AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portfólio de Matemática 3ºTrimestre
Advertisements

APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
NÚMEROS RACIONAIS FRACÇÕES
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Professora: Isabel Cristina Lima
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Professora Camila C. Souza – Matemática – 21/03/09
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
MACS Análise, representação e redução de dados..
Apropriação de Resultados
O conteúdo.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Sonia Regina de Souza Guedes
CONCEPÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
ASSUNTO 2 1.
Percepção do Espaço Pela Criança
Operações com frações (semana 9).
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Frações e porcentagens
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Funções Caderno de Exercícios 2ª aula Nome
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
O que são? (clique para passar os slides)
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Prática de Ensino em Matemática II Aula 2
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Equipe responsável pela produção
Frações e porcentagens
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Potenciação an = a . a . a a (a ≠ 0) n fatores onde: a: base
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Como elaborar um plano de aula
Objetos de aprendizagem
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
A linguagem dos números
Equipe responsável pela produção
Por que o jornal na escola?
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
Equipe responsável pela produção
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Unidade 1.2 – Frações, MMC e MDC
Matemática Renato Tognere Ferron.
Relógio(formação da horas, minutos, segundos)
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema
MATEMÁTICA Ensino Fundamental , 6º ano
A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Coordenação Eduarda Cristina Lima Produtor/a da aula Andréia Braga Pinheiro Disciplina Ano Aula número Matemática 7.º 4 Tema da Aula Digital Números racionais

Competências e Habilidades envolvidas PARÂMETROS DIDÁTICOS Competências e Habilidades envolvidas Reconhecer as diferentes representações de um número racional. Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do Sistema de Numeração Decimal, identificando a existência de “ordens” com décimos, centésimos e milésimos. Identificar frações equivalentes. Referencial Teórico BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino de 6.º ao 9.º ano. Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997. CASTRUCCI, Giovanni; GIOVANN JR., José Ruy. A conquista da matemática. São Paulo: FTD, 2009. GUELLI, Oscar. Matemática, uma aventura do pensamento. São Paulo: Ática, 2009. IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo; MACHADO, Antônio. Matemática e realidade. São Paulo: Atual, 2009.

PRIMEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Revisão ATIVIDADE 1 Apresentação ATIVIDADE 2 Pergunta-desafio ATIVIDADE 3 Justificativa ATIVIDADE 4 Diagnóstico ATIVIDADE 5

Atividade 1: Relembrando Na aula anterior, você estudou OPERAÇÕES EM Z: ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO Você aprendeu a - reconhecer e interpretar adição e subtração de números inteiros. A subtração como adição de um número oposto a outro; efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações adição e subtração; reconhecer, interpretar e resolver problemas com números inteiros, envolvendo diferentes significados das operações adição e subtração. Clique na imagem e realize os exercícios propostos. Na cidade do Rio de Janeiro, num dia de verão, pela manhã, os termômetros marcavam 27º. À tarde, a temperatura subiu 12º, registrando a máxima do dia. A quantos graus chegou a temperatura nesse dia?

Atividade 1: Relembrando Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), esta atividade inicial, embora possa parecer óbvia para os alunos, é o ponto de partida para efetuarmos operações com números inteiros. O objeto de aprendizagem apresenta exercícios com o mesmo objetivo: garantir que o aluno desenvolva o raciocínio lógico e fixe a aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_-p4koynNTGI/TSET9RXR3JI/AAAAAAAABYQ/uJWbCibvqMs/s1600/riodejaneiro.jpg Link utilizado: http://profteculoramos.blogspot.com.br/2012/02/exercicios-de-adicao-e-subtracao-de.html Desenvolvimento da atividade Temperatura inicial : 27º Elevação durante o dia: 12º Temperatura final: 27º +12º= 39º Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

Atividade 2: Apresentação inicial Nesta aula, você vai aprender: Números racionais. Ao final da aula, você estará pronto para: verificar a necessidade de ampliação do conjunto Z com a criação de uma nova categoria de números; escrever o conjunto Q dos números racionais relativos; identificar os conjuntos N e Z como subconjuntos de Q; realizar atividades lúdicas para o trabalho com números racionais. Valber, um aluno do 7.º ano, sugeriu aos seus colegas que 2/5 do dinheiro arrecadado pela turma numa festa da escola fosse doado a uma creche vizinha. Assim, a creche poderia comprar materiais de primeira necessidade como leite e fraldas. Que número decimal representa esse número? Clique na imagem e assista a um vídeo.

Atividade 2: Apresentação inicial Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor (a), neste estudo, é fundamental compreender que números racionais podem ser escritos sob a forma de fração. É importante que os alunos realizem atividades em que fique clara esta relação. O objeto de aprendizagem apresentado é um vídeo explicativo que ajudará na compreensão do tema abordado. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_bz5cqebwa7Q/SwNgPK0Tn9I/AAAAAAAAAOM/momnJYMy96g/s320/n%C3%BAmero+racional.JPG Link utilizado: https://www.youtube.com/watch?v=fjKTwPbGeh0 Desenvolvimento da atividade O número 2 pode ser obtido dividindo-se 5 o numerador (2) pelo denominador (5). O resultado obtido é 0,4. Na reta numérica, está localizado entre 0 e 1. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

Atividade 3: Pergunta-desafio Está lançado o desafio! Observe a imagem abaixo, leia atentamente as informações e tente encontrar a solução para este desafio. De acordo com um levantamento feito pela Prefeitura, 1 da população que compareceu às 3 praias cariocas para a festa da virada do ano era de turistas estrangeiros. Isso pode ser um indicativo de que o turismo voltou a crescer devido à sensação de segurança experimentada com a pacificação de comunidades anteriormente tidas como violentas. Sabemos que, somente em Copacabana, o público esperado era de aproximadamente 2 100 000 pessoas. Sendo assim, qual era o número de turistas estrangeiros esperado? Está difícil solucionar o desafio? Fique tranquilo, ao final desta aula, você estará apto a responder a esta questão!

Atividade 3: Pergunta-desafio Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), faça uma revisão, com seus alunos, sobre o que vem a ser o conjunto dos números naturais e inteiros. Explique o que vem a ser o conjunto dos números racionais. Se possível, utilize a representação, na reta numérica, com exemplos diversos de números racionais Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/-rBbcP6Cn5c4/UNDyS_vZkFI/AAAAAAAAMUg/Tns-2GjFyEc/s1600/passagem-de-ano-2013.jpg Desenvolvimento da atividade Público total: 2 100 000 pessoas Turistas estrangeiros: 1/3 Logo: 1/3 de 2 100 000 = 2 100 000 / 3 Total de turistas estrangeiros = 700 000 Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

Atividade 4: Por que isso é importante? Por isso, nesta aula você conhecerá mais sobre NÚMEROS RACIONAIS. O conjunto formado pelos números que podem ser escritos como o quociente de dois números inteiros, com divisor diferente de zero, é denominado conjunto dos números racionais e é representado pela letra Q (originada da palavra quociente). Todo número racional relativo pode ser escrito na forma a, com a e b inteiros e b ≠ 0. b - 4/3, -1, -1/2, 0, 2/3, 5 Observe o conjunto: Agora, responda: Entre os elementos do conjunto acima, quais pertencem ao conjunto dos números racionais? E quais são números racionais não negativos? Clique na imagem acima e faça as devidas comparações com números racionais.

Atividade 4: Por que isso é importante? Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), incentive seus alunos a conhecer o universo dos números racionais, reforçando o conceito dos números naturais e inteiros. Ressalte também que uma dízima periódica é também um número racional. Estimule-os a acessar o objeto de aprendizagem mencionado e a resolver a questão proposta, de modo a desenvolver o raciocínio lógico e reforçar a noção de números racionais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo/conjunto(1).jpg Link utilizado: http://pbskids.org/cyberchase/math-games/melvins-make-match/ Desenvolvimento da atividade Todos pertencem ao conjunto dos números racionais, pois podem ser escritos na forma a / b. Os números racionais não negativos são: 0, 2/3 e 5. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Antes de iniciar o conteúdo da aula, vamos ver o que você já sabe sobre o assunto. Questão 1 Na madrugada do dia 3 de janeiro de 2013, uma forte chuva caiu sobre o estado do Rio de Janeiro, deixando muitos desabrigados. Para obter maiores informações, clique aqui. A defesa civil registrou que, em apenas um bairro da costa verde, 1 da população ficou 5 Desabrigada. Se o total de moradores era de 2 500, quantos foram os desabrigados? 5 pessoas. 50 pessoas. 500 pessoas. 5.000 pessoas. Gabarito: (C)

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Questão 2 Juliana e seus pais viajaram nas férias. Antes da viagem, encheram o tanque de combustível. Na primeira parada, constataram que tinham gasto apenas a quarta parte da capacidade do tanque. Que fração corresponde à quantidade de combustível consumida? 3 4 (B) 2 (C) 1 (D) 4 Gabarito: (C)

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Questão 3 Márcia e seu irmão estão representando, na figura abaixo, uma corrida em uma estrada assinalada em quilômetros. Márcia marcou as posições de dois corredores com os pontos A e B. Esses pontos representam que os corredores já percorreram, respectivamente, em km: 0,25 e 10. 4 0,3 e 2,75. 0,4 e 1. 2 (D) 0,5 e 1 3. Gabarito: (D)

Feedback Corretivo – Educoquiz 1 II I A) A resposta correta é 1/4, alternativa C. Fique atento! B) A resposta correta é 1/4, alternativa C. Fique atento! C) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 1 /4. D) A resposta correta é 1/4, alternativa C. Fique atento! A resposta correta é 500 pessoas. Alternativa C. Fique atento! Parabéns, você acertou! A resposta correta é 500 pessoas. III A) A resposta correta é 0,5 e1 3 , alternativa D. Fique atento! 4 B) A resposta correta é 0,5 e1 3 , alternativa D. Fique atento! C) A resposta correta é 0,5 e1 3 , alternativa D. Fique atento! D) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 0,5 e 1 3 .

Desenvolvimento das questões do Educoquiz 1 Questão 1 Total de moradores: 2 500 Desabrigados:1/5 Valor correspondente: 2 500 = 500 5 Questão 2 A quarta parte da capacidade de um tanque de combustível representa 1/ 4. O que corresponde a 25% da capacidade do tanque de combustível. Questão 3 O ponto A está localizado na metade da distância entre 0 e 1, portanto, representa 1/2 ou 0,5. O ponto B está localizado próximo a 2. Logo, a resposta mais adequada será 1 3. 4 Transformando este número misto em fração imprópria, teremos: (4x1) + 3 = 4 +3 = 7 = 1,75 4 4 4

Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), estas atividades visam a identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, além de proporcionar uma revisão de conteúdos como números mistos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_JQy3J9nXhCc/TTBJCHA-MaI/AAAAAAAABEI/0mVZkPSevzg/s1600/enchentes%2Brio2.jpg Link: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/chuva-deixa-cem-desalojados-em-xerem-no-rj.html (questão 1) http://4.bp.blogspot.com/_lGNd5hBDf-M/TSxwTftItDI/AAAAAAAABBI/RBk66D6OHFc/s1600/viagem%2Bde%2Bf%25C3%25A9rias%2Bcom%2Ba%2Bfam%25C3%25ADlia.jpg (questão 2) http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_69/11519400912vJR1S.jpg (questão 3) Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

SEGUNDO MOMENTO DA AULA DIGITAL Reflexão ATIVIDADE 6 Construção do conhecimento superficial ATIVIDADES DE 7 a 9 Checagem ATIVIDADE 10

Atividade 6: Momento de reflexão Você já ouviu falar em Números Racionais? Se queremos achar a imagem geométrica do número racional 5 , que é maior que 1, 2 primeiro transformamos a fração imprópria 5 em número misto. sentido positivo sentido negativo + - 5 2 Transformando: 5 = 2 1 Em seguida, marcamos um 2 segmento de comprimento 2 unidades mais 1 unidade, a partir do 0 para a direita. A professora do 7º ano, após ensinar como encontrar uma fração imprópria na reta numérica, lançou um desafio: pediu aos alunos que transformassem o número misto 3 1 em fração imprópria. Você consegue? 4

Atividade 6: Momento de reflexão Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), este momento é muito importante. Os alunos, geralmente, encontram dificuldades ao estudar este tema. Faça bastante exercícios com eles e incentive-os a ir ao quadro branco para resolvê-los. Muitos alunos gostam desse tipo de atividade e a aula pode se tornar mais dinâmica. Desenvolvimento da atividade Transformando 3 1 em fração imprópria, faremos: 4 (3x4)+1 = 12 +1 = 13 4 4 4 Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://4.bp.blogspot.com/_ny-b3q8Cmg0/TU8HVKd9y4I/AAAAAAAAAdk/IrsDRWhh004/s1600/NumReta.png http://3.bp.blogspot.com/_RlnpTTgWGRU/Rn_NBHI9vhI/AAAAAAAAAIc/SpomeSeaJt8/s320/professora.gif Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Semicírculo.

Atividade 7: Números racionais – comparação de números racionais Marta deu ao seu irmão 3 de 5 de chocolate preto. Deu 4 de uma barra de chocolate branco do mesmo tamanho para sua irmã. Qual deles ganhou o menor pedaço? Qual é maior, 3 7 ou 5 ? Qual é o maior, 2 3 ou - 5 ? 2 Temos – 5 ˂ 0 e 0 ˂ 2, então - 5 ˂ 2 e 2 > - 5 2 3 2 3 3 2 As frações 3 e 5 são positivas e têm o mesmo denominador (7). 7 7 Então, a maior é a que tem o numerador maior, no caso 5 . 7 Nas frações negativas, a maior delas será a que tiver o menor valor absoluto. 1 > - 11 3 3

Atividade 7: Números racionais – Comparação de números racionais. Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), demonstre, em sua aula, situações semelhantes ao que foi apresentado, para que o aluno aprenda a realizar este tipo de comparação. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://www.google.com.br/imgres?q=desenho+de+boneco+falando&hl=pt-BR&tbo=d&biw=1366&bih=667&tbm=isch&tbnid=T2_f5VEJgABAgM:&imgrefurl=http://recado.info/recados/desenhos-de-bonecos&docid=Hs3jG0apm-shlM&imgurl (imagem adaptada) Desenvolvimento da atividade Irmão: 3/5 de chocolate preto. Irmã: 4/5 de chocolate branco. O menor pedaço é o de menor numerador, ou seja: 3 < 4 , porque 3 < 4. 5 Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

Atividade 8: Números racionais – frações com denominadores diferentes Em caso de frações com denominadores diferentes, para compará-las é preciso reduzi-las ao mesmo denominador. Clique na imagem abaixo e acesse um jogo educativo. Observe as frações: 5 e 7 4 3 Para compará-las, o primeiro passo é reduzi-las ao mesmo denominador, calculando o mmc entre eles. mmc (4,3) = 12 Logo temos: 15 e 28 12 12 Sendo assim: 15 < 28 ou 5 < 7 12 12 4 3 Coloque em ordem crescente os números: 5, 2 e 1 2 3 5

Atividade 8: Números racionais – Frações com denominadores diferentes Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), relembre com os alunos como se calcula o menor múltiplo comum (mmc). Fale de frações equivalentes e estimule-os a acessar o jogo, que se constitui em um facilitador da aprendizagem. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/_VU5-1NYcui8/S-R4uuz9deI/AAAAAAAAABY/fQ7znPhJZiE/s1600/imagem.bmp Link utilizado: http://jamit.com.au/htmlFolder/app1006.html Desenvolvimento da atividade Colocando em ordem crescente: Temos apenas um número negativo: -5 . Então, ele é o 2 primeiro a se colocado em ordem crescente, por ser o menor. Comparando: 2 e 1 3 5 mmc (3 e 5): 15 10 e 3 (10 > 3) 15 15 2 > 1 ou 1 ˂ 2 3 5 5 3 Conclusão: -5/2, 1/5 e 2/3 Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Em duplas.

Atividade 9: Números racionais – módulo ou valor absoluto Módulo ou valor absoluto do número racional + 2 é 2 . 5 5 Indica-se: + 2 = 2 5 5 Módulo ou valor absoluto do número racional -3 é 3 . 10 10 Indica-se: -3 = 3. 10 10 Quando dois números racionais relativos, um positivo e outro negativo, têm o mesmo módulo, são chamados números opostos ou simétricos. Clique na imagem abaixo e aprenda mais sobre o assunto!!! Na aula de Matemática sobre números racionais, foi feita a seguinte pergunta: quais números racionais possuem módulos equivalentes a 0,7?

Atividade 9: Módulo ou valor absoluto Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), esta aula é rica em detalhes que devem ser explorados. O entendimento de valores modulares contribuirá para a solução de algumas situações-problema. O objeto de aprendizagem apresenta uma explicação que ajuda a reforçar os conhecimentos adquiridos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://belasimetrias.files.wordpress.com/2008/02/imagem2.png Link utilizado: http://pt.scribd.com/doc/72370929/7/MODULO-OU-VALOR-ABSOLUTO-DE-UM-NUMERO-RACIONAL Desenvolvimento da atividade São dois os números racionais que possuem módulo igual a 0,7: -0,7 e +0,7 |-0,7| = 0,7 |+0,7| =0,7 Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? O que você aprendeu até aqui? Agora que você já estudou alguns conceitos sobre Números racionais, teste o que você aprendeu até aqui. Questão 1 A piscina da casa de Ivete tem 16 000 litros e estava cheia. Ontem, para tratar a água da piscina, seu avô ligou a bomba e colocou produtos químicos na água. Ao final da limpeza, verificou que tinha desperdiçado 1 deste total. Quantos litros foram desperdiçados? 10 (A) 16 litros. (B) 160 litros. (C) 1 600 litros. (D) 16 000 litros. Gabarito: (C)

Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 2 A imagem abaixo representa o piso da quadra de uma escola de samba. Que número decimal representa a parte pintada de verde? 0,8 (B) 0,7 (C) 0,6 (D) 0,5 Gabarito: (D)

Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 3 Uma loja de autopeças fica com 65% do valor dos produtos vendidos. Os 35% restantes são referentes aos impostos pagos sobre circulação de mercadorias e comissão dos vendedores. Podemos representar 65% pelo número decimal 0,65. Marque a alternativa com a representação sob forma de fração. 65 10 (B) 65 100 65_ 1 000 65__ 10 000 Gabarito: (B)

Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Questão 4 O gráfico abaixo mostra o percentual de votos de cada candidato a prefeito de uma determinada cidade. Não houve votos brancos ou nulos. Encontre a opção que indica o candidato que obteve maior número de votos e a representação decimal desse número. Sandra: 0,12 votos. Maria: 0,25 votos. Henrique: 0,28 votos. João: 0,35 votos. Gabarito: (D)

Feedback Corretivo – Educoquiz 2 II A) Cuidado! Esta resposta corresponde a 8 / 10. B) Fique atento! O verde e o branco aparecem em mesmo número de retângulos. C) Pense bem! Releia a questão e anote os dados que ela apresenta. D) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 0,5. A) Cuidado! Releia a questão. B) Pense bem! 1/10 é o mesmo que 10% do volume. C) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 1 600 litros. D) Fique atento! 16 000 litros é o volume total. III IV A) Analise o gráfico e releia a questão. B) Atenção! Você deve observar que o total de votos corresponde a 100%. C) Fique atento! Esta não é a resposta correta. D) Parabéns, você acertou! A resposta correta é João – 0,35. A) Fique atento! Faça os cálculos novamente. B) Parabéns, você acertou! A resposta correta é 65/100. C) Atenção! Trata-se de porcentagem. D) Analise esta resposta. Ela está muito distante da realidade do problema.

Desenvolvimento das questões do Educoquiz 2 Questão 1 Volume total: 16 000 litros. 1 / 10 de 16 000 litros 16.000 = 1 600 litros 10 O desperdício foi de 1 600 litros. Questão 2 A quadra da escola possui 16 retângulos. Destes, 8 estão pintados de verde. Logo: 8/16 Simplificando: 1/2 ou 0,5

Desenvolvimento das questões do Educoquiz 2 Questão 3 Fração correspondente aos produtos vendidos: 65 % = 0,65 ou 65 /100 Questão 4 Maior número de votos: João. 35 % = 35 /100 = 0,35

Atividade 10: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui? Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), estas questões têm o objetivo de revisar o que foi ensinado até aqui. Você deve aprofundar estes conhecimentos em sua sala de aula, incluindo atividades relacionadas ao cotidiano, que despertem o interesse do aluno. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://www.concremolde.com.br/piscinas/img/piscina2gd.jpg (questão 1) http://iveteadelinapinheiro.pbworks.com/f/1214705591/sala.JPG (questão 2) http://www.removelautopecas.com.br/photos/dentro-da-loja.jpg (questão 3) http://4.bp.blogspot.com/-t-DAASKcMGA/UDJQFEJwOAI/AAAAAAAAAOE/C8SGlXtHeNQ/s1600/grafico+revisao+de+agosto.jpg (questão 4) Tempo de duração da atividade: 20 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

TERCEIRO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção do conhecimento aprofundado ATIVIDADES DE 11 a 14 Checagem ATIVIDADE 15

Atividade 11: Números Racionais – a vida e a Matemática O Renascimento foi uma época de grande desenvolvimento para a Matemática. Depois da formação do conjunto dos números inteiros, houve a necessidade da sua ampliação. Surgiu, então, o conjunto dos números racionais. Clique na imagem abaixo e monte o quebra-cabeças a partir de números fracionários. Um professor, após uma aula sobre números racionais, solicitou aos alunos que escrevessem quais eram as formas em que a razão entre os números 7 e 2 (ou a razão de 7 para 2) poderia ser expressa. Razão entre dois números positivos a e b é o quociente do primeiro número dividido pelo segundo.

Atividade 11: Números Racionais – A vida e a Matemática. Orientações práticas para a aplicação dessa atividade Professor(a), a Matemática trabalhada de forma contextualizada torna-se facilitadora da aprendizagem, especialmente daqueles alunos que encontram alguma dificuldade. Incentive-os a participar da aula, pergunte sobre o que sabem a respeito do Renascimento e, na sequência, oriente a aula para o seu objetivo, que é a abordagem dos números racionais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://3.bp.blogspot.com/_8ftU47ANYOU/SuS1rRdzmbI/AAAAAAAAAEc/Ud1v5G3qILc/s320/capa1.JPG Link utilizado: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4846 Desenvolvimento da atividade A razão entre 7 e 2 pode ser escrita: - como uma fração: 7 2 - como um quociente indicado: 7: 2 - em notação decimal: 3,5 Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

Atividade 12: Números racionais – grandezas proporcionais A fração representa uma razão entre duas grandezas, isto é, uma comparação entre medidas do mesmo tipo. Assim, com os números racionais, podemos medir e resolver problemas de proporcionalidade, porcentagem e probabilidade, por exemplo. São exemplos de número racionais: - os números inteiros, porque podem ser escritos sob a forma de fração. Exemplo: -16 ou -16/1; um número decimal exato. Exemplo: 0,05 ou 5/100; as dízimas periódicas. Exemplo: 0,333..., que pode ser escrita como o resultado da divisão 1/3. Numa pizzaria, um grupo de amigos pediu uma pizza que custava R$ 40,00. Na hora de pagar a conta, cada um pagaria um valor proporcional ao que consumiu. Marcos comeu uma fatia correspondente a 25 % da pizza. Quanto ele irá pagar? Clique na imagem ao lado e acesse um jogo com frações!

Atividade 12: Números racionais – Grandezas proporcionais. Orientações práticas para a aplicação dessa atividade Professor (a), sempre que possível, contextualize suas aulas. Os alunos ficam mais interessados e a aprendizagem se torna significativa. Converse com eles sobre grandezas proporcionais e porcentagem e incentive-os a jogar o que foi proposto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://www.republicagourmet.com:8080/wp-content/uploads/2012/07/Pizza-pizza-30424279-1024-768.jpg Link utilizado: http://www.softschools.com/math/fractions/games/ Desenvolvimento da atividade Valor da pizza: R$ 40,00 Marcos comeu: 25 % = 25 = 1 100 4 Se cada um pagará um valor proporcional ao que consumiu, Marcos pagará o equivalente a 40 = 10 4 Marcos pagará R$ 10,00. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

Atividade 13: Números racionais – análise de tabela Os dados do quadro a seguir mostram os índices de desemprego de algumas cidades brasileiras num determinado período. As tabelas são utilizadas para organizar informações textuais e numéricas de forma clara e conveniente. Elas representam até mesmo grandes volumes de informações de texto em um formato fácil de ler. Elas são formadas por linhas e colunas. Cidade Índice (%) Bahia + 1,4 Paraná + 5,8 Rio de Janeiro + 5,2 Tocantins - 4,5 Quais as cidades que tiveram os menores índices registrados? Clique na figura e acesse um vídeo em que você aprende a transformar fração em número decimal!

Atividade 13: Números racionais – Análise de tabela Orientações práticas para a aplicação dessa atividade Professor(a), o estudo dos números racionais é abrangente. Através deles, podemos trabalhar leitura de tabelas, porcentagens e dados estatísticos. Em uma única aula, é possível abordar diversos conteúdos sem, contudo, torná-la desgastante. O objeto de aprendizagem apresenta um vídeo que ajuda a fixar os conhecimentos adquiridos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-xUM0AnViyvc/Tz10OTWcLQI/AAAAAAAAOTA/CZFWySOCTQg/s400/desempregados.jpg Link utilizado: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ufoCzQJoDk8 Desenvolvimento da atividade Os menores índices registrados foram em: Tocantins (-4,5) e Bahia (1,4). Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

Atividade 14: Números racionais – representação decimal A representação decimal de um número racional pode ser finita ou infinita. Representação finita: 2 = 0,4 Representação infinita: 7 = 2,333... 5 3 Alguns números racionais podem ser representados por frações decimais em que o denominador é uma potência de 10 com expoente natural. Exemplos: 1 (um décimo), 3 (três centésimos), 1 (um milésimo) e 7_ (sete milésimos). 10 100 1.000 1.000 Conjunto dos números racionais A vendedora de uma loja ganha, de comissão, o equivalente a 1 sobre 10 o valor de suas vendas. Se ela vender R$ 9.500,00, de quanto será sua comissão? Clique na imagem à direita e acesse um jogo!

Atividade 14: Números racionais – Representação decimal Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), no estudo dos números racionais, é importante que os alunos dominem a ideia de representação decimal, bem como de porcentagem. Incentive-os a estudar o assunto e a trazer suas descobertas para compartilhar com os colegas. O objeto de aprendizagem estimula as habilidades individuais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://www.brasilescola.com/upload/e/racionais.jpg (adaptada) http://desenhosaprenderensinar.blogspot.com.br/2011/04/imagens-coloridas-painel-das-profissoes.html Link utilizado: http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?211_enigma_fracoes.swf Desenvolvimento da atividade Valor da venda: R$ 9.500,00 1 de 9 500 = 950 10 Logo, a vendedora receberá uma comissão de R$ 950,00. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Até aqui, você trabalhou com NÚMEROS RACIONAIS. Teste seus conhecimentos, realizando a atividade abaixo. Questão 1 Edgar e Victor pesam, respectivamente, 80 kg e 40 kg. Graças a uma reeducação alimentar, cada um emagreceu 10 kg. Quais razões expressam, respectivamente, quanto cada um perdeu? 1 e 1 8 4 (B) 1 e 1 7 3 1 e 1 6 2 (D) 1 e 1 5 2 Gabarito: (A)

Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 2 No final do ano de 2007, foi descoberta no Brasil a camada do pré-sal. Com isso, nosso país pode se tornar exportador desse líquido tão valioso (saiba mais). Se um poço de petróleo produz 960 barris por dia e outro 240 barris, quantas vezes o primeiro poço produz mais que o outro ? 6 vezes. 5 vezes. 4 vezes. 3 vezes. Gabarito: (C)

Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 3 No dia do lançamento de um prédio de apartamentos, foram vendidos 75% dos apartamentos. Que fração corresponde a esse número? 1 4 2 (C) 3 (D) 4 Gabarito: (C)

Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 4 Para completar um álbum de figurinhas, Jonas contribuiu com 1 delas, Marina com 1 6 3 e Cecília com 3 . Quem contribuiu com mais figurinhas? 4 Cecília. Jonas. Marina Todos contribuíram com a mesma quantidade. Gabarito: (A)

Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Questão 5 Um triângulo possui lados que medem 21 m, 12 m e 31 m. Outro triângulo apresenta lados com 378 m, 504 m e 270 m. Qual a razão entre os perímetros do primeiro triângulo e o do segundo? 1/3 1/6 1/9 1/18 Gabarito: (D)

Feedback Corretivo – Educoquiz 3 II A) Parabéns! Resposta correta! B) Atenção! Observe quantos quilogramas cada um tem, inicialmente. C) Fique atento! Trata-se de razão entre dois números positivos. D) Releia a questão e anote os dados do problema. A) Releia a questão e anote os dados do problema. B) Fique atento! Trata-se de razão entre dois números positivos C) Parabéns! Resposta correta! D) Atenção! Observe que a pergunta refere-se à razão entre duas grandezas. III Cuidado! Quando trabalhamos porcentagem, estamos dividindo por cem. B) Atenção! Releia a questão. C) Parabéns! Resposta correta! D) Fique atento! A pergunta se refere apenas aos apartamentos que foram vendidos.

Feedback Corretivo – Educoquiz 3 A) Parabéns! Resposta correta! B) Cuidado, é preciso reduzir as frações ao mesmo denominador. C) Atenção! É preciso comparar as frações depois de reduzi-las ao mesmo denominador. D) Fique atento! Releia a questão e anote os dados do problema. V A) Atenção! Calcule a razão entre o primeiro e o segundo. B) Cuidado! Perímetro é a soma dos lados. C) Fique atento! Anote os dados de cada triângulo. D) Parabéns! Resposta correta!

Desenvolvimento das questões do Educoquiz 3 Questão 1 Questão 2 Edgar: 80 kg Perdeu 10 kg Logo, perdeu, do seu peso: 10/80 ou 1/8. Victor: 40 kg Logo, perdeu, do seu peso: 10/40 ou ¼. Para descobrir quanto o primeiro poço produz a mais que o segundo, basta calcular a razão entre 960 = 4 240

Desenvolvimento das questões do Educoquiz 3 Questão 3 Apartamentos vendidos: 75 % ou 75 = 3 100 4 Questão 4 É preciso reduzir as frações 1/6, 1/3 e 3/4 ao mesmo denominador. mmc ( 6, 3 e 4): 12 2 , 4 e 9 12 12 Comparando-se as frações: Quem mais contribuiu será o que tiver maior numerador. Logo: 9/12 (Cecília). Questão 5 Perímetro do primeiro triângulo: 64 metros. (21 + 12 +31 = 64 metros) Perímetro do segundo triângulo: 1 512 metros (378 + 504 + 270 = 1 152 metros) Razão entre o primeiro e o segundo: 64 = 1 1 152 18

Atividade 15: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu? Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), o EDUCOQUIZ 3 contém questões simples e complexas. É importante que você enriqueça a aula com outros exemplos e que fique atento ao desempenho de seus alunos para auxiliá-los quando as dúvidas surgirem. Quando trabalham com números racionais, os alunos precisam ter domínio do que são dízimas periódicas, razões, quociente e subconjuntos dos números racionais. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://www.masquinha.jex.com.br/includes/imagem.php?id_jornal=19983&id_noticia=7 (questão 1) http://www.fabiocampana.com.br/wp-content/uploads/2012/07/Precio_Petroleo_Japon.jpg http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/camada-pre-sal-474623.shtml (questão 2) http://images04.olx.com.br/ui/11/95/71/1312808301_237179471_1-Fotos-de--JUNDIAI-CONDOMINIO-ESPLENDIDO-APARTAMENTO-ALTO-PADRaO-87m-a-141m-DUPLEX.jpg (questão 3) http://bimg2.mlstatic.com/16-pacotinhos-de-figurinhas-restart_MLB-F-3141687502_092012.jpg (questão 4) http://www.mondovr.com/fotos4/TRIANG_COLOR.jpg (questão 5) Tempo de duração da atividade: 25 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

QUARTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Desafio ao aluno com atividades complexas de produção ATIVIDADE 16

Atividade 16: Você está sendo desafiado! A seguir, você será desafiado a utilizar seus conhecimentos sobre NÚMEROS RACIONAIS para resolver algumas situações-problema. Dois irmãos, partindo da origem, combinaram caminhar em linha reta, porém em sentidos opostos. Um iria para a direita e o outro para a esquerda, como mostra a imagem abaixo: A distância que um deles percorreu da origem ao ponto A foi de 67,25 metros. Sabe-se que a distância do ponto A ao ponto B corresponde a 7 dessa distância. Calcule a distância do ponto O ao ponto B. 5 B A Clique na imagem ao lado e assista a um vídeo!

Atividade 16: Você está sendo desafiado! Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), esta atividade requer a atenção dos alunos. Eles precisam ser estimulados para que a aula se torne dinâmica e prazerosa. O objeto de aprendizagem apresenta um vídeo que ajudará a fixar os conceitos trabalhados. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://www.imontanha.com/imontanha/send_binary_fotos-noticia-2011.asp?us=1820&id=1820UTbetojoly_g_173244_7747401.jpg&x=270&y Link utilizado: https://www.youtube.com/watch?v=Oq9K8uTQ0LU Desenvolvimento da atividade Distância de A até B: 7 de 67,25 = 94,15 metros. 5 Distância da origem até o ponto B: 94,15 - 67,25 = 26,90 metros Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Duplas.

QUINTO MOMENTO DA AULA DIGITAL Construção ATIVIDADE 17 Resumo ATIVIDADE 18 Próximo tema ATIVIDADE 19

Atividade 17: Construindo um resumo Agora que você aprendeu sobre Números Racionais, crie um mapa de ideias com até 10 pontos que você estudou durante esta aula.

Atividade 17: Construindo um resumo Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), os alunos precisarão anotar, em seu caderno virtual, os tópicos abordados nesta aula, com a finalidade de fixar os conhecimentos adquiridos. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-HLBSQsuNG4/T76283z3y6I/AAAAAAAAA84/ikAorQvSANA/s1600/DSC_0076.JPG Tempo de duração da atividade: 15 minutos. Organização da sala de aula: Duplas.

Atividade 18: Educossíntese Veja se você citou, em seu resumo, ao menos 5 dos 10 pontos apresentados abaixo. Se houver alguns pontos diferentes, discuta com os seus colegas e verifique também as anotações deles. - Todo número racional relativo é o resultado da divisão de dois números inteiros. - Quando dois números racionais relativos (+ e -) possuem o mesmo módulo, são chamados opostos ou simétricos. Na comparação de números racionais (frações), se os denominadores forem iguais, a maior fração será a que apresentar maior numerador. Ao comparar frações com denominadores diferentes, é preciso reduzi-las ao mesmo denominador. Quando as frações forem negativas, será maior a que tiver menor valor absoluto. - Dízimas periódicas também são números racionais, pois podem ser expressas como razão entre inteiros. - Na dízima periódica o algarismo que se repete é chamado período. Um número racional é maior que qualquer outro colocado à sua esquerda e menor que outro à sua direita. Números naturais e inteiros são subconjuntos dos números racionais. Um número racional possui diferentes representações. -

Atividade 18: Educossíntese Orientações práticas de aplicação dessa atividade Professor(a), a atividade proposta reúne os pontos importantes abordados na aula. É necessário que você motive os alunos à leitura dos pontos importantes, de modo que eles os comparem com as anotações feitas na atividade anterior, quando elaboraram sua própria Educossíntese. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Não há. Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Duplas.

Atividade 19: Na próxima aula... Na próxima aula, você conhecerá NÚMEROS RACIONAIS NA RETA NUMÉRICA. Clique na imagem abaixo e conheça um pouco sobre esse assunto. Uma pessoa deveria ter caminhado 15 km de estradas numa maratona, porém não atingiu o objetivo e caminhou apenas 1 5 do percurso. Quantos quilômetros essa pessoa caminhou? Marque na reta numérica.

Atividade 19: Na próxima aula... Orientações práticas para aplicação dessa atividade Professor(a), com este objeto de aprendizagem, o aluno terá um primeiro contato com noções básicas do tema e sua aplicabilidade no dia a dia. Incentive-os a pesquisar e a compartilhar com os colegas suas descobertas sobre o assunto. Orientações sobre a utilização dos objetos de aprendizagem Fonte da imagem: http://asfaltoemato.files.wordpress.com/2011/08/homem-caminhando-olhares-uol-com-br.jpg Link utilizado: http://www.youtube.com/watch?v=WAHIlBBS26Y Desenvolvimento da atividade Deveria caminhar: 15 km Percorreu: 1/5 de 15 km = 15/5 = 3 km 3 km 10 km 15 km Tempo de duração da atividade: 10 minutos. Organização da sala de aula: Individualmente.

PARA IR ALÉM Sugestões de jogos ou de outras atividades que vão além do conteúdo digital http://www.brasilescola.com/matematica/numeros-racionais.htm http://info1maio.blogspot.com.br/2012/06/trabalhando-com-numeros-racionais.html PARA CASA Sugestões de exercícios ou atividades práticas que complementem o entendimento do tema Livro didático. Caderno de Apoio Pedagógico. Matemática. 7.º ano do Ensino Fundamental (SME). - http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=3083910