Ações do NUPA-Sul Instituto Federal Catarinense – campus Araquari

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
NUCLEO SUL III INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Apresentação do Campus Porto Alegre
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Bacharelado em Sistemas de Informação
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Projeto Extensão Industrial Exportadora
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Assistência aos Colegiados. 1.Colegiados 2.Comissão de Pesquisa 3.Comissão de Cultura e Extensão SCASCOL.
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Falar com o mercado é importante. Falar na mesma língua é fundamental. Programa.
Centro Sócio-Econômico Departamento de Ciências Econômicas Centro Sócio-Econômico Aqüicultura Catarinense: o caso da carcinicultura - 4a. SEPEX – set 2004.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
49º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM – Salvador 2011 Câmara de Pós-Graduação Presidente: Professor Adriano Aparecido Silva – Reitor da Universidade.
ORGANIZAÇÃO PARA O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA Coordenação COORDENAÇÃO Estadual GERAL MEC UnB/ CEAD CEADCoordenador Executivo – 40h Professor Orientador.
Marilza Vieira Cunha Rudge Presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação FOPROP.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
C OMISSÃO P RÓPRIA DE A VALIAÇÃO Presidente: Prof. M.e Alexandre Cestari IFSP - Campus Matão Exercício Atual na CPA: 2014 – 2016 Exercício Anterior na.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Jackson Luiz da Cruz Pinelli
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
Castanhal – maio 2015.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação: Regional Nordeste "OS NÚCLEOS INTERDISCIPLINARES DA UFRN E O SEU PAPEL NA INOVAÇÃO" MINISTÉRIO.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Ações do NUPA-Sul 1 -2012- Instituto Federal Catarinense – campus Araquari MEC / SETEC POLÍTICA DE FORMAÇÃO HUMANA: Pesca Marinha e Continental e Aqüicultura Familiar / Portos e Navegação

Região MEC / SETEC POLÍTICA DE FORMAÇÃO HUMANA: Pesca Marinha e Continental e Aqüicultura Familiar / Portos e Navegação

Ações do NUPA-Sul 1 -2012- Instituto Federal Catarinense – campus Araquari Integram o NUPA-Sul 1: - 10 professores (3 desempenhando atividades fora do campus) - 2 técnicos MEC / SETEC POLÍTICA DE FORMAÇÃO HUMANA: Pesca Marinha e Continental e Aqüicultura Familiar / Portos e Navegação

Ensino Curso Técnico em Aquicultura, modalidade pós-médio, não abriu turma no ano de 2012. - Organização de uma proposta para abertura de um curso Técnico em Aquicultura, modalidade integrado ao Ensino Médio. - Perfil do egresso junto a coordenação de ensino e ao CREA. Oferta de disciplinas optativas (Malacocultura e Carcinicultura marinha / Piscicultura de água doce) para o curso de Medicina Veterinária. Certific

Extensão Conclusão do Projeto Cambira (Abril,2012) “Objetivou promover a melhoria da qualidade de vida das famílias de pescadores artesanais do município de Balneário Barra do Sul/SC e contribuir com o fortalecimento da Cultura Caiçara.” Enviado uma proposta para continuação do Projeto Cambira ao Edital PROEXT 2012 - Padronização dos produtos já desenvolvidos pela COOPERPESC, de maneira que estes produtos atendam as exigências de mercado sem perder suas características artesanais originais; - Contribuir para que as mulheres e outros membros da COOPERPESC desenvolvam uma visão empresarial da atividade, de forma se tornarem mais competitivos no ponto de vista mercadológico; - Promover a multiplicação dos conceitos técnicos desenvolvidos anteriormente e também por este programa para outros segmentos da sociedade

Pesquisa Projetos em desenvolvimento em 2012 1) Análise de sustentabilidade dos diferentes modelos de cultivo de camarões marinhos no Sul do Brasil. 2) Reprodução do acará bandeira em estufa e seu efeito parasitológico nos alevinos. 3) Engorda de alevinos de acará bandeira. 4) Engorda de lambaris, do rabo vermelho e amarelo, em dois diferentes sistemas de cultivo. 5) Influência da frequência alimentar no crescimento de lambaris do rabo vermelho. 6) Suscetibilidade parasitaria de duas espécies de lambari cultivados no mesmo ambiente. 7) Influência da alimentação na maturação sexual de camarões de água doce Macrobrachium potiuna. 8) Aplicação da biotecnologia no sistema de cultivo intensivo de Litopenaeus vannamei para o desenvolvimento sustentável da aquicultura familiar.

Pesquisa Convênios -UFSC EPAGRI FURG Concepto Azul Alunos envolvidos 9 nível médio 7 nível superior 1 nível mestrado (exterior)

Professor Dr. Antonio Pereira de Souza (UDESC) Projeto contemplado no Edital CAPES Nº 6/2012 Programa Professor Visitante Nacional Sênior Professor Dr. Antonio Pereira de Souza (UDESC) Finalidade: *Estimular a produção científica, a capacitação do corpo docente e infraestrutura do campus Araquari para criação de programa de Mestrado em Ciência Animal