Psicologia dos Jovens e Adultos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
A Escola e as Mudanças Sociais
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Perfil do Profissional
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Plano de Trabalho Docente
Conceitos de aprendizagem
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Prof. Ms. José Elias de Almeida
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Política Educacional Brasileira
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Psicologia dos Jovens e Adultos Prof. Msc Sandra Maria Araújo

Por que refletir sobre psicologia/ processos de aprender dos jovens e adultos? “Para Buscar novas possibilidades de intervenção na educação dos jovens e adultos visando a construção de um processo educativo mais digno e humanizador.” Apesar da EJA vir sendo Tema de Políticas públicas, a realidade nos mostra que ainda há um grande percurso a ser percorrido pois ainda é grande o numero de analfabetos no Brasil, sobretudo de analfabetos funcionais.

Dados do PNAD (2008) mostram que ainda há um contingente de 14,1 milhões de brasileiros analfabetos. A pesquisa apresenta um dos índices mais positivos dos últimos 15 anos em relação a redução do analfabetismo brasileiro que caiu (de 12% (1992) para 9,9% (2007) . Esses números continuam altos, um em cada dez brasileiros com mais de 15 anos de idade ainda não sabe ler nem escrever. O Brasil ocupa a nona posição no ranking de países com maior taxa de analfabetismo da América Latina e do Caribe (9.º lugar)

Para pensar a Educação de Jovens e Adultos nesse cenário é necessário: a) Observar, o tipo de sociedade na qual se desenvolve esta educação, e quem são os atores envolvidos. Especificidade cultural (grupo cultural a que pertence) História de vida (De onde vêm? Por que retornam aos bancos escolares?) Como pensam? Como aprendem? Quais suas expectativas de vida? Oliveira(1999) Ferreiro (1986), Palácios

b) Identificar as funções que devem ser assumidas pelos professores em seu trabalho diário junto a EJA; c) Explorar as características de aprendizagem dos adultos através de abordagens e métodos apropriados, garantindo a melhoria atividades educativas

Que contribuições a Psicologia traz à EJA? Compreensão sobre as trocas que se pode esperar com os resultados da aprendizagem Reflexões sobre como se comportam os jovens e adultos protagonistas da aprendizagem e do ensinamento nos cenários educativos. Possibilita uma melhor compreensão sobre o funcionamento da mente e a personalidade dos aprendizes e o que se pode esperar deles no processo de ensino e de aprendizagem.

Pensar num processo de ensino-aprendizagem que contemple a expectativa da sociedade atual, aponta para uma educação que seja articuladora, que promova a interação do aprendiz com o mundo em seu entorno, que o estimule na utilização de ferramentas tecnológicas e contribua para a sua formação o integral, sendo fundamentada, portanto, num processo sociocultural, o que nos remete a busca do suporte metodológico das teorias psicológicas.

Que concepção psicológica fundamenta essa nova visão de educação e desenvolvimento humano interacional? A abordagem histórico-cultural proposta por Vigotski (1998) e Henri Wallon (1979) destaca o papel das interações sociais no desenvolvimento humano e a estreita relação entre cognição e processos culturais.

Breve síntese da teoria Histórico-cultural de Vigotski Tem base no Materialismo Dialético Marxista - educação como processo sócio-histórico Dualidade do desenvolvimento humano: Origem Biológica - processos elementares- Origem sócio Cultural- processos psicológicos superiores – A MEDIAÇÃO é o conceito chave de sua teoria. O centro de seus estudos é o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.

O que são processos psicológicos superiores? São produções humanas construídas nas relações sociais através das instrumentos de trabalho e dos símbolos criados pelo homem e que o constitui como um ser cultural. - a linguagem; as diferentes formas de numeração e cálculo; dispositivos mnemotécnicos; simbolismo; a escrita; os desenhos, todo tipo de signos convencionais ( Vigotski, 1996:98)

Contribuições de Vygotski à EJA Preocupou-se com questões inerentes à psicologia dos adolescentes e adultos (mesmo não dedicando-se a esse estudo) (...) os adultos como bem se sabe, dispõem de uma grande capacidade de aprendizagem (Vigotski, 1996 p.115); Criticou Thondike (Teoria Associacionista) James (Teoria Pragmatista) por explicarem a diferença entre crianças e adultos como relacionadas ao ritmo de aprendizagem.

. Nos ensina que a conduta do homem contemporâneo é resultante dos processos biológico e cultural Que a aprendizagem é sempre MEDIADA pelo OUTRO. Por que pensar a aprendizagem dos jovens e dos adultos a partir da perspectiva histórico cultural?

Vamos refletir juntos???? Formem trios ? Discutam e sistematizem a discussão para socialização na plenária. Porque temos que ter coerência em relação a concepção de aprendizagem (processo externo? Interno? Socialmente construído? E a nossa prática pedagógica?

Só podemos entender os adultos e os seus processos de aprendizagem se entendermos como se dá o desenvolvimento de sua inteligência , como eles se apropriaram dos instrumentos produzidos historicamente pela cultura em que estão inseridos e os internalizaram ao longo de sua evolução biológica e cultural

Concepções antecedentes a teoria de Vigotski Associacionismo/comportamentalismo – aprendizagem por associação; repetição – processo externo. Apriorismo/evolucionismo - O desenvolvimento humano como consequência natural – inata. Processo Interno.

Papel da Escola e do Professor Conceitos Básicos da Teoria de Vigotski ZDP - Zona de Desenvolvimento Potencial ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal ZDR –Zona de Desenvolvimento Real Papel da Escola e do Professor Atuar na Zona de Desenvolvimento Proximal Ser responsável pelo bom ensino Fazer a mediação da aprendizagem entre os alunos e o objeto de estudo

Vigotski nos ajuda a acreditar nas possibilidades que o adulto tem de viver o processo de ensino e de aprendizagem pois seu desenvolvimento não se encerra com a idade. Como ser histórico é por natureza, INACABADO, como também nos ensina o grande mestre Freire em sua obra “Pedagogia da Autonomia”.

“Não posso entender os homens e as mulheres, a não ser mais do que simplesmente vivendo, histórica, cultural e socialmente existindo , como seres fazedores do seu “caminho” que, ao fazê-lo, se expõem ou se entregam ao “caminho” que estão fazendo e que assim os também.” (Freire, 1999, p.97)

Por que é importante a Formação Continuada proposta pelo FPDEJA? Porque é na atitude reflexiva que o professor reencontra suas perspectivas, enquanto um dos sujeitos do trabalho. Refletindo, ele torna consciente o que poderia parecer apenas preconceito, sem embasamento científico. Ao mesmo tempo refletindo, o professor busca a clareza suficiente para acreditar em sua educativa e, de antemão, sabe-se que sem um ideal, sem uma crença a educação ecoa no (Goller, 1996,p.7)

Precisamos ter, cada vez mais, a clareza de que a EJA tem um caráter transformador de mudanças reais na vida dos sujeitos e da comunidade, contribuindo na busca de uma vida com qualidade social E lutar por educação de qualidade que realmente faça a diferença na vida dos sujeitos, que parta do princípio da riqueza da diversidade e que trabalhe com os limites e possibilidades de cada um, a partir do respeito às diferenças.

Para concluir... Agradeço à todos pela paciência em me ouvir, a coordenadora do Fórum pelo convite e espero que as reflexões dessa manhã possam contribuir, de alguma forma, para revisão do nosso processo de formação e para avaliação de nossas práticas pedagógicas.

BIBLIOGRAFIA FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. __________. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 20. ed. Paz e Terra, 1999. GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. (Org.) Educação de Jovens e Adultos: Teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2001 GOLLER,Liliana. Conhecimento, docência e escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 1996. RIBEIRO, Vera Massagão. Alfabetismo e atitudes: pesquisa com jovens e adultos. São Paulo: Papirus, 1997. VIGOTSKI, L.V. Teoria e Método em Psicologia. Tradução Claudia Beliner. São Paulo:Martins Fontes, 1996.