Mapa de círculos proporcionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CARTOGRAFIA TEMÁTICA E A ESTATÍSTICA
Advertisements

ESTIMAÇÃO.
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Hash Extensivel Rápido acesso a dados com um custo mínimo de processamento (overhead cost).
ESCALAS – NBR 8196 ESCALA - É a relação entre a medida em que uma peça foi desenhada e a sua dimensão real. As ESCALAS terão seus títulos representados.
Geoestatística Aplicada à Agricultura de Precisão II
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
A FAST APRIORI implementation
EQUAÇÕES POLINOMIAIS Prof. Marlon.
Potenciação.
Oficina de Frações.
CONSTRUÇÃO DO CÍRCULO CROMÁTICO
Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono
ESTATÍSTICA.
Estatística e Probabilidade
Parte ou pedaço de um inteiro.
POTENCIAÇÃO Sonia Regina de Souza Guedes.
Recordando conceitos já elaborados e construídos ...
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Passo 4: Definição do número de classes
Algoritmos e Programação I
Uma ação muito comum em relação ao tratamento de uma distribuição de dados é agrupamento, que consiste em agrupar conjuntos grandes de dados antes de efetuar.
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
TEORIA MUSICAL Iniciante
S ISTEMA DE I NFORMAÇÃO DE V IGILÂNCIA DA Q UALIDADE DA Á GUA PARA C ONSUMO H UMANO (S ISAGUA ) N OVA VERSÃO DO S ISAGUA - C ONTROLE M ENSAL DE SAA - Departamento.
Frações e porcentagens
Algarismos Significativos
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Linguagem cartográfica: variáveis visuais
ESTATÍSTICA AULA 04.
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Mapa de pontos de contagem ou nuvens de pontos
RAZÃO E PROPORÇÃO GIOVANNI ÁVILA.
Semiologia gráfica: uso das variáveis visuais
Definição de Estatística
Prof. Eduardo Paulon Girardi
Aula 5 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Mapa coroplético.
Separatrizes Quartis Decis Percentis TIPOS:
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Distribuição de Frequências
1 Este breve tutorial mostra de forma prática e simples como editar as figuras para fazer o mapa temático. Os conceitos de Cartografia Temática podem ser.
IV - Descrição e Apresentação dos Dados
III - Amostragem Prof. Herondino.
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
Conceitos de amostragem
Árvore de decisão e projeto cartográfico
Exercício: Contar mentalmente um tempo de 10 segundos
APRESENTAÇÃO DE DADOS: - TABELAS - GRÁFICOS
INTERVALOS DE CONFIANÇA
MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL MEDIDAS DE DISPERSÃO
Coordenação de Ensino - Duque de Caxias OpenOffice Calc Fórmulas e Funções.
Matemática Renato Tognere Ferron.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
Distribuição de Freqüências
Distribuição. de freqüência
Profª Juliana Schivani TABELAS.
MATRIZES É uma tabela disposta em “m” linhas e “n” colunas. Prof. Tutor Fernando Senna.
CONHECIMENTOS NUMÉRICOS Professor TIO CHICO.
Distribuição de freqüências
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
ESTIMATIVAS E ARREDONDAMENTOS. Tens aqui 3 figuras. O que é fazer uma estimativa? É muito importante fazermos estimativas para criticarmos os resultados.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Transcrição da apresentação:

Mapa de círculos proporcionais

Mapa de círculos proporcionais Princípio O mapa de círculo proporcionais é uma representação quantitativa na qual os valores absolutos são representados pela área dos círculos; A área do círculo será proporcional ao valor da variável na unidade espacial que representa; A forma de implantação é pontual, já que o conjunto de dados da unidade espacial é representado pontualmente pela área do círculo; A variável visual utilizada é o tamanho, específica para valores absolutos, de forma que deve ser usado para dados como efetivo de população, efetivo de rebanhos, quantidade produzida, área plantada etc. Não deve ser utilizado para representar valores relativos como densidade demográfica, taxa de urbanização, índices etc.

Mapa de círculos proporcionais Construção Primeiro passo - a base cartográfica: como todo mapa temático, o mapa de círculos proporcionais parte de uma base cartográfica com o contorno das unidades espaciais (p.e. municípios ou microrregiões) e com os pontos que indicam a sede administrativa (se não houver este ponto considera-se para a implantação do círculo o centro da unidade espacial); Segundo passo – a base de dados: toma-se uma tabela com os dados a serem representados, que devem ser absolutos neste caso. Deve-se proceder com uma análise da tabela para verificar o valor máximo e o valor mínimo a fim de prever a distribuição dos círculos; Terceiro passo – estabelecer o raio do maior círculo: para que os círculos não fiquem demasiadamente grandes ou pequenos é necessário fazer alguns testes para estabelecer o raio do maior círculo, que será referência para todos os demais.

Mapa de círculos proporcionais Construção Quarto passo – calcular o raio dos círculos: para calcular o raio dos círculos basta proceder com o cálculo da raiz quadrada do valor de cada unidade espacial, sendo o resultado considerado em milímetros (R = √Q). Contudo, se o resultado para o maior valor for superior ou inferior ao desejado para o maior círculo será necessário calcular uma constante (K) para dividir ou multiplicar os valores diretos obtidos na operação acima; Quinto passo – calcular a constante: nos casos em que o resultado de √Q do maior valor for superior ao raio desejado para o maior círculo é necessário procurar uma constante de divisão. Para isso é necessário dividir o resultado da √Q do maior valor verificado pelo raio desejado para o maior círculo. Ex.: para um caso em que o raio desejado para o maior círculo seja 15 mm e o resultado de √Q para o maior valor seja 1225 temos: K = 1225/15; K = 81,6; K ≅ 80.(cont).

Mapa de círculos proporcionais Construção Quinto passo – calcular a constante (cont.): quando o raio obtido na operação direta √Q para o maior círculo for menor do que o desejado para o maior círculo é necessário achar uma constante de multiplicação dos resultados de √Q. Para isso é necessário dividir o raio desejado para o maior círculo pelo valor de √Q obtido diretamente para o maior registro da tabela. Ex.: para um caso em que o raio desejado para o maior círculo seja 60 mm e o resultado de √Q para o maior valor seja 30 temos: K = 60/30; K = 2; Sexto passo – recalcular o raio dos círculos: obtida a constante K, o valor de √Q de todas as unidades deve ser divido ou multiplicado por K, de forma que R = √Q/K ou R = √Q.K.

Mapa de círculos proporcionais Construção Sétimo passo – implantação dos círculos: o compasso deve ser ajustado ao raio verificado em cada ocorrência e em seguida o círculo deve ser implantado com centro na sede administrativa ou no centro da unidade espacial. Os valores decimais devem ser aproximados para mais ou menos, de acordo com a regra geral, já que não é possível ter este grau de exatidão com compassos convencionais. Caso haja sobreposição de círculos o maior deve sempre ficar atrás do menor e a linha que os delimita deve ser destacada; Oitavo passo – preenchimento dos círculos: os círculos devem ser preenchidos com apenas uma cor e com a mesma tonalidade para que todos os círculos de mesmo tamanho sejam percebidos como iguais.

Mapa de círculos proporcionais Construção Nono passo – elaboração da legenda: para a legenda devem ser selecionados cinco círculos representativos, sendo indispensáveis o maior e o menor círculo; Observação: com o compasso simples não é possível traçar os círculos menores que 2 mm. Desta forma, todos os valores entre 0,1 e 2 devem ser representados por um ponto de igual tamanho (aproximadamente 2 mm). Apenas as unidades sem informação ou com informação zero devem ficar sem círculo.

Mapa de círculos proporcionais Construção Observação geral: a regra de aproximação de decimais deve ser aplicada ,4 e abaixo = aproxima para baixo; ,6 e acima = aproxima para cima; 2,5 fica 2 (dois é par); 3,5 vira 4 (três é ímpar)