Redes de Conhecimento: uma contribuição para o conceito de informação corporativa Maria Inês Tomaél.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Advertisements

Fator de apoio à decisão Fator determinante de comportamento
‘ Por que estudar sistemas de informação?
DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Do networking à construção de redes sociais: um novo desafio.
GESTÃO DE RISCOS Trata-se de limitar os danos à marca e da linha de fundo que podem ser causados por uma má imprensa e boicotes dos consumidores, bem.
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Área de Concentração: Construção Civil
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Maria Olívia de Souza Ramos
GESTÃO POR COMPETÊNCIA E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Práticas de Apoio à Gestão
Modelo de Excelência em Gestão
Subgrupo 1 Cleber da Silveira Priscyla Rocha
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teorias Modernas de Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
As Organizações vistas como cérebros
Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas
Premissas Dados das Microrregiões.
Por que estudar sistemas de informação?
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
Gestão por Competências
Lavratti.com Slide 1/7 Laboratório de Gestão II As quatro competências da organização em aprendizagem O conhecimento é o principal conceito no desenvolvimento.
Uma Análise Autopoética das Comunidades Virtuais
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Seminário Avançado - Eletiva A
Iniciando na logística empresarial
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
TRABALHO EM EQUIPE I.
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
Análise de Redes Sociais
GESTÃO DO CONHECIMENTO
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
Gestão de Pessoas.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Dinâmica de Grupo e Trabalho em Equipe
Gestão de Pessoas no Setor Público
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
ANÁLISE SWOT 1.
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A NOVA AMBIÊNCIA COMPETITIVA Na era pós-industrial o foco da competitividade passa a ser a inovação, a alta qualidade, o baixo custo e o tratamento de.
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Redes de Conhecimento: uma contribuição para o conceito de informação corporativa Maria Inês Tomaél

Contexto Organizacional O relacionamento intra e interorganizacional, visando a cooperação, é, atualmente, o coração da nova forma organizacional – em rede. JARVENPAA; TANRIVERDI

Contexto Organizacional O relacionamento intra e interorganizacional, visando a cooperação, é, atualmente, o coração da nova forma organizacional – em rede. JARVENPAA; TANRIVERDI Informação Conhecimento R E D E S

O todo é maior do que a soma das partes. R E D E S TECIDO Fios isolados Ligações A compreensão da rede só ocorre com o entendimento das ligações recíprocas. Não se pode vislumbrar as redes por uma de suas partes, mas apenas pelo seu todo. O todo é maior do que a soma das partes.

As unidades que integram a rede, formando um todo, são responsáveis pelo compartilhamento da informação na rede. As relações que mantêm são tão imbricadas que, na maior parte das vezes, é difícil precisar como começou ou com quem.

Construtos ... Informação Conhecimento REDES DE CONHECIMENTO

REDES DE CONHECIMENTO Junção de pessoas e/ou organizações que compartilham informações e constroem conhecimentos por meio de suas interações.

REDES REDES DE CONHECIMENTO SÃO REDES SOCIAIS E redes sociais compreendem um conjunto de participantes autônomos, unindo idéias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados. Marteleto

VANTAGENS DAS REDES DE CONHECIMENTO enfatizam a criação de valores comuns por todos os seus membros, movimentam-se por meio do compartilhamento da informação, visando a reunião e a criação de novos conhecimentos; Creech e Willard

VANTAGENS DAS REDES DE CONHECIMENTO fortalecem a capacidade de pesquisa e de comunicação em todos os membros na rede; Creech e Willard

VANTAGENS DAS REDES DE CONHECIMENTO identificam e implementam estratégias que exigem maior empenho dos responsáveis na tomada de decisões, isso porque movimentam o conhecimento nas redes dentro de políticas e práticas adotadas pelos participantes. Creech e Willard

TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO Internas de Gestão do conhecimento Desenvolvem-se através do mapeamento do conhecimento dos especialistas, combinado com a criação de ambientes apropriados para compartilhá-lo.

TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO Alianças Estratégicas Arranjos intencionais, que ocorrem no setor privado, entre organizações que têm interesses comuns, e que permitem que as firmas ganhem vantagem competitiva.

TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO Comunidades de Práticas Constituída para a conversação e a troca de informação, que possibilita o desenvolvimento de novas idéias e processos. Atraem indivíduos que estão dispostos a compartilhar sua expertise.

TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO Conhecimento Virtual São mais proeminentes em setores baseados em ciência e tecnologia. Reúnem transeuntes que delineiam provisoriamente seu contorno, são laterais e sua estrutura organizacional é mediada por computador.

TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO Aprendizagem Profissional Constroem a base individual de uma determinada habilidade. A transferência do conhecimento nessas redes é espontânea e contínua, e decorre naturalmente do trabalho e do apoio mútuo. Seu foco converge na melhoria da habilidade e perícia dos membros da rede.

TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO Melhores Práticas São caracterizadas pelo seu direcionamento múltiplo; cada membro e cada unidade pode em princípio, aprender com todos os outros. Essa rede concentra seus esforços na eficiência organizacional e na reutilização do conhecimento existente.

TIPOS DE REDES DE CONHECIMENTO Oportunidade de Negócios São formadas por grupos de indivíduos genuinamente interessados em criar um novo produto ou serviço. Essas redes quebram regras organizacionais e abrem novas perspectivas de negócios.

REDES

REDES = COOPERAÇÃO Reúnem uma diversidade de propriedades em uma única capacidade, procurando melhores resultados, investindo tempo e energia em busca de novas oportunidades, subsidiando o processo de inteligência estratégica e a geração de novos conhecimentos.

Maria Inês Tomaél mitomael@uel.br