ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AGRICULTURA BRASILEIRA
Advertisements

Reúne os substantivos agricultura e pecuária.
PROJETO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Tempestade de idéias As sugestões apresentadas por nosso grupo tem por objetivo estimular o desenvolvimento sustentável através da implantação de políticas.
As conseqüências do avanço da cana
LOCALIZAÇÃO E ÁREA DE ABRANGÊNCIA: - A Cooperfumos está localizada no município de Santa Cruz do Sul, região centro do RS a 180 km de POA; - A abrangência.
Energia e Modernização da Agricultura Elias de Freitas Júnior Diretoria Executiva Diretoria ExecutivaAssessor Palestra apresentada no I Seminário Energia.
Centro de Energias Renováveis CERBIO
GEOGRAFIA.
Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul
Economia Amazônica.
Brasil: a Arábia Saudita do Biodiesel
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
REFORMA AGRÁRIA NO GOVERNO LULA
Produção de Fumo no Sul do Brasil
Quantificação DNA – Grupo 1
A NOVA FRONTEIRA DO LEITE NO BRASIL
Desenvolvimento de métodos
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
CÂMARA TÉCNICA DE GRÃOS
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
USO DA ÁGUA NO ARROZ IRRIGADO EM PLANTIO DIRETO E CULTIVO MÍNIMO
“NUNCA PRODUZIMOS TANTO E TÃO BEM, NUNCA EXPORTAMOS TANTO,
Monitoramento das Operações de Campo MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO.
Aula # 2 Os Benefícios dos Serviços de Meteorologia para a Agricultura - O Caso do Brazil - Dr. Paulo C. Sentelhas.
AGRONEGÓCIO Fórum de Tendências Aliança do Brasil Amaryllis Romano
Mandioca.
Seminário Comércio Internacional
DA HORTIFRUTICULTURA NO PARANÁ
PROJETO CENTRO SUL DE FEIJÃO E MILHO
Tecnologia dos Alimentos
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Apoio Tecnológico a Agricultores Irrigantes da Região do Circuito das Frutas ORIENTAÇÃO TECNOLÓGICAREALIZAÇÃO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL BENEDITO STORANI.
Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura
Cinza da queima de casca de arroz
Ano III Fevereiro de 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
A PRODUÇÃO DE SEMENTES DE TRIGO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE INDUSTRIAL DO GRÃO: CONSTRUINDO UMA NOVA IDENTIDADE Sergio Roberto Dotto Chefe-Geral da.
Tecnologia e Produção de Sementes
Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto
Girassol: perspectivas da cultura no Brasil
Processamento e Conservação de Alimentos de Origem Vegetal - Cereais
Programa de P&D Avaliação do uso agrícola de insumos a base de xisto: potencial agronômico, segurança ambiental e alimentar Embrapa Clima Temperado.
VISÃO SISTÊMICA DO AGRONEGÓCIO
O solo como meio de produção de alimentos e energia
FUNDAÇÃO MS Produtividade da soja (sc.ha-1) cv. BRS 133. Maracaju/MS. FUNDAÇÃO MS, Fungicida: Derosal Plus 200 ml/100 kg de semente; HFF:
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Emater–MG Minas cada vez melhor para se viver Missão Promover o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural, assegurando.
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
Produção agrícola brasileira
Profa MSc. Elizonete Peres de Farias
O Espaço Rural UT 5 – 6ª Série Prof.º Renan.
Ciclo de Seminários: TRANSFORMAÇÕES ESTRUTURAIS, CRISE MUNDIAL E O BRASIL Coordenação Prof. Dr. Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo Seminário de 7 de Novembro.
Agronegócio no Brasil e em Mato Grosso
Meio Ambiente e Relações Internacionais 4°RI Bruno Juliana S. Maila Natalia A. Víktor Wilson.
CONTRIBUIÇÃO ECONÔMICA E SOCIAL DA CADEIA DE BIOETANOL PARA O RS Luis Alberto Bairros (Betinho ) Coordenador Programa Setorial Biocombustíveis SIMPÓSIO.
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
Fundamentos em Agronomia
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
Importância do uso do calcário na agricultura.
Mecanismos para Convivência com o Semiárido Banco do Nordeste do Brasil Etene Novembro 2012.
Uso do calcário e seus benefícios
<cabeçalho> <data/hora> <rodapé>
Plano Agrícola e Pecuário 2013/14 Antonio Andrade Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Brasília – DF, 26 de setembro de 2013.
Sistemas alimentação vacas
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Panorama do Calcário Agrícola no Brasil Secretaria de Política Agrícola 31 de maio de 2011 Wilson Vaz.
LAVOURA DE ARROZ E MEIO AMBIENTE Engª Agrª Vera Regina Mussoi Macedo Pesquisadora da EEA-IRGA Cachoeirinha – RS
Transcrição da apresentação:

ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq ARROZ IRRIGADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ZONA SUL Pesq. José Alberto Petrini Pesq. Isabel Vernetti Azambuja

Produção brasileira de arroz: Brasil x regiões.

Consumo e Produção de Arroz no Brasil

Consumo “per capita” anual de arroz e macarrão por Regiões (kg/ha/ano)

Participação regional: área plantada e produção de arroz irrigado no RS Fig. 1 Média da participação regional na área plantada do RS Fig. 2 Média da participação regional na produção do RS

Produtividade média do arroz irrigado: RS x Zona Sul

Perfil da cadeia produtiva do arroz irrigado: RS x Zona Sul Área plantada (05/06): RS -1.031 mil ha; Z. Sul-126,74 mil ha Produtividade: RS -6.679 kg/ha ; Z. Sul - 6.140 kg/ha Produção: RS -6.886,1 mil t ; Z. Sul - 940,5 mil t % sobre a produção: RS / Brasil- 58,7%; Z. Sul / RS-13,7% Municípios produtores: RS -133 munic.; Z. Sul -12 munic.

Perfil da cadeia produtiva do arroz irrigado: RS x Zona Sul Valor Bruto da Produção Arroz (2004): RS - R$ 2,5 bilhões; Zona Sul - R$ 659 milhões (15,53%) Empregos gerados: RS - 232.000 Zona Sul - 7.208 Cada emprego gerado depende uma família de 5 pessoas N° de agroindústrias - RS - 267 Zona Sul - 34

Produção e beneficiamento de arroz no Rio Grande do Sul

Importância do arroz para os municípios da Zona Sul Participação do Valor Bruto da Produção de Arroz no PIB municipal - 2004 e 2005 Fonte: IRGA, 2005

Produtos derivados do Arroz Total de subprodutos: + 2000 (FAO) Principais subprodutos gerados: Casca- abrasivos, composição de fertilizantes, combustível, papelão, tijolos,compensados. Farelo - óleo, sabão, germe e ácidos graxos. Farinha - pães, massas, snacks, sopas, sorvetes, saquê,bebidas energéticas,...

Características da zona sul para o arroz irrigado Topografia plana - potencial p/ 350.000 ha Potencial hídrico Solo adequado - horizonte B impermeável Clima adequado Única cultura para condições de alagamento (importancia alimentar para a zona sul) Estrutura de lavoura instalada Tradição dos produtores no cultivo do arroz

Arroz irrigado : Perspectivas para o desenvolvimento da zona sul Aumento da área cultivada Acréscimo de 10% na produção do RS Maior produtividade Acréscimo no consumo Maior exportação

Arroz irrigado : Perspectivas para o desenvolvimento da zona sul Desenvolvimento de derivados - farinha de arroz - arroz pré-pronto - extração de silício, etc.) Políticas de recuperação de renda ao produtor Aproveitamento da casca do arroz para queima Maior inserção nos programas sociais do Brasil

Contribuição da Embrapa Clima Temperado para o Desenvolvimento da Zona Sul Projetos de melhoramento genético Projetos de manejo (planta, solo e clima) Recomendação de cultivares mais produtivas e com maior qualidade de grãos Recomendações de manejo racional para o arroz irrigado na zona sul Zoneamento agroclimático do arroz para os municípios da zona sul

Contribuição da Embrapa Clima Temperado para o Desenvolvimento da Zona Sul Promover a diversificação de culturas (milho, soja e sorgo) para as várzes da zona sul Desenvolvimento de produtos derivados do arroz Produção Integrada do arroz visando a preservação ambiental e selo de qualidade Projetos de transferencia de tecnologias geradas (gerar mais empregos na zona sul)

Situação do Milho na Zona Sul safras 2004/05 e 2005/06 Área cultivada - 112 mil ha Produção obtida antes de 2004 - 336.000 T Produção atual - 100.800 T (clima) Produtividade média - 900 Kg/ha Perda de 70 % Principais produtores - Canguçu, Pelotas, Piratini, Pedro Osório e São Lourenço do Sul N0 de produtores - aprox. 15.000 Uso para aves, suínos, e vacas de leite

Milho : Perspectivas para o desenvolvimento da zona sul Redução do custo dos insumos (semente, adubo, etc.) Disponibilidade de variedades milho Condições de armazenamento de água Desenvovimento de tecnologias (genética e manejo) adaptadas as terras baixas Tecnologias de manejo de solo, irrigação e drenagem para áreas de várzeas

Área plantada de soja na Zona Sul

Soja : Perspectivas para o desenvolvimento da zona sul Aumentar a produção em áreas onduladas e de vázeas Uso transgenica - maior produtividade e menor custo de produção Existencia de processora de grãos no porto de Rio Grande Proximidade do porto de Rio Grande - menor custo de transporte em relação as outras regiões do RS.

Contribuição da Embrapa Clima Temperado para o Desenvolvimento da Zona Sul Projetos de Melhoramento genético em soja Projetos de manejo da cultura da soja Projetos de irrigação e drenagem para várzeas Projetos de sistemas de cultivo da soja em várzeas