Ergonomia e Manufatura Enxuta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ferramentas e sistemas da qualidade
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Unidade 7 Grupo: 14 J Subgrupo: X Maria Izabella e Suzane.
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
Turma 19 Grupo H Subgrupo Y
Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final
Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção.
Gestão Estratégica de Operações
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Prof. Miguel Antonio Pelizan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
Fundamentos da Ergonomia
EPS ENGENHARIA ERGONÔMICA DO TRABALHO
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Alguns Conceitos e Técnicas de Gestão de Estoque
Gestão de estoques na cadeia de logística integrada
Logística de distribuição
As decisões estratégicas da Logística
Unidade 02 GRUPO O Subgrupo 02.
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Mapeamento de Fluxo de Valor
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Processamento de materiais
O Mecanismo de Pedir Atividade: Unidade 05 Grupo: 14B
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Rotinas trabalhistas e arquivos
Ergonomia.
Processo Puxado e empurrado: Características Vantagens / Desvantagens
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Unidade 07 – Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Estoques Grupo: 19Q072.
Capability Maturity Model (CMM)
ERGONOMIA. ERGONOMIA HISTÓRICO A ergonomia surgiu em função da necessidade do ser humano cada vez mais querer aplicar menos esforço físico e mental,
JUST-IN-TIME “JIT” Integrantes: Ana Paula G. de Oliveira
Desempenho das Organizações
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Luiza Miranda Marcus Vinícius Pamela Ayres Patricia Ramos
Logística de Distribuição. A lojistica de distribuição possui os objetivos:  Entrega de maneira satisfatória ao cliente cumprindo prazos;  Precisa ao.
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO
GRUPO 8J BÁRBARA BARROS – SLIDES PATRÍCIA S FONSECA – SLIDES PEDRO HENRIQUE - PERGUNTAS.
Just in time Aula 07.
Prof. MSc. Cláudio Cabral
Equipe Prof. Henrique Freitas
SISTEMA JUST IN TIME TOYOTA
Impacto da Logística na Indústria Integrantes do grupo: R.A Bruno Baraldi Bullio Rodrigo Barbosa Carlos Henrique P. Pinheiro César Grilo.
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS Este capítulo estuda como é feito o planejamento das necessidades de materiais.
ADMINISTRAÇÃO DE LOGÍSTICA E MATERIAIS
Estratégia de Operações
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza.
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Universidade de Brasília Administração de recursos materiais Grupo 02 componentes: Vitor Emanuel Rezende Pereira - 08/42575 Fábio Henrique de Lima e Silva.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
ORIGEM DA GLOBALIZAÇÃO Queda crescente de tarifas. Diminuição do regionalismo econômico. Surgimento de novas tecnologias da informação (Internet) Transportes.
ERGONOMIA.
Planejamento das necessidades de Materiais
Controladoria.
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC PLANO DE PRODUÇÃO ACADÊMICOS: Diogo Arent Longo Juliana Alves Marcelino Patrícia Strachoski Talita Danieslki.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
BEM - VINDOS ! Ergonomia 60 horas Layanne Lobo
Transcrição da apresentação:

Ergonomia e Manufatura Enxuta FEM - UNICAMP EM 335 C - Tecnologia Mecânica Ergonomia e Manufatura Enxuta Bruno Luiz Miguel 031526 Flávio Cicarelli Sanches 032884 Vitor Bortolatti Vaccari 046945 Gustavo Rezende Melo 043939 Vinicius Aielo 046919

Manufatura Enxuta: “É uma abordagem que busca uma forma melhor de organizar e gerenciar os relacionamentos de uma empresa com seus clientes, cadeia de fornecedores, desenvolvimento de produtos e operações de produção, segundo a qual é possível fazer cada vez mais com menos equipamento, menos esforço humano, menos tempo, etc.” Womack & Jones (1998) “O ponto fundamental da Manufatura Enxuta é que essas práticas devem trabalhar de maneira sinérgica para criar um sistema de alta qualidade que fabrica produtos no ritmo que o cliente deseja, sem desperdícios.” Shah & Ward (2003)

A Ergonomia: “É a tecnologia das comunicações homem-máquina.” Montmollin, M. (1971) “É uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos intrumentos, das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano.” Grandjean, E. (1968)

OBJETO E OBJETIVO DA ERGONOMIA UNIDA COM MANUFATURA ENXUTA Para a ergonomia, o trabalho é o único campo de aplicação possível de intervenção; Tem como objetivo produzir conhecimentos específicos sobre a carga que cada trabalhador terá em sua atividade; O procedimento ergonômico é orientado pela perspectiva de transformação da realidade dependendo da necessidade da mudança; Em ergonomia o objeto sobre o qual pretende-se produzir conhecimentos, deve ser construído por um processo de decomposição/ recomposição da atividade complexa do trabalho, que é analisada e que deve ser transformada; O objetivo é ocultar o mínimo possível a complexidade do trabalho real; Não esquecer do bem estar do trabalhador;

Qual o papel da Ergonomia para a saúde A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental; o estudo procura traçar os caminhos para a correção. O seu objetivo é aumentar a eficiência humana. O custo individual é minimizado através da ergonomia que remove aspectos prejudiciais do trabalho Para que a eficiência seja máxima é preciso que o sistema seja projetado, como um todo, com o homem completando a máquina e esta completando o homem.

Estes conhecimentos citados podem ser aplicados ao planejamento de processos e máquinas, a disposição especial dos locais de trabalho, aos métodos de trabalho, e ao controle do ambiente físico para se alcançar maior eficiência tanto dos homens como das máquinas. No binômio homem-máquina, o problema não é apenas o ajustamento de um ao outro, mas sim a adaptação conjunta dos dois. A aplicação ideal da ergonomia considera o homem como parte integrante de um sistema, no qual o estágio inicial do projeto, as características do operador humano são levados em conta juntamente com os componentes mecânicos. O homem é melhor para determinados fins como na tomada de decisões e a máquina para outros como aplicação de força.

Visa: Aumento da produtividade; Eliminação de desperdícios; Agregação de valor; Redução de set up; Redução de estoques; Alto foco na qualidade;

As principais DIFICULDADES das empresas ao buscar as práticas de Manufatura Enxuta são: Atrasos freqüentes na entrega de pedidos; Dificuldade de planejamento da produção em função da grande variação da previsão de vendas; Elevado nível de estoques;

Os principais GANHOS obtidos na implantação da Ergonomia são: Pleno atendimento da demanda; Otimização do uso de recursos (máquinas, materiais e pessoas); Aumento da produtividade; Grande redução do lead time para atendimento aos clientes; Redução do custo operacional;

Bibliografia: http://www.ergonomia.com.br/ Manufatura Enxuta: Uma revisão que classifica e analisa os trabalhos apontando perspectivas de pesquisas futuras, Moacir Godinho Filho e Flávio César Faria Fernandes, Departamento de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação, Universidade Federal de São Carlos; http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3740&ReturnCatID=1801