Uso de Plataforma Virtual de Ensino Redes Temáticas Univasf
Atividades em Sala de Aula CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Atividades a distância CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Taxionomia de Colaboração Apoiada por Computador Tempo Igual Diferente Igual Interação Face-a-face Interação Assíncrona Espaço Interação Síncrona Distribuída Interação Assíncrona Distribuída Diferente CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Sistema de Gestão da Aprendizagem Adaptive Path 29 October 2001 Sistema de Gestão da Aprendizagem Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Amadeus: significado do nome Anagrama de... Agentes Micromundos e Análise do DEsenvolvimento no USo de Instrumentos Agente: IA Micromundo: Jean Piaget Brincando... AMADeus Amadeus (Mozart) !? Personalidade Sonoro Verdadeira Inspiração: Villa Lobos… ... e o povo brasileiro CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Amadeus: Histórico 2001-2004 Projeto Protem-CC 2003 Criação do grupo CCTE 2005-2007 Projeto CNPq Projeto MEC Projeto FINEP 2008: Primeiro realease no II ESLPE CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Quem faz? Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Adaptive Path 29 October 2001 Quem faz? Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Bruno Monteiro Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Danilo Veras Dante Aurélio Eliaquim Lima Enoque Calvino Erick Pinheiro Fábio Caparica Fernando Fonseca Fernando Souza Fernando Trinta Filipe Levi Flávia Veloso Gilberto Nunes Henrique Seabra Hugo Calazans Icamaan Viegas Isaac Silva Isledna Rodrigues João Bosco João Coutinho Jocélio Passos Jorge Ramos José Santos Júlio Markovitch Laís Neves Leonardo Medeiros Leonardo Nunes Luanna Lopes Lobato Luís Fernando Maiely Janys Marcelo Queiroz Maria Cláudia Costa Maurício Braga Milton Burgos Nelson Rosa Parnésio Damasceno Rebeka Gomes Ricardo Câmara Rodrigo Lumack Rodrigo Santos Rogério Nibon Samyr Santos Sávio Domingos Sávio Lima Socorro Vânia Stephania Padovani Taciana Pontual Tássio Virgínio Thiago Moreira Tiago Buarque Tiago Remígio Vinícius Pádua Vítor Costa Viviane Aureliano Walkíria Branco Yasmine Mota Yuri César Você… CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Quem Apóia Adaptive Path 29 October 2001 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Características gerais Adaptive Path 29 October 2001 Interface simples Características gerais CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Características específicas CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Adaptive Path 29 October 2001 Características Plataforma de ensino à distância que possibilita estender as formas de interação a alunos e professores para melhorar o aprendizado. Problemas formulados e soluções propostas nas seguintes áreas: Suporte ao trabalho docente em EaD Avaliação em EaD Gestão de conteúdo em ambientes de ensino Extensão da experiência do usuário: jogos e micromundos Percepção social em interface web e ambientes síncronos Resultados: http://www.cin.ufpe.br/~ccte. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Por que ´Segunda Geração´? Diferenciais competitivos Por que ´Segunda Geração´? Simplicidade e percepção para as atividades de usuários Único LMS a utilizar Java/Ajax na interface do usuário Linguagem gráfica moderna e visualização Serviços de percepção na interface da aplicação web Arquitetura permite extensão da experiência de usuários Servidor e plataforma de jogos flash multiusuários integrado Servidor e plataforma de componentes síncronos de aprendizagem Integração com aplicativo multiusuários leitor de vídeos Suporte a deferentes abordagens de aprendizagem Construtivista (manipulações sobre representações) e sócio interacionista (percepção, colaboração, engajamento, imersão em contexto de jogos) Acesso à plataforma por dispositivos móveis: mobile learning CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Objetos de aprendizagem: Multimídia rica Adaptive Path 29 October 2001 Objetos de aprendizagem: Multimídia rica Learn Player que interpreta o conteúdo multimídia utilizado em cursos e treinamentos Design instrucional: desenvolvimento de conteúdos didáticos para o meio eletrônico CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Manipulação colaborativa de representações Adaptive Path 29 October 2001 Manipulação colaborativa de representações Estimula o aprendizado de estruturas matemáticas CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Acesso à medida em tempo real Adaptive Path 29 October 2001 Acesso à medida em tempo real Realizando Experimentos Físicos pela Internet CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
imersão em contexto de jogos Adaptive Path 29 October 2001 imersão em contexto de jogos Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática Adaptive Path 29 October 2001 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática Comente os vídeos na mesma hora que outros alunos estão assistindo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática Adaptive Path 29 October 2001 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Engajamento dos participantes Adaptive Path 29 October 2001 Engajamento dos participantes CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Cenário de uso Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Primeiros passos Planejar processos e logística Desenvolver versões digitais do conteúdo Implantar Plataformas de Gestão Aprendizagem Disponibilizar os materiais Acompanhar o progresso dos formando CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Disponibilizando o conteúdo Adaptive Path 29 October 2001 Disponibilizando o conteúdo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Colaboração entre pares Adaptive Path 29 October 2001 Colaboração entre pares Plataforma Eventos Presenciais CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo Adaptive Path 29 October 2001 Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Didática de Educação a Distância Adaptive Path 29 October 2001 Didática de Educação a Distância TV Internet Presencial Telefonia CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Interação entre os usuários Adaptive Path 29 October 2001 ANTES DEPOIS Interface web Mídias integradas Aulas presenciais Interação entre os usuários CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Projeto Centrado no Usuário Adaptive Path 29 October 2001 Projeto Centrado no Usuário Prototipagem Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
“Adicionar Atividade - Enquête” – Esboço feito à mão Adaptive Path 29 October 2001 “Adicionar Atividade - Enquête” – Esboço feito à mão CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
“Adicionar Atividade - Enquête” – catálogo de telas Adaptive Path 29 October 2001 “Adicionar Atividade - Enquête” – catálogo de telas CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Prêmios Adaptive Path 29 October 2001 Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007 Adaptive Path 29 October 2001 MicroMundos Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Excelência em Pesquisa ABED em 2007 Adaptive Path 29 October 2001 EriMont Excelência em Pesquisa ABED em 2007 CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Adaptive Path 29 October 2001 Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Confidential · ©2001 Adaptive Path, LLC · 2443 Fillmore Street #404 · San Francisco, California 94115
Pesquisa e Inovação Entender o papel de plataformas na constituição de comunidades de aprendizagem e seu impacto na aprendizagem Percepção e privacidade em plataformas de ensino Mediação de práticas de aprendizado informal in company Extensão da experiência em plataformas móveis E-learning e aprendizagem organizacional Aprendizagem informal em redes sociais Gestão do conhecimento e e-learning Integração com o SBTVD (DTV) CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br
Obrigado! Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © CIn-UFPE 2008 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre. CCTE-Cin-UFPE amadeus.cin.ufpe.br