NAVEGAR 2009 “HIDROVIAS DO SUL” ADALBERTO TOKARSKI Gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior Porto Alegre, 13 de agosto de 2008
Ministério dos Transportes Infra-Estrutra Aquaviária Brasileira Estrutura do Estado UNIÃO Poder Executivo Secretaria de Portos Ministério dos Transportes ANTAQ Delegação Administrativo Regulação Inspeção Autoridade Portuária Delegação Administrativo Infra-Estrutra Aquaviária Brasileira Regulação/ Inspeção/ Autorização Terminal de Uso Privativo Empresas de Navegação
ORGANOGRAMA DA ANTAQ DIRETORIA Superintendência de Navegação Interior (SNI) Superintendência de Navegação Marítima (SNM) Superintendência de Portos (SPO) Superintendência de Administração e Finanças (SAF) Unidades Administrativas Regionais
UNIDADES REGIONAIS
Navegação Marítima e Apoio Portuário Navegação Interior Esfera de atuação ANTAQ Portos Públicos Terminal Privativo
HIDROVIAS DO SUL DO BRASIL Lagoa Mirim – São Gonçalo – Lagoa dos Patos – Lago Guaíba – Jacuí – Taquari Barragem Eclusada de Bom Retiro do Sul Portos de Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Porto Alegre e Estrela Barragens Eclusadas de Amarópolis, Anel de Dom Marco, Cachoeira do Sul e São Gonçalo Terminais Cachoeira do Sul e Char- queadas Bacia do Rio Uruguai
PORTO FLUVIAL DE ESTRELA CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: - CALADO DE 3,20 m; - CAIS ACOSTÁVEL DE 585 m; - DOIS ARMAZÉNS GRANELEIROS; - UM SILO VERTICAL; - UM ARMAZÉM DE CARGA GERAL - ACESSO FERROVIÁRIO - EQUIPADO PARA CONTÊINERES; - INSTALAÇÕES ALFANDEGADAS
PORTO FLUVIAL DE ESTRELA PRINCIPAIS CARGAS MOVIMENTADAS DERIVADOS DE SOJA (GRÃO – FARELO – ÓLEO) - GRANÉIS AGRÍCOLAS - FERTILIZANTES - CARVÃO MINERAL - CONTÊINERES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO (AREIA - CASCALHO)
NOVOS CAMINHOS NO MERCOSUL CORREDOR MONTEVIDEO – SÃO PAULO LOGÍSTICA DO TRANSPORTE MONTEVIDEO – SANTA VITÓRIA E / OU LA CHARQUEADA Rodoviário ou Ferroviário (no futuro para La Charqueada) SANTA VITÓRIA E / OU LA CHARQUEADA – ESTRELA Hidrovia Lagoa Mirim – Lagoa dos Patos – Jacui – Taquari ESTRELA - SÃO PAULO - Ferrovia em bitola métrica
CAPACIDADE DA HIDROVIA 5.000.000 TON 926 Comboios ou 192.308 carretas Comboio-Tipo: 5400 TON Carreta-Tipo: 26 TON Fontes: National Waterways Foundation and MARAD, adaptado pela ANTAQ. 5.000.000 TON 926 Comboios ou 192.308 carretas
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL 68 Km 183 Km 288 Km Fontes: National Waterways Foundation and MARAD
CUSTOS SÓCIO-AMBIENTAIS Fonte: Porto Autônomo de Paris – Adaptado ANTAQ Custos Sócio-Ambientais: inclui acidentes; poluioção atmosférica e sonora; consumo de espaço e água.
CUSTOS SOCIAIS DECORRENTES MODAL ACIDENTES COM FERIDOS ACIDENTES FATAIS 1 125,2 22,7 2.171,5 155 Para cada ferido na hidrovia, temos, 125,2 ferrovia e 2.171,5 com caminhões. Para cada fatalidade na hidrovia, temos, 22.7 ferrovia e 155 com caminhões. Fonte: National Waterways Fondation e US Department of Transportation Maritime Administration
Potencials no Mercado de Carbono na Matriz de modais Carbon 14 14
A Comprovação do Absurdo 15 15 15 15
ECLUSAS DE TUCURUÍ ECLUSA 1 Concreto realizado - 798.906 m³ - 96 % a realizar - 30.470 m³ - 4 % Montagem realizado - 1.532 t - 27 % a realizar - 4.065 t - 73 % ECLUSA 1 16 16 16 16
ECLUSAS DE TUCURUÍ ECLUSA 2 Concreto realizado - 285.504 m³ - 69 % a realizar - 130.963 m³ - 31 % Montagem realizado - 0 t - 0 % a realizar - 4.279 t - 100 % ECLUSA 2 17 17 17 17
18 18 18 18
HIDROVIA PARANÁ TIETÊ Trechos navegáveis hoje 1.726 km Trechos Rio Sucuriu Rio Verde Rio Ivinhema Trechos navegáveis hoje 1.726 km Trechos navegáveis após proposta do G5 3.142 km 19 19 19 19
NAVEGAÇÃO INTERNACIONAL 20 20 20 20
O estado da arte Obrigado adalberto.tokarski@antaq.gov.br 22 22 22 22