Organização, Sistemas e Métodos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ciclo de vida e organização do projeto
Advertisements

TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
PREMISSAS VER&ENA Dar autonomia ao Cliente
Prof(a): Patrícia Braz
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Gerenciamento da Integração
AS SEIS PARTES BÁSICAS DE UMA ORGANIZAÇÃO:
Sistemas de Informação - Objetivos
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
MA_02_Departamentalização_1a_Parte
MA_01_Mecanismos de Coordenação
Boas Práticas de Gestão Aplicadas na Prática – Visão Empresarial
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Ponto de Partida: Da Visão Sistêmica
Conceitos e Perfil do Profissional
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Funções da Administração
Projeto: Capacitação em GP
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
Função Produtora.
Revisão 2 b.
CONTROLE.
. Organização: “é uma coletividade com uma fronteira relativamente identificável, uma ordem normativa, escalas de autoridade, sistemas de comunicações.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Gerenciamento da Integração
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Análise e Projeto de Sistemas
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Operações de Serviços.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
SISTEMA TEORIA DE SISTEMAS ABORDAGEM SISTÊMICA.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
5. Abordagem como um sistema de gestão
O QUE É UM SISTEMA.
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Capítulo 8 Controle.
Estratégia Organizacional
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Organização, Sistemas e Métodos
ENTENDENDO PROCESSOS.
Capítulo 1 A administração hoje.
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE PESSOAS.
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Lavratti.com Slide 1/6 Administração da Produção Controle estatístico do processo O controle estatístico do processo é responsável por verificar um bem.
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Organização, Sistemas e Métodos
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Organizações Virtuais1 TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E SOCIEDADE.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
Aula 08 – Gerenciamento de RH
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
1 YPM – Easy Project Management. 2 Complemento Francisco Eriko Barreto Brito Project Management Professional (PMP®) MBA em TI PMP Number: PMI.
Administração de Operações
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
O Processo Gerencial PESSOAS X SISTEMAS. O eterno problema do método 1.Gerencia como processo/ sistema: Visão sistemica do processo de planejamento e.
Parte I Gerenciando a Integração. Devemos estar Interligados!
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Aula 01: Fundamentos do Design Organizacional
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Estratégia de Implementação SGQ Para implementação de um SGQ baseado na norma NBR ISO 9001:2000, parte-se do princípio de Abordagem dos Processos Unidade.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Um sistema pode ser definido como um conjunto organizado e complexo, uma reunião ou combinação de coisas ou partes, inter-relacionadas e interdependentes, que formam uma unidade, visando à realização de um objetivo ou conjunto de objetivos. OSM: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Modelo sociotécnico de Tavistock OSM: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Sistema de informações é o processo de transformação de dados em informações. E quando esse processo está voltado para a geração de informações que são necessárias e utilizadas no processo decisório da empresa, diz-se que é um sistema de informações gerenciais. OSM: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Sistemas de informações Dados: são as entradas do sistema. Processamento de dados: é o processo de transformação de dados em informações. Informações: são as saídas dos sistemas. Padrões: indicam a qualidade da informação desejada. Controle e avaliação: são necessários para verificar se as informações processadas pelo sistema estão atendendo aos objetivos estabelecidos. Objetivos: estão sempre presentes, em qualquer sistema. OSM: uma visão contemporânea. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Mecanismos de coordenação Gerente Analista Operador Ajustamento mútuo MINTZBERG.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Mecanismos de coordenação O ajustamento mútuo obtém a coordenação do trabalho pelo simples processo de comunicação informal. É utilizado em organizações mais simples e também nas complicadas. MINTZBERG.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Mecanismos de coordenação Gerente Analista Operador Supervisão direta MINTZBERG.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Mecanismos de coordenação A supervisão direta assume a coordenação quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho de outras, dando-lhes instruções e monitorando suas ações. MINTZBERG.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Mecanismos de coordenação Gerente Analista Operador Habilidades de input Processos de trabalho Outputs Padronização MINTZBERG.

Organização, Sistemas e Métodos Conceitos Mecanismos de coordenação A coordenação é obtida por meio de planejamento, antes de o trabalho ser realizado. Os próprios processos de trabalho, os outputs do trabalho ou os inputs para o trabalho (as habilidades e o conhecimento das pessoas que fazem o trabalho) podem ser desenhados para atender aos padrões predeterminados. Os processos de trabalho são padronizados quando o conteúdo do trabalho for especificado ou programado. Os outputs são padronizados quando os resultados do trabalho, por exemplo, as dimensões do produto ou o desempenho, forem especificados. As habilidades (e o conhecimento) são padronizados quando o tipo de treinamento exigido para os desempenho do trabalho for especificado. À medida que o trabalho organizacional torna-se mais complicado, o meio favorecido de coordenação parece passar do ajustamento mútuo para a supervisão direta e, depois, para a padronização, preferivelmente dos processos de trabalho, diferentemente dos outputs ou mesmo das habilidades, que retornam, finalmente, ao ajustamento mútuo. MINTZBERG.