Principais Resultados.
Organizar um novo clube
Tudo sobre o Lions História Organização Serviço
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
XX Reunião Annual FAUBAI
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
II Seminário Internacional
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
2º Encontro Associados 2012 (Restaunte Sal &Brasa – 25/06/2012)
MENÇÃO PRESIDENCIAL Ray Klinginsmith Presidente do Rotary Internacional
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Participante do comitê de formação do itSMF Brasil
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Talentos para Inovação
Consultoria e Projetos
Fórum de Secretários Executivos
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
ENPROP – Belém/PA Vahan Agopyan 01/12/2011. UNIVERSIDADE DE CLASSE MUNDIAL • Padrão de qualidade – excelência internacional (corpo docente, infraestrutura.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Promovendo Soluções Sociais
Estratégia e Plano de Negócio Social
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
PROGRAMA EXECUTIVO PARA FORTALECIMENTO DA ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO BE INVENTIVE SCMC.
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
CRB/7 – O FUTURO É AGORA 14ª GESTÃO METAS ALCANÇADAS Exercer fiscalização preventiva que estimule a abertura de novos postos de trabalho.
Atribuições e Responsabilidades
ROTARY INTERNATIONAL DISTRITO 4500
Universidades corporativa no Brasil - 01 A empresa na sala de aula Um dos grandes desafios do empresariado é manter os funcionários em constante processo.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
Your Official Source on U.S. Higher Education Estudar nos Estados Unidos é mais fácil do que você pensa! EducationUSA.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Your Official Source on U.S. Higher Education UTFPR sem Fronteiras 11 de outubro de 2012 EducationUSA.
C APÍTULO DE E STUDANTES SPE UDESC. H ISTÓRIA O QUE É A SPE ? A Society of Petroleum Engineers (SPE) é uma organização sem fins lucrativos, cujos membros.
Jovens Embaixadores 2013 Rejane Dal Molin. O que é? Iniciativa: Embaixada dos EUA Parcerias: Secretarias de Educação e Centros Binacionais Intercâmbio.
Your Official Source on U.S. Higher Education UTFPR sem Fronteiras 11 de outubro de 2013 EducationUSA.
EMBAIXADA DOS EUA-CONSED: PARCERIAS EDUCACIONAIS Liderança, ensino de língua inglesa e intercâmbios.
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
ObjetivoApresentar a estrutura de Liderança Escolar no Reino Unido e as iniciativas do British Council no segmento para que possam inspirar ou mesmo serem.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
Transcrição da apresentação:

Centros EducationUSA no Brasil: Novas Iniciativas do EducationUSA com os Centros Binacionais Rio de Janeiro 2008

Rita Moriconi Coordenadora Nacional Para Estudos nos Estados Unidos

Ministério das Relações Exteriores Norte-Americano Educational Information & Resources Branch (E C A/A/S/A)

Missão Promover a educação superior nos Estados Unidos através dos EducationUSA Educational Advising Centers Promover a educação superior nos Estados Unidos através dos EducationUSA Educational Advising Centers Reforçar o intercâmbio educacional internacional através de programas de bolsas e treinamento Reforçar o intercâmbio educacional internacional através de programas de bolsas e treinamento Apoiar a pesquisa em Educação Internacional Apoiar a pesquisa em Educação Internacional

Educational Advising Centers Centros de Orientação para Estudos nos EUA Educational Advising Centers Centros de Orientação para Estudos nos EUA Mais de 450 centros de orientação no mundo oferecem informação precisa e objetiva sobre programas de estudo nos Estados Unidos e o processo de admissão nestes programas para mais de 5 milhões de pessoas anualmente. Mais de 450 centros de orientação no mundo oferecem informação precisa e objetiva sobre programas de estudo nos Estados Unidos e o processo de admissão nestes programas para mais de 5 milhões de pessoas anualmente. Existem 25 centros EducationUSA operando no Brasil. Existem 25 centros EducationUSA operando no Brasil.

BENEFÍCIOS DO ITERCÂMBIO EDUCACIONAL estudantes internacionais nos Estados Unidos em instituições de educação superior em 2005/06. Estudantes de ontem, líderes de amanhã: - Kofi Annan, Secretário Geral ONU - Vicente Fox, Presidente do Mexico - Helen Grace Northfleet, Presidente do STF

Centros EducationUSA na América Latina 450 EducationUSA centers no mundo 450 EducationUSA centers no mundo 110 centros ativos na América Latina. 110 centros ativos na América Latina. –72 centros na América do Sul –40 centros no Mexico, América Central e Caribe. – 21 centros no Brasil

Centros EducationUSA na América do Sul Número Total de Centros: 72 Centros Binacionais: 61 Centros Binacionais: 61 Fulbright Commissions: 6 * Fulbright Commissions: 6 * Universidades: 3* Universidades: 3* Outras organizações sem fins lucrativos: 2 Outras organizações sem fins lucrativos: 2

Suporte do Min. de Rel. Exteriores para os Centros Educational Information and Resources Branch EducationUSA Centers Livros e Tecnologia Programas de Treinamento Embaixadas Fulbright Comm Centros Binacionaisl REACs US State Dept. Coord. Nacional

ECA/A/S/A Oportunidades de Treinamento Treinamento Básico (Coordenação Nacional) e Estágios (ITP) Treinamento Básico (Coordenação Nacional) e Estágios (ITP) Conferências Regionais / Nacionais da REAC Conferências Regionais / Nacionais da REAC U.S. Based Training Program (USBT) U.S. Based Training Program (USBT) Advising Professional Partnership Program (APPP) Advising Professional Partnership Program (APPP) Senior Adviser Individual Professional Development Senior Adviser Individual Professional Development

SOUTH AMERICA Rosemarie Arens AFRICA-ACCRA Nancy Keteku MIDDLE EAST/N.AFRICA/ EUROPE Kristen Cammarata EURASIA Allison Hawley EAST ASIA/PACIFIC Chalintorn Burian SOUTH ASIA/ GULF Kathleen Alam EUROPE Wes Teter EducationUSA Advising Centers REACs – Training & Assistance MEXICO/CENTRAL AMERICA/CARIBBEAN Nichole Johnson

Missão do EducationUSA Promover a educação superior nos Estados Unidos e fortalecer o intercâmbio educacional internacional, oferecendo informação precisa, objetiva e sem representação em todos os níveis acadêmicos de educação superior nos Estados Unidos. Os centros EducationUSA são a fonte oficial de informação e orientação sobre a educação superior nos Estados Unidos.

Centros EducationUSA Padrões de Operação Informações objetivas sobre todas as instituições de ensino superior reconhecidas nos Estados Unidos. Informações objetivas sobre todas as instituições de ensino superior reconhecidas nos Estados Unidos. Acesso gratuito a informação inicial sobre estudos nos Estados Unidos. Acesso gratuito a informação inicial sobre estudos nos Estados Unidos. Taxas mínimas cobradas por serviços especializados. Taxas mínimas cobradas por serviços especializados. Padrões éticos estabelecidos pelas associações profissionais. Padrões éticos estabelecidos pelas associações profissionais.

Educational Advisers (Orientadores) O que eles fazem? Oferecem informação sobre seus serviços Oferecem informação sobre seus serviços Orientam sobre admissão e ajuda financeira Orientam sobre admissão e ajuda financeira Oferecem informação sobre exames e administram exames Oferecem informação sobre exames e administram exames Desenvolvem materiais de orientação Desenvolvem materiais de orientação Desenvolvem e conduzem programas de outreach Desenvolvem e conduzem programas de outreach Administram o centro de orientação Administram o centro de orientação Treinam outros orientadores e staff Treinam outros orientadores e staff Pesquisam tópicos e escrevem artigos Pesquisam tópicos e escrevem artigos Reportam Reportam

Educational Advisers Orientações em Grupo Consultas Individuais Conferências Programas de Outreach para escolas e universidades: pessoalmente e virtualmente Trabalhando com a Imprensa Orientação Virtual Oficinas sobre Tópicos Específicos Programas de Orientação Pré- partida

Apoio do Departamento de Estado Afiliação e Reconhecimento do Centro Afiliação e Reconhecimento do Centro Distribuição de Materiais (Livros, etc) Distribuição de Materiais (Livros, etc) Treinamento para novos Orientadores Treinamento para novos Orientadores Equipamento e financiamento para projetos relevantes (de acordo com a disponibilidade de fundos) Equipamento e financiamento para projetos relevantes (de acordo com a disponibilidade de fundos) Consultoria da REAC, com avaliação e suporte Consultoria da REAC, com avaliação e suporte Website apoiado pelo Dept. de Estado Website apoiado pelo Dept. de Estado

Apoio da Comissão Fulbright e da Embaixada Norte-Americana Afiliação e Reconhecimento do Centro Afiliação e Reconhecimento do Centro Distribuição de Materiais (Livros, etc) Distribuição de Materiais (Livros, etc) Treinamento para novos Orientadores Treinamento para novos Orientadores Consultoria da Coordenadora Nacional, com avaliação e apoio Consultoria da Coordenadora Nacional, com avaliação e apoio Website e divulgação de bolsas Fulbright listando os centros afiliados à Comissão Fulbright Website e divulgação de bolsas Fulbright listando os centros afiliados à Comissão Fulbright

Comissão Fulbright Luis Valcov Loureiro – Diretor Executivo Escritório de Brasilia – Sede Escritório de Brasilia – Sede Escritório de São Paulo – Estudantes e Professores Norte-Americanos Escritório de São Paulo – Estudantes e Professores Norte-Americanos Escritório do Rio de Janeiro – EducationUSA Coordenação Nacional dos 23 centros no Brasil Escritório do Rio de Janeiro – EducationUSA Coordenação Nacional dos 23 centros no Brasil

Open Doors - IIE O Brasil é o país da América do Sul que envia maior número de estudantes e professores para estudar/pesquisar nos Estados Unidos -- 16o. no mundo. O Brasil é o país da América do Sul que envia maior número de estudantes e professores para estudar/pesquisar nos Estados Unidos -- 16o. no mundo. Atualmente existem estudantes brasileiros de graduação e pós- graduação nos Estados Unidos: Atualmente existem estudantes brasileiros de graduação e pós- graduação nos Estados Unidos: (Fonte: Relatório Open Doors de 2007, publicado pelo Institute of International Education /IIE) (Fonte: Relatório Open Doors de 2007, publicado pelo Institute of International Education /IIE)

Países com > # de estudantes intl nos EUA 1º. India - 76,503 (- 5% ) 1º. India - 76,503 (- 5% ) 2º. China - 62,582 (+1%) 2º. China - 62,582 (+1%) 3º. Coreia - 58,847 (+10%) 3º. Coreia - 58,847 (+10%) 4º. Japao - 38,712 (-8%) 4º. Japao - 38,712 (-8%) 5º. Canada – 28,202 (+1%) 5º. Canada – 28,202 (+1%) 6º. Tawaian – 27,876 (+8%) 6º. Tawaian – 27,876 (+8%) 7º. Mexico – 13,931 (+7%) 7º. Mexico – 13,931 (+7%) 8º. Turquia – 11,622 (-7%) 8º. Turquia – 11,622 (-7%) 9º. Alemanha – 8,829 (+2%) 9º. Alemanha – 8,829 (+2%) 10º. Tailandia – 8,765 (+2%) 10º. Tailandia – 8,765 (+2%) (Fonte: Relatório Open Doors de 2006, publicado pelo Institute of International Education /IIE) (Fonte: Relatório Open Doors de 2006, publicado pelo Institute of International Education /IIE)

Países com > # de estudantes intl nos EUA 11º. Inglaterra – 9,274 (-1%) 11º. Inglaterra – 9,274 (-1%) 12º. Hong-Kong – 7,849 (+9%) 12º. Hong-Kong – 7,849 (+9%) 13º. Indonesia – 7,575 (-2%) 13º. Indonesia – 7,575 (-2%) 16º. BRASIL - 7,126 (2%) 16º. BRASIL - 7,126 (2%) 17º. Colombia – 6,750 (-1%) 17º. Colombia – 6,750 (-1%) (Fonte: Relatório Open Doors de 2006, publicado pelo Institute of International Education /IIE)

No. estudantes norte- americanos no Brasil O número de estudantes norte- americanos que vem estudar em universidades Brasileiras aumentou nos últimos 3 anos, em 28%. Atualmente existem 2328 estudantes no Brasil. O que coloca o Brasil em 19o. lugar nos paises que recebem estudantes norte- americanos. O número de estudantes norte- americanos que vem estudar em universidades Brasileiras aumentou nos últimos 3 anos, em 28%. Atualmente existem 2328 estudantes no Brasil. O que coloca o Brasil em 19o. lugar nos paises que recebem estudantes norte- americanos. (Fonte: Relatório Open Doors de 2006, publicado pelo Institute of International Education/IIE)

Certificação dos Centros de Orientação – Simposium de BNCs 2004 Certificação dos Centros de Orientação – Simposium de BNCs 2004 Mais de 450 centros no mundo Mais de 450 centros no mundo Afiliação com o Departamento de Estado requer a manutenção de um alto nível de qualidade do serviço prestado Afiliação com o Departamento de Estado requer a manutenção de um alto nível de qualidade do serviço prestado Uso mais eficiente de materiais Uso mais eficiente de materiais Meta: Completar o processo com 50% dos EACs até 31/12/2004 Meta: Completar o processo com 50% dos EACs até 31/12/2004 Processo na América do Sul Processo na América do Sul

Certificação de Centros Education USA hoje Simpósio dos Centros Binacionais 2008: onde estamos no processo de certificação? Na América do Sul: 70% dos centros completaram o processo de certificação que inclui: –Completar uma auto avaliação –Desenvolver um plano anual para o EAC

O Processo de Certificação Itens do Processo Itens do Processo –Visita da REAC e/ou Coordenadora: para assegurar o cumprimento dos requisitos mínimos para a certificação e revisar a auto-avaliação. –REAC e/ou Coordenadora fará uma avaliação e relatório. –Departmento de Estado certifica o centro de orientação, mantém a afiliação e continua a oferecer apoio.

Benefícios da Certificação Reconhecimento e Afiliação Reconhecimento e Afiliação Direito de Uso do logo EducationUSA Direito de Uso do logo EducationUSA Continuar a receber recursos e materiais para o centro. Continuar a receber recursos e materiais para o centro. Orientadores serão elegíveis para programas de treinamento. Orientadores serão elegíveis para programas de treinamento. Equipamento e apoio para projetos relevantes mediante a disponibilidade de financiamento. Equipamento e apoio para projetos relevantes mediante a disponibilidade de financiamento. Consultorias e suporte da REAC e/ou Coordenadora Nacional Consultorias e suporte da REAC e/ou Coordenadora Nacional

Classificação dos Centros PASSADO PASSADO –BASIC –CORE –CORE-PLUS PRESENTE PRESENTE –CANDIDATE –CERTIFIED –CERTIFIED PLUS

Educational Advising Centers Pré-Requisitos Mínimos para a Certificação do Dept. De Estado Um orientador(a) qualificado(a) e treinado(a) Um orientador(a) qualificado(a) e treinado(a) Tempo adequado para atender ao público Tempo adequado para atender ao público Acesso adequado para os recursos e informação Acesso adequado para os recursos e informação Um espaço físico confortável para os orientadores e consulentes (espaço físico e móveis) Um espaço físico confortável para os orientadores e consulentes (espaço físico e móveis)

Educational Advising Centers Pré-Requisitos Mínimos para a Certificação do Dept. De Estado Equipamento Atualizado Equipamento Atualizado Tecnologia Apropriada e Atualizada Tecnologia Apropriada e Atualizada Um orçamento separado para o centro Um orçamento separado para o centro Seguir Padrões Éticos Seguir Padrões Éticos

Foco no Futuro Objetivos Gerais Manter o nível de excelência na profissão de educational advising e na administração do centro de orientação Manter o nível de excelência na profissão de educational advising e na administração do centro de orientação Contribuir para enaltecer a imagem da organização hospedeira (Centros Binacionais, Comissões,etc) Contribuir para enaltecer a imagem da organização hospedeira (Centros Binacionais, Comissões,etc) Contribuir para o apoio financeiro dos centros Contribuir para o apoio financeiro dos centros Fazer uso otimizado da tecnologia em orientação, administração e desenvolvimento profissional Fazer uso otimizado da tecnologia em orientação, administração e desenvolvimento profissional

Foco no Futuro Objetivos Específicos Objetivos Presentes e Futuros de Treinamento: Objetivos Presentes e Futuros de Treinamento: –Planejamento Estratégico –Estratégias de Marketing e Outreach –Desenvolvimento de Programas –Uso Excelente de Tecnologia –Inclusão de Estudantes Não- Tradicionais

Foco no Futuro Objetivos Específicos Objetivos Presentes e Futuros de Treinamento: Objetivos Presentes e Futuros de Treinamento: - Diversificação de Serviços –Aumentar e Melhorar os programas de Outreach –Avaliação do Programa –Habilidade de Liderança –Projeto de Video de Divulgação

Benefícios do Apoio a um Educational Advising Center Imagem Enaltecida Imagem Enaltecida Relações Públicas Relações Públicas Publicidade para os Programas de Inglês Publicidade para os Programas de Inglês Outreach de Orientação leva o BNC além da sua localização Outreach de Orientação leva o BNC além da sua localização Possíveis novos programas e contatos para o BNC Possíveis novos programas e contatos para o BNC Provas de Seleção Inicial para Provas de Seleção Inicial para as bolsas Fulbright e programas da Embaixada dos Estados Unidos

Education USA e os Departamentos Administrativos: Trabalhando Juntos – Comunicação Permanente para consultas e divulgação –Papel da Coligação na Divulgação de Oportunidades –Suporte nos treinamentos nacionais e no treinamento básico de orientadores

NOVAS OPORTUNIDADES Opportunidades Acadêmicas Bolsas para Tecnólogos Student Leaders Bolsas Fulbright Ford

O nosso muito obrigado aos Centros Binacionais!

Obrigada! Rita Moriconi