A Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: Passado – Presente - Futuro

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Transcrição da apresentação:

A Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: Passado – Presente - Futuro   A Avaliação da Pós-Graduação no Brasil: Passado – Presente - Futuro Bob Verhine Universidade Federal da Bahia verhine@ufba.br \ III Encontro de Coordenadores de Mestrados Profissionais Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2010

Avaliação da PG A Experiência Internacional Experiência norte-americana Tendências mundiais - Massificação - Diversificação - Custos crescentes - Globalização

Avaliação da PG A Experiência Internacional Finalidades - Regulação e controle - Feedback para ações de melhoria - Responsabilização (transparência) - Orientação para escolhas estudantis - Equivalência internacional de títulos acadêmicos

Avaliação da PG A Experiência Internacional Modelo Geral - agência central - auto-avaliação institucional - visitas por pares externos - relatórios públicos - ausência de ranqeamento - financiamento não vinculado Brennan & Shah (2001); Billing (2004)

Avaliação da PG - 1980 - Sistema CAPES instalado Perspectiva Histórica - CAPES - 1976 - Avaliação pela CAPES - 1980 - Sistema CAPES instalado - 1998 - Sistema modificado nova escala (7 degraus) CTC – palavra final ficha eletrônica (7 dimensões) Qualis - 2006 - Nova ficha introduzida redução número quesitos introdução do quesito Inserção Social - 2007 – Ficha Específica para MPs Sistema de Indicadores de Resultados (SIR)

Avaliação da PG Novidades a partir de 2008 - maior uniformidade entre as áreas - classificação baseada em poucos itens - foco em perfis - aperfeiçoamento do Qualis - maior enfâse nas visitas in loco - valorização das comissões de área - comissôes específicas para MPs

Avaliação da PG Principais desafios Crescimento do sistema Diversificação da oferta Assimetria regional Articulação com o SINAES

Avaliação da PG Crescimento do Sistema Utilização do SIR ou equivalente Mudança na periodicidade e sequenciamento das avaliações Maior ênfase na auto-avaliação Diversificação so Sistema Diferenciação de fichas / critérios para diferentes tipos de programa (academico x profissional; mestrado x doutorado; presencial x distância)

Avaliação da PG Assimetria Regional Desvinculação do financiamento dos resultados da avaliação Articulação com o SINAES Maior correspondência entre instrumentos, dimensões, indicadores, critérios e procedimentos Integração dos bancos de dados Criação de uma agência única

Avaliação da PG O Mestrado Profissional Origens Consolidação Políticas incongruentes Avaliação Perspectivas futuras (doutorado?)

MUITO OBRIGADO verhine@ufba.br