GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
Advertisements

SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Como deve ser desenvolvido um plano de trabalho futuro considerando:
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Seminário SANTA CATARINA 2015
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Diretrizes e estratégias
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
PROGERIRH / PRODHAM.
O que é? O Programa de Desenvolvimento do Turismo Rural é um programa voltado ao desenvolvimento de propriedades rurais produtivas, cuja atividade esta.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
Ministério do Desenvolvimento Agrário Desenvolvimento Agrário
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL DO ESTADO DA BAHIA
DIAMANTINO. GARANTIR O USO ORDENADO DOS RECURSOS NATURAIS COM VISTAS AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO- ECONÔMICO COM QUALIDADE AMBIENTAL ESTRATÉGIAS (Propostas.
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Um Banco da Amazônia.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL (PDRS)
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
“ Agricultura e Meio Ambiente” Botucatu, 29 de outubro de 2007 Engº Agrº Cláudio Antônio Baptistella Gerente Técnico – PEMH CATI/SAA.
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais 22/4/2009.
AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ÁREA AMBIENTAL Grupo Único. OBJETIVO ESTRATÉGICO 4 Garantir o uso ordenado dos Recursos Naturais com vistas ao desenvolvimento sócio-econômico com qualidade.
Objetivos Específicos:
CHAMADA MDA/MCT/CNPq/BNB JUNHO/2008
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Encontro Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável
MATUPÁ. FÓRUNS REGIONAIS DO PPA PÓLO DE MATUPÁ (Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte e Guarantã do Norte)
Políticas Públicas para a Sociobiodiversidade Encontro Temático Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para a População Negra e Povos e Comunidades.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
Pronaf Produtivo Orientado. Ministério do Desenvolvimento Agrário Plano Safra da Agricultura Familiar 2015|2016 MCR – Pronaf Produtivo Orientado.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
PROGRAMA DE GESTÃO DE SOLO E ÁGUA EM MICROBACIAS
Banco do Brasil e o Agronegócio. R$ bilhões Carteira de Agronegócios Evolução do Saldo Compromisso com o Brasil. Maior Financiador do Agronegócio Brasileiro.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte – FNO Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.
Lei /2006 Lei do Agricultor Familiar e Empreendedor Familiar Rural.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
A ÇÕES E VISÃO DO BID NO CAMPO DO TURISMO NA A MÉRICA L ATINA Alexandre Meira da Rosa Gerente do Setor de Infra-Estrutura e Meio Ambiente – BID Fortaleza,
O BNDES Macapá - AP 04 de dezembro de Quem somos Fundado em 20 de Junho de 1952 Empresa pública de propriedade integral da União Instrumento chave.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL BANCO MUNDIAL PRAPEM/MICROBACIAS 2 SEMINÁRIO Manejo de.
Brasília, março de 2011 Ministério do Desenvolvimento Agrário AGRICULTURA FAMILIAR: INCLUSÃO PRODUTIVA, SOBERANIA ALIMENTAR E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL.
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO E INCENTIVO AO CRÉDITO.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado CBRN SMA SAA

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado OBJETIVO GERAL Promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da comunidade.

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado FOCO Aumentar a competitividade da agricultura familiar do Estado de São Paulo, melhorando simultaneamente a sustentabilidade ambiental. Fortalecer a posição dos agricultores familiares nas cadeias produtivas e reforçar sua capacidade de negociação coletiva com os operadores do mercado.

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Investimentos do Projeto TOTAL: U$ 130,00 milhões BIRD: U$ 78,00 milhões ESTADO: U$ 52,00 milhões Período de Execução: 5 anos

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado ESTRUTURA PROJETO DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL MICROBACIAS II - Acesso ao Mercado COMPO-NENTES 1 - Apoio às Iniciativas de Negócios dos Agricultores Familiares 2 - Fortalecimento das Instituições Públicas e Infraestrutura 3 - Gestão do Projeto SUB 1.1 - Investimento nas Iniciativas de Negócios dos Agricultores Familiares 2.1 - Políticas Públicas, Monitoramento de Mercado e Extensão Rural 1.2 - Fortalecimento das Organizações de Produtores Rurais 2.2 - Fortalecimento da Infraestrutura Municipal 2.3 - Sustentabilidade Ambiental

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Componentes e Subcomponentes (em US$ 1.000) Banco Mundial Estado de São Paulo TOTAL 1 - Apoio às Iniciativas de Negócios dos Agricultores Familiares 37.110 20.990 58.100 1.1 - Investimento nas Iniciativas de Negócios dos Agricultores Familiares 32.000 13.000 45.000 1.2 - Fortalecimento das Organizações de Produtores Rurais 5.110 7.990 13.100 2 - Fortalecimento das Instituições Públicas e Infraestruturas 36.990 25.310 62.300 2.1 - Políticas Públicas, Monitoramento de Mercado e Extensão Rural 9.990 6.610 16.600 2.2 - Fortalecimento da Infraestrutura Municipal 15.000 6.200 21.200 2.3 - Sustentabilidade Ambiental 12.000 12.500 24.500 3 – Gestão do Projeto 3.900 5.700 9.600 78.000 52.000 130.000

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado PEMH MICROBACIAS II Foco Ambiental - Sistemas sustentáveis de manejo dos RNR Econômico - Aumento da competividade e geração de emprego e renda Unidade de trabalho -Microbacia Hidrográfica - Organização de produtores (Associação ou Cooperativa) Beneficiários - Produtores individuais ou grupos produtores Ações de fortalecimento do associativismo Associação ou Cooperativa Grupos de agricultores familiares com uma cadeia produtiva comum Prefeituras Municipais Execução - Plano da MBH - Plano de Negócio

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Apoio às Iniciativas de Negócios dos Agricultores Familiares Financiar iniciativas de negócios apresentadas por organizações de produtores rurais. São beneficiárias as organizações de produtores rurais legalmente constituídas (Associações ou Cooperativas). Também serão beneficiárias diretas as organizações de grupos indígenas e quilombolas, envolvidas em atividades tipicamente rurais agrícolas e não agrícolas. Receberão apoio do Projeto as propostas de iniciativas de negócio apresentadas pelas organizações constituídas predominantemente por agricultores familiares.

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado AGRICULTORES FAMILIARES * possuem e/ou exploram área agrícola de até 4 módulos fiscais do município; obtêm renda familiar proveniente predominantemente da exploração agropecuária e não agropecuária da área explorada; utilizam predominantemente trabalho de suas próprias famílias para a sua produção agrícola e transformação. Fazem a gestão de sua propriedade * (Lei 11.326, de 24 de julho de 2006, que inclui pescadores artesanais, comunidades quilombolas e povos indígenas)

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Apresentação da Manifestações de interesse de participação (idéia preliminar) Preparação da proposta pela organização Pré-análise de elegibilidade 1 a 2 convocatórias/ ano Análise e aprovação da manifestação de interesse e preparação das propostas Não priorizado Análise técnica da proposta: Viabilidade técnica, mercadológica e ambiental Definição de ranking estadual Ratificação de propostas a serem apoiadas (CRDR) Apresentação das propostas (Até R$ 800 mil) Implementação da proposta Análise e aprovação das propostas Figura – Ciclo de aprovação das propostas de iniciativas de negócios

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Fortalecimento das Organizações de Produtores Rurais Fortalecer a capacidade das organizações de produtores no que se refere à gestão organizacional e comercialização; Apoiar a elaboração do diagnóstico participativo orientado aos municípios em todo o Estado; e Apoiar as organizações de produtores na elaboração e implantação de propostas de iniciativas de negócio voltadas ao mercado.

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Fortalecimento das Instituições Públicas e Infraestrutura Municipal Políticas Públicas, Monitoramento de Mercado e Extensão Rural Apoiar a integração da agricultura familiar dentro das estruturas políticas e de planejamento estadual, regional e municipal, além de reforçar a capacidade da CATI na assistência aos agricultores familiares para a melhoria dos sistemas produtivos, comercialização, organização rural e gestão. Fortalecimento da Infraestrutura Municipal Apoiar a melhoria da infraestrutura municipal, principalmente a manutenção e reabilitação das estradas rurais não asfaltadas, consideradas como de elevada importância para facilitar aos agricultores familiares o acesso aos mercados.

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Sustentabilidade Ambiental Atuar em áreas de interesse ambiental (p.ex.: áreas prioritárias para incremento da conectividade entre fragmentos de vegetação nativa) ou com restrição ambiental (p.ex.: zonas de amortecimento de Unidades de Conservação), buscando fortalecer a competitividade, em longo prazo, dos agricultores familiares, promovendo a produção rural e, ao mesmo tempo, facilitando a conservação e recuperação da biodiversidade.

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado GESTÃO DO PROJETO (i) Garantir a execução física e financeira do projeto; (ii) Assegurar a integração e comunicação entre os componentes; (iii) Acompanhar as parcerias estabelecidas; (iv) Manter o processo e a interação mútua progressiva dos diversos participantes; (v) Avaliar e coordenar os ajustes necessários; (vi) Realizar o monitoramento contínuo dos resultados; (vii) Realizar a avaliação dos impactos do projeto; e (viii) Divulgar resultados.

Gestão Gestão Gestão Gestão Estudos e Políticas Fortalecimento Organizações de Produtores Inteligência Mercadológica EXECUÇÃO Planos de Negócio Fortalecimento Institucional Infraestrutura Municipal Pagamento Serviços Ambientais Subprojetos Ambientais Gestão Gestão

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Principais resultados esperados: 300 iniciativas de negócios de associações ou cooperativas financiadas pelo projeto; 90% das Organizações de Produtores participantes com uma gestão eficaz; Centro de informações do Agronegócio on-line em operação; 10 Centros Regionais e 150 salas municipais do agronegócio instaladas; 40 subprojetos ambientais implementados; Sistema de pagamento por serviços ambientais implantado; Sistema de gestão de malha viária municipal implantado em 120 municípios; Recuperação de 750 km de trechos críticos e manutenção 3.600 km de estradas rurais.

PDRS - Microbacias II – Acesso ao Mercado Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI www.cati.sp.gov.br coordenadoria@cati.sp.gov.br Coordenadoria da Biodiversidade e Recursos Naturais – CBRN www.ambiente.sp.gov.br