O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
Advertisements

EDUCAÇÃO E PALEONTOLOGIA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Reorientação curricular
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
ELABORAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO PARA ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
Sistema Seriado de Avaliação SSA
Educação Ambiental - GPEEA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Apropriação de resultados SADEAM 2012
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
ITINERANTE 2010 – Professor, agora é sua vez
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Química Orgânica Reações de Oxidação
Nossas atitudes constroem um mundo melhor!
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
FÍSICA.
LABORATÓRIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
SILVANA BERBEL FERNANDES
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
SEJAM BEM VINDOS! Conceitos Química.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Centro de Ciências da Educação Departamento de Metodologia de Ensino Licenciatura em Educação do Campo Pibid-Diversidade* REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.
A vida numa gota de Leite
Diretoria de Ensino – Região de Andradina
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
III FEIRA DE CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS: UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
O papel do Estagio na Formação de Professores
Genética e Evolução: Abordagens e metodologias
MARQUES, E.M.R.;CAETANO,H,C., PINTANELLI,A.C., SILVA,H.G., NOGUEIRA,A.R. Universidade Estadual Paulista-UNESP, Câmpus de Bauru Faculdade de Ciências/Departamento.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
TEMAS TRANSVERSAIS.
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
Universidade Federal de Alagoas
vídeo
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Metodologia da Pesquisa e Redação Científica para Licenciatura Alunos : Pedro dos Reis n ° Nicoly Almeida n° Nicoly Almeida n°
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
ENEM 2012 Ciências da Natureza e Suas Tecnologias Professora: Angela Deyva Gomes da Silva Formação de Professores da Seduc Informação e formação Método.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Documentos e Propostas legais
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
Transcrição da apresentação:

O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs Moura, A. C. S. (IC); Cruz, A. F. (IC); Capana, A. S. (IC); Silva, C. S. (IC); Miura, C. E. (IC); Santos, E. M. (IC); Gasparini, F. (IC); Girotto, G. (IC); Francisco, J. G. (IC); Maruyama, J. A. (IC); Medeiros, J. B. (IC); Lopes, L. (IC); Schiavetto, M. G. (IC);Santos, A. M(IC); Pasqualotto, S. (IC); Cardoso, P. (IC); Milaré, T. (IC); Boni, T. C. (IC); Rocha, Z. M. (IC); Cunioshi, R. (Profª); Oliveira, O. M. M. F. (PQ), Oliveira, L. A. A. (PQ). e-mail:olga@iq.unesp.br Tabela 1: Experimentos Utilizados O Programa Tipos de alimentos, o papel da bile no organismo, importância da mastigação, velocidade de reações e digestão Alimentos e nutrição Reciclagem de outros materiais, produção de artesanatos pela reutilização de materiais, poluição. Reciclagem de Papel Diferenças de pressão atmosféricas em países, compressibilidade do ar Pressão Atmosférica Transformações químicas, liberação de gases, química como profissão Misturas de substâncias, reações químicas, desenvolvimento da escrita Conceito de cargas, produção e condução de energia elétrica, pilhas, fio-terra Reações Químicas Eletricidade Tinta invisível Desenvolvimento das cáries, escovação, sintomas de problemas bucais, alimentação saudável. Importância do solo, sua composição e sua permeabilidade na agricultura importância de cálculos matemáticos em determinações experimentais Densidade, composição, estrutura, uso e desperdício da água Derivados do petróleo no cotidiano do aluno, uso do alcatrão e seu risco à saúde Assuntos Abordados em sala de aula Experimento desenvolvido pelo Programa Eixo Temático proposto pelos PCNs Propriedades e estados físicos da água Ambiente Destilação do Carvão Recursos Tecnológicos Propriedades do solo Terra e Universo Saúde Bucal Ser Humano e saúde Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) foram criados em 1998 pelo MEC a fim de auxiliar os professores de todas as áreas do Ensino Fundamental e Médio a ampliar o horizonte de seus alunos, preparando-os para um mundo competitivo. Apesar dos PCNs apresentarem os conteúdos de ciências naturais que o aluno, no ensino fundamental, deve dominar e sugerir algumas formas de abordagem, a atual situação da escola pública – falta de recursos e professores preparados -, não favorece o aproveitamento dos PCNs em sala de aula. O Programa Ciência vai à Escola, projeto do Centro de Ciências de Araraquara, desenvolvidos por pesquisadores do Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, vem atuando, há três anos, em escolas públicas, de forma a suprir as necessidades da escola, enriquecendo as aulas de ciências com experimentação, baseada nos blocos temáticos propostos para o ensino fundamental, e utilizando métodos de avaliação que valorize o desenvolvimento do raciocínio crítico do aluno. Além de assessorar professores da rede pública de ensino, o Programa, através da atuação de graduandos em Licenciatura em Química, contribui no processo de formação de educadores. Metodologia Em princípio, o conteúdo dos temas a serem aplicados é discutido entre o professor e os monitores do Programa, que estabelecem os conceitos que os alunos têm maior dificuldade em compreender e aplicar. Através da pesquisa em livros, revistas, internet, os monitores selecionam e desenvolvem experimentos (Tabela 1), que levam aos conceitos através da interatividade e observação Em sala de aula... Os alunos são divididos em grupos, de 4 a 5 integrantes, com pelo menos um monitor Resultados O Programa tornou-se agente: facilitador do processo de ensino-aprendizagem, utilizando os PCNs nos conteúdos de ciências; mostrou à escola que é possível desenvolver aulas práticas, com ou sem a presença de laboratório e usando materiais específicos; estimulou a observação, o raciocínio e a conclusão de todo um processo experimental; e criou em sala de aula um ambiente descontraído, de amizade e de alegria. Os alunos realizam o experimento, observam os fenômenos ocorridos e tentam explicá-los através de hipóteses, conforme o método científico Terminado os experimentos, os alunos redigem, em “fichas de observação”, sobre o que observaram e a interpretação dos resultados. Estabelecem, também, relações entre o fenômeno observado e os fatos vivenciados no seu cotidiano Agradecimentos Os monitores avaliam as fichas de observação dos alunos, e constroem gráficos (Figuras 1 e 2) que apontam o desenvolvimento dos alunos a cada visita Escola Estadual Deputado Leonardo Barbieri