Equipe responsável pela produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
AULA SIMULADA LDP.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
O Aluno a Distância.
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
1 SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino à distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Portfólio de matemática
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Treinamento do Microsoft® Word 2010
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Desenvolvimento de Pessoas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Introdução ao conceito de Multiplicação
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Experiências das Três Leis de Newton
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
Curso sobre Revista.
Forma Canônica e Definições
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Aplicativos Web – Web Design
Equipe responsável pela produção
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Objetos de aprendizagem
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
FABIANA DE PAULA PEREIRA
Equipe responsável pela produção
Acesse o site da escola e veja o link com as regras e dicas completa.
Webquest Matemática EMEF GUIDO ARNOLDO LERMEN CICLOS DE FORMAÇÃO
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Questões sobre quatro quadrados
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Debate inicial Quem colocou em prática a escuta empática na última semana? Como foi?
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Equipe responsável pela produção
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Criando Portfólio Virtual. O que é um portifólio? Portfólio é uma coleção, pessoal e organizada, dos trabalhos, das construções e das descobertas que.
Transcrição da apresentação:

Equipe responsável pela produção AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Produtor: Ana Cristina Corrêa Produtor/Revisor da aula: Anna Lucia Vieira de Almeida (Out/2014) Coordenador (a) de disciplina: Cristina Rossi Equipe responsável pela produção Disciplina Ano Aula número Educação Física 6° Ano 1 Tema da Aula Digital Jogos cooperativos. Valor: Cooperação e Solidariedade na cultura da paz

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Competência: Cognitiva. Habilidade:  Identificar a dança como uma linguagem que atende a determinados grupos sociais em função de sua diversidade. Referencial Teórico <http://www.jogoscooperativos.com.br/jogos.htm> <http://ludiconaeducacao.blogspot.com/2008/05/jogos-cooperativos.html> <http://gestaodeempresasadmt2.blogspot.com/2010/04/importancia-da-cooperacao.html>

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

ATIVIDADE 1: Uma aula diferente! Até o 5° ano do Ensino Fundamental, você aprendeu e praticou Educação Física de diversas maneiras. A partir de agora, vamos aprofundar nossos conhecimentos de uma forma diferente!  Para iniciarmos: você sabe o que é Educopédia? Assista agora a um vídeo que vai ajudar você a entender essa grande novidade! Agora que você sabe o que é a Educopédia, prepare-se para uma aula diferente e divertida! Vamos lá! Bons estudos!

Atividade 1: Uma aula diferente Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente o vídeo aos seus alunos, e durante a apresentação, procure explicar a eles o que é a Educopédia. Mostre que, através da plataforma on-line, eles podem ter acesso às mais variadas matérias e poderão utilizar a plataforma como fonte de estudo. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo apresenta e define a Educopédia e suas funções. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

ATIVIDADE 2: Apresentação inicial Nesta aula, você aprenderá sobre jogos cooperativos e sobre os valores da cooperação e da solidariedade na cultura da paz. Ao final da aula, você estará pronto para: Definir e citar exemplos de jogos cooperativos, compreendendo que se tratam de jogos nos quais o ganhar e o perder são situações que também fazem parte da vida, e que é muito importante saber lidar com elas. Identificar a importância da cooperação para se obter êxito, a importância do conjunto e da participação de todos. Reconhecer a importância dos valores cooperação e solidariedade para se ter sucesso em um jogo esportivo, no trabalho, na escola e na vida de maneira geral.

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas de aplicação dessa atividade Aproveite este momento para apresentar aos alunos o porquê desta aula: fale sobre a importância de um ajudar o outro, mostre a eles que, quando se tem ajuda do outro, os objetivos são alcançados com mais prazer e mais facilidade. Procure explicar o quão importante é manter uma cultura de paz em todos os setores da vida. Tempo de duração da atividade: 2 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

Está difícil solucionar o desafio? ATIVIDADE 3: Pergunta-desafio   Assista aos vídeos, clicando nos ícones abaixo e, em seguida, responda: em todo jogo, nós precisamos competir com o outro? Do que precisamos para alcançar um objetivo comum? Está difícil solucionar o desafio? Fique tranquilo! Ao final da aula, você conseguirá responder a essa questão.

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça aos alunos para assistirem aos vídeos e explique a eles que, ao final da aula, eles saberão responder às perguntas-desafio. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Utilize os vídeos como forma de apresentação do tema e como um ponto de partida para a reflexão sobre o que será abordado na aula. Tempo de duração da atividade: 3 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

ATIVIDADE 4: Por que isso é importante? Sempre buscamos nos divertir e ser solidários. Além disso, o ser humano por natureza gosta de jogos. Mas será que existe a necessidade de sempre haver um vencedor? Através dos jogos cooperativos pode-se trabalhar com um objetivo comum a todos, sem que haja competição. Esses jogos contribuem para o aumento da cooperação no grupo e oferecem as mesmas oportunidades de jogar para todas as pessoas. Normalmente não há perdedores, pelo contrário, todos ganham. Mesmo sem a competição, o jogo não perde o interesse, pois são feitas atividades dinâmicas e que exigem apenas respeito entre os participantes. Tenho certeza de que vocês irão se divertir bastante na aula de hoje!

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Justifique para os alunos a importância da aula de hoje. Mostre a eles de que forma um jogo cooperativo, no qual não haja vencedores e vencidos, pode ser aplicado ao dia a dia. Tempo de duração da atividade: 2 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

ATIVIDADE 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Teste seus conhecimentos realizando as atividades abaixo. 1) O fato de o participante de um jogo atuar junto com outro, procurando ajudá-lo, significa que ele possui: a) participação. b) cooperação. c) competição. d) eliminação. 2) O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo, aplicá-las em um grupo e tentar chegar a um: a) objetivo comum. b) objetivo individual. c) objetivo de ganhar sempre. d) objetivo de competir sempre.

ATIVIDADE 5: Educoquiz 1 3) Levando-se em conta o que você sabe, pense em uma situação em que uma professora de Educação Física pede que seus alunos formem um círculo com 19 cadeiras para 20 participantes. Os assentos ficam voltados para fora. Ela coloca uma música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música para, cada um senta em uma cadeira. Um participante sobra e sai da brincadeira. A professora tira uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira. Esse jogo, de acordo com as suas características, pode ser considerado como um _______________________: a) Jogo de Integração; b) Jogo Cooperativo; c) Jogo Competitivo; d) Jogo Inclusivo.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Chegamos ao fim do primeiro momento. Agora, realize um quiz com os alunos, com três perguntas: uma de nível fácil, outra de nível médio e a terceira de nível difícil. Esse quiz é uma anamnese para mensurar o conhecimento que os alunos já possuem sobre o assunto e ver em qual nível eles se encaixam. Gabarito: 1) b 2) a 3) c Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADE 7 a 10 Checagem ATIVIDADE 11

ATIVIDADE 6: Momento de reflexão Você acha possível realizar, na escola, durante as aulas de Educação Física, jogos cooperativos? Conhece mais algum, além da “rede humana” e o de “limpar o lago”, vistos nos slides anteriores? Clique na imagem abaixo e aprenda mais um jogo cooperativo! Reflita e registre em seu caderno digital um exemplo de um jogo cooperativo que poderíamos realizar na aula prática, com a orientação do professor de Educação Física. Vamos lá!

Atividade 6: Momento de reflexão Orientações práticas de aplicação dessa atividade Estimule os alunos a pensarem de que forma eles organizariam um jogo cooperativo para ser aplicado na aula prática. Para isso, oriente-os a utilizar o caderno digital. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Apresente, antes da atividade, mais uma sugestão de jogo cooperativo. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

Desenho feito individualmente com um pedaço de barbante ATIVIDADE 7: Desenho com barbante Este é o nome de um jogo cooperativo, em que cada um pega um pedaço de barbante e faz um desenho. Todos veem o desenho feito pelo colega. O desafio final é que todos em círculo unam seus barbantes com nós e juntos construam uma única figura! Um trabalho de equipe! Experimente fazer a atividade com seus colegas de turma, com a orientação do professor de Educação Física. Desenho feito individualmente com um pedaço de barbante

Atividade 7: Desenho com barbante Orientações práticas de aplicação dessa atividade Dê aos alunos um pedaço de barbante com 2 palmos e peça a eles para fazerem um desenho com o barbante. Depois, junte a turma em um círculo e peça a todos para fazerem uma única figura. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Inicialmente em fileiras e depois em círculo.

ATIVIDADE 8: Passando o bambolê Todos ficam em um grande círculo e precisam passar o bambolê entre o grupo. Entretanto, não pode soltar as mãos! Ao sinal do professor, a pessoa que estiver com o arco irá para o centro da roda, formando um novo círculo com os colegas que forem saindo da roda maior! Essa atividade também pode ser realizada com dois bambolês ou mais!

Atividade 8: Passando o bambolê Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique e apresente aos alunos mais um jogo cooperativo: o do bambolê. Mostre a eles que quem for saindo vai formando um outro círculo. Ninguém sai da brincadeira. Se possível, realize a atividade na sala com os alunos. Tempo de duração da atividade: 6 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras, caso seja feita apenas a apresentaçã, ou em círculo, caso seja feita.

ATIVIDADE 9: Futebol de olhos vendados Trata-se de um jogo de futebol. Porém, este é realizado em dupla de mãos dadas, sendo que um da dupla fica de olhos vendados com um lenço e o outro serve de guia para o colega. Agora vamos conhecer outros jogos cooperativos? É só clicar no ícone abaixo!

Atividade 9: Futebol de olhos vendados Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique aos alunos como se joga o futebol em duplas, no qual um dos jogadores de cada dupla está de olhos vendados. Ressalte a importância do trabalho de equipe e da confiança mútua. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Peça aos alunos para lerem o texto que mostra outros jogos cooperativos que podem ser aplicados. Tempo de duração da atividade: 6 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

ATIVIDADE 10: Características dos jogos cooperativos Participa-se do jogo independente de habilidade. Compete-se com o outro. Confia-se no outro. Só participam os mais habilidosos. O perdedor fica de fora do jogo. É divertido para todos. a) b) Agora responda em seu caderno digital, em qual quadro constam somente características presentes nos jogos cooperativos. Em seguida, clique na palavra resposta e veja se acertou! Há o envolvimento de todos no jogo. Só a vitória importa. Existe a colaboração de todos. c)

Atividade 10: Características dos jogos cooperativos Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça aos alunos para responderem, no caderno digital, em qual dos quadros apresentados constam as principais características dos jogos cooperativos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link apresenta a resposta correta. Peça ao aluno para verificar. Tempo de duração da atividade: 3 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

Realize o quiz abaixo e teste seus conhecimentos! Vamos lá! ATIVIDADE 11: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Realize o quiz abaixo e teste seus conhecimentos! Vamos lá! Em uma aula de Educação Física, três alunos foram chamados pelo professor para escolherem os colegas que iriam compor seus times. Foram formados 3 times de 5 alunos e o restante ficou de fora do futebol. Pode-se dizer que este não é um jogo __________, porque ___________. a) cooperativo / não houve o envolvimento de todos. b) competitivo / não houve o envolvimento de todos. c) cooperativo / houve o envolvimento de todos. d) competitivo / houve o envolvimento de todos. 2) Há um jogo chamado rede humana, que pode ser utilizado no aprendizado do voleibol, pois consiste em dois times de alunos que tentam fazer com que a bola caia no chão do lado adversário, e um 3º time que representa a “rede humana”, a qual intercepta a bola. Com isso, em vez de sair do jogo, o 3º time troca de lugar com o time que deixa a bola ser interceptada. Este jogo pode ser considerado: a) Competitivo. b) Cooperativo. c) Eliminatório. d) Classificatório.

ATIVIDADE 11: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? 3) A alternativa em que só constam jogos cooperativos é: a) Desenhando com barbante / Batatinha quente. b) Limpar o lago / Presente surpresa. c) Passando o bambolê / Futebol. d) Rede humana / Voleibol. 4) Sabendo que jogos cooperativos têm como objetivo a cooperação de um com o outro, marque a alternativa na qual temos outras características desses jogos: É preciso habilidades específicas para jogar. Um precisa ganhar e outro perder. Ajudar e confiar no outro. Quem perde sai do jogo.

Atividade 11: Educuquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilize esta atividade para aferir o que os alunos aprenderam até aqui. Há quatro perguntas no total, a partir das quais é possível conferir o que os alunos aprenderam até aqui. Gabarito: 1) a 2) b 3) b 4) c Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADE 12 a 16 Checagem ATIVIDADE 17

ATIVIDADE 12: Construindo uma definição... Nesta atividade, vamos criar juntos uma definição para jogos cooperativos. Para isso, formem grupos de 4 alunos e debatam entre si. Em seguida, clique no ícone abaixo para ver se a definição do seu grupo é parecida com a que oferecemos. Agora, leia o texto abaixo e reflita… “A diferença principal entre Jogos Cooperativos e Competitivos é que nos Jogos Cooperativos todo mundo coopera e todos ganham, pois tais jogos eliminam o medo e o sentimento de fracasso. Eles também reforçam a confiança em si mesmo, como uma pessoa digna e de valor.”  Terry Orlick

Atividade 12: Construindo uma definição... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça aos alunos para construírem, em grupo, uma definição de jogos cooperativos, com base em tudo o que foi visto na aula de hoje. Depois, leia com eles uma definição que apresentamos como sugestão e confira as respostas dos alunos. Se preciso, promova um debate, comparando as definições apresentadas. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O link apresenta uma sugestão de definição e o exemplo de um jogo cooperativo (limpar o lago). Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

É só clicar no ícone abaixo! ATIVIDADE 13: Cooperação Colaborar, auxiliar e ajudar são sinônimos de cooperação. Um valor muito importante, pois para que se consiga alcançar determinados objetivos em um jogo, no trabalho e na vida, é preciso que haja a união e a colaboração entre as pessoas. Afinal, nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos! Vejam agora um vídeo que fala sobre a importância de não desistirmos de nossos objetivos, mas que para atingi-los é importante contarmos com o outro! É só clicar no ícone abaixo!

Atividade 13: Cooperação Orientações práticas de aplicação dessa atividade Apresente aos alunos a definição de cooperação. Procure fazer um link com o que vimos até aqui na aula. Mostre a eles como é importante haver cooperação para alcançar objetivos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem O vídeo apresenta fotos de cooperação e trabalho de equipe. Tempo de duração da atividade: 4 minutos. Organização da sala de aula: Em grupos.

ATIVIDADE 14: Solidariedade Este valor está relacionado ao valor abordado anteriormente, pois não há como falar em solidariedade sem pensar em cooperação. Cooperando e ajudando uns aos outros, podemos construir um mundo melhor. Se temos de esperar,  que seja para colher a semente boa  que lançamos hoje no solo da vida.  Se for para semear,  então que seja para produzir  milhões de sorrisos,  de solidariedade e amizade. Cora Coralina

Atividade 14: Solidariedade Orientações práticas de aplicação dessa atividade Explique ao aluno a importância desse valor dentro da sociedade. Deixe claro que, através da solidariedade, todos podemos viver melhor. Continue mostrando a relação da solidariedade com o tema da aula. Converse com os alunos e mostre que ela é fundamental para o engrandecimento do homem. Mostre-lhes que pequenos gestos, como ceder lugar no ônibus, são exemplos desse valor na prática. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use o link e as imagens para que os alunos façam uma reflexão sobre a importância de ser solidário. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Em círculo.

ATIVIDADE 15: Ser solidário é bom! Clique no ícone, reflita e converse com seus colegas sobre o texto.

Atividade 15: Ser solidário é bom Orientações práticas de aplicação dessa atividade Agora peça aos alunos para fazerem uma reflexão sobre o texto e as fotos apresentadas no slide, mostre a eles como ser solidário faz bem e ajuda a nos sentir melhor. Promova um debate com eles, sobre o que eles leram e refletiram. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Em grupos.

ATIVIDADE 16: Vamos nos divertir um pouco? Agora você irá montar um quebra-cabeça cuja imagem está ligada aos valores abordados anteriormente! Cooperação e Solidariedade É só clicar no ícone e montar o quebra-cabeça!

Atividade 16: Vamos nos divertir um pouco? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Deixe que os alunos montem um quebra-cabeça cuja imagem está relacionada aos valores da aula de hoje. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use o link para que os alunos montem o quebra-cabeça. Tempo de duração da atividade: 3 minutos. Organização da sala de aula: Em grupos.

ATIVIDADE 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Reflita sobre o que você aprendeu até aqui e teste seus conhecimentos no Educoquiz. Ao ler a frase “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”, percebe-se que ela se aplica ao seguinte valor abordado na aula de hoje: Exclusão. Competição. Cooperação. Individualismo. 2) Observe a imagem abaixo e responda a qual valor abordado na aula de hoje ela se refere: Tristeza. Insegurança. Solidariedade. Problema socioeconômico.

ATIVIDADE 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? As imagens abaixo retratam muito bem a ___________, ou seja, um dos valores abordados na aula de hoje. Exclusão. Eliminação. Competição. Cooperação.

ATIVIDADE 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? 4) Em qual alternativa constam apenas características presentes nos jogos cooperativos? Participam apenas os mais habilidosos. O perdedor fica de fora do jogo. É divertido para todos. b) Participa-se do jogo, independente de habilidade. Compete-se com o outro. Confia-se no outro. c) Há o envolvimento de todos no jogo. Só a vitória importa. Existe a colaboração de todos. d) É divertido para todos. Vencer é o mais importante. Compete-se com o outro. 5) Faça uma rápida leitura, clicando na palavra em destaque TEXTO e, em seguida, veja em qual alternativa consta os valores abordados no texto: ajuda / solidariedade. competição / vencer sempre. exclusão / sem participação de todos. desconfiança / participação dos mais habilidosos.

Atividade 17: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas de aplicação dessa atividade Utilize esse momento para aferir novamente o que os alunos aprenderam na aula de hoje. Há cinco questões de diferentes níveis. Peça-os para responderem às perguntas. Gabarito: 1) c 2) c 3) d 4) b 5) a Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio do aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 18

ATIVIDADE 18: Você está sendo desafiado Chegou o momento de você criar um jogo cooperativo e apresentá-lo na quadra aos colegas com a orientação do professor de Educação Física. Utilize toda a sua criatividade! Se precisar, reveja as atividades anteriores!

Atividade 18: Você está sendo desafiado Orientações práticas de aplicação dessa atividade Desafie os alunos a montarem um jogo cooperativo. Depois peça a eles para apresentarem esse jogo na quadra. Estimule-os a usar a criatividade e os conhecimentos adquiridos na aula de hoje. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Em grupos.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 19 Resumo ATIVIDADE 20 Próximo tema ATIVIDADE 21

ATIVIDADE 19: Construindo um resumo Agora que você já tomou conhecimento de que existem jogos que são cooperativos e da importância de se cooperar e ser solidário com os outros, elabore uma lista em seu caderno de até 10 palavras ou expressões que foram trabalhadas nessa aula. Em seguida, organize essa lista em uma ordem crescente de acordo com o seu aprendizado.

Atividade 19: Construindo um resumo Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça aos alunos para elaborarem uma lista com as palavras que eles consideram importantes e que foram utilizadas na aula de hoje. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

ATIVIDADE 20: Educossíntese Veja se você citou em sua lista ao menos 5 palavras que aparecem nos 10 pontos destacados no site presente no ícone abaixo. Se suas palavras não foram citadas na página presente no ícone, discuta com seus colegas e verifique se elas se relacionam à aula.

Atividade 20: Educossíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Peça aos alunos para conferirem se a lista que eles fizeram contém os itens do link, no qual foram utilizadas palavras-chave para uma melhor compreensão da aula de hoje. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Use o link para conferir com os alunos as palavras e termos da atividade anterior. Peça-os para ver se acertaram pelo menos 5 das 10 sugestões dadas. Caso contrário, leve-os a uma reflexão através de debate. Tempo de duração da atividade: 5 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

Jogos populares na escola ATIVIDADE 21: Na próxima aula… Você aprenderá sobre jogos populares e também sobre os seguintes valores: diversidade e integração! Vamos descobrir o que são jogos populares? Assista aos vídeos abaixo e em seguida responda aos seguintes questionamentos: Quais são os jogos populares que existem? Como podemos jogá-los? Até a próxima aula! Jogos populares na escola Vamos jogar damas agora? É só clicar no ícone e em seguida na palavra standard. Utilize o mouse para mover as peças!

Atividade 21: Na próxima aula... Orientações práticas de aplicação dessa atividade Passe para os alunos o tema que será abordado na próxima aula: Jogos populares na escola e os valores diversidade e integração. Veja com eles o vídeo apresentado e peça para elaborarem alguns questionamentos sobre o tema da próxima aula. Por fim, deixe os alunos jogaram um pouco de damas. Tempo de duração da atividade: 8 minutos. Organização da sala de aula: Em fileiras.

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que extrapolem o conteúdo digital Monte com os seus alunos uma gincana, na qual uma das tarefas seja que as equipes tragam alimentos não perecíveis e/ou vestimentas em bom estado, que não sejam utilizadas mais. Depois, leve-os a alguma instituição da comunidade, como orfanato, asilo ou igreja. PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Peça aos alunos para refletirem sobre a solidariedade no dia a dia. Estimule-os a praticar um ato de solidariedade e depois a fazerem uma redação sobre esse ato.