P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PLANO DE GESTÃO.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Apresentação do Projeto
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Educação Permanente em Saúde :
SÉCULO XX.
Ministério da Educação
Planejamento Estratégico
Fabiano André Vergani
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
I Congresso Latino americano de Educação Financeira – 21 de outubro de 2010.
Conferência Municipal de Educação
Fórum Nacional de Educação
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Laboratório de Ensino a Distância
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
1° Encontro.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Mercado Financeiro e Investimentos
Revisita ao PPP.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
CREDENCIAIS DA FUNENSEG Criação 1971 ( 34 anos  4 décadas) Personalidade Jurídica Entidade de direito privado, de natureza educativo - cultural, sem.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO e a FORMAÇÃO como fundamentos da ação: Orientação e Diretrizes de EF para ADULTOS Orientação e Diretrizes de EF em ESCOLAS 2. Criação de uma Governança para estabelecer as diretrizes de prioridades da ação GOVERNANÇA 1. Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) é formado por: 04 orgãos reguladores do mercado: CVM, BACEN, SUSEP e PREVIC 04 ministérios ligados ao tema: Ministérios da Justiça, Fazenda, Educação e Previdência 04 representantes do setor financeiro: ANBIMA, BM&F BOVESPA, CNSEG e FEBRABAN 2. Secretaria Executiva para questões administrativas e formais (Permanente): BACEN 3. Comissão Permanente: questões técnicas 4.Grupo de Apoio Pedagógico: aprovação de todos os conteúdos educacionais EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL

 A AEF-Brasil é uma organização sem fins lucrativos  Criada por membros da sociedade civil do mercado financeiro, sendo estes também mantenedores da estrutura física e técnica da organização: ANBIMA -- Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBovespa -- Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSeg -- Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização; e Febraban -- Federação Brasileira de Bancos.  Dedicada a promover a Educação Financeira no Brasil  Acredita que a Educação Financeira contribui para o desenvolvimento social e econômico do país QUEM SOMOS

Desenvolvemos Tecnologias sociais e educacionais Damos escala oferecendo de forma gratuita para parceiros Colaboramos com a ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira) por meio de convênio com o CONEF, coordenando e executando seus projetos O QUE FAZEMOS

Ensino Médio PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

global Nível Social Nível Individual D IMENSÃO E SPACIAL D IMENSÃO T EMPORAL Futuro Presente Passado BASES CONCEITUAIS

Dimensão Espacial Formar para a cidadania Ensinar a consumir e poupar de modo ético, consciente e responsável Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em mudança de atitude Formar disseminadores em seu contexto familiar e social BASES CONCEITUAIS OBJETIVOS Dimensão Temporal Ensinar a planejar a curto, médio e longo prazos Desenvolver a cultura da prevenção Proporcionar a possibilidade de mudança da condição atual

Debater direitos e deveres C01 Tomar decisões financeiras social e ambientalmente responsáveis C02 Harmonizar desejos e necessidades no planejamento financeiro do projeto de vida C03 Ler e interpretar textos específicos de Educação Financeira C04 Tomar decisões financeiras autônomas de acordo com suas reais necessidades C06 Atuar como multiplicador C07 Elaborar planejamento financeiro C08 Analisar alternativas de prevenção no longo prazo C09 Analisar alternativas para superar dificuldades econômicas C10 C05 Ler criticamente textos publicitários MATRIZ DE COMPETÊNCIAS

RESULTADOS DO PROJETO PILOTO Após 6 meses, houve 7% de aumento em conhecimento financeiro em relação ao grupo de controle. Após 18 meses, houve 5% de aumento de conhecimento financeiro em relação ao grupo de controle. Após 18 meses do projeto, a intenção de poupança de alunos das escolas de tratamento aumentou em 4% comparados com o grupo de controle. Ao final da avaliação, 7% dos estudantes pouparam mais, transformando conhecimento em ação. Impactos positivos no conhecimento financeiro e comportamento dos pais e familiares:  9% de aumento de conhecimento financeiro  6% de aumento na discussão sobre assuntos financeiros com seus filhos  8% de aumento em elaboração de orçamento familiar

PROJETO DE DISSEMINAÇÃO PROPOSTA E RESPONSABILIDADE: AEF-BRASIL

PROJETO DE DISSEMINAÇÃO Estratégias FORMATO ABERTO ACESSO VIRTUAL AO LIVRO EM FORMATO DIGITAL, MANUAIS DE APLICAÇÃO E GESTÃO E VÍDEOS EDUCATIVOS POR MEIO DE FORMALIZAÇÃO DE PARCERIA PARA DISSEMINAÇÃO (BASE CADASTRO INEP) FORMATO ASSISTIDO PARCERIA COM REDES ESCOLARES E PROGRAMAS DE GOVERNO COM OFERTA POR PARTE DA AEF-BRASIL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRESENCIAL E DE MONITORAMENTO

MANUAIS DE APLICAÇÃO E GESTÃO DO PROJETO PLATAFORMA DE ACESSO ABERTO PRODUÇÃO DE MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO MANUAIS DE APLICAÇÃO E GESTÃO DO PROJETO CAPACITAÇÃO DOS MULTIPLICADORES E FORMADORES LOCAIS FORMAÇÃO POR MEIO DE EaD COM CONTEÚDOS E FERRAMENTAS INSTRUCIONAIS FORMATO ABERTOFORMATO ASSISTIDO PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS

PROJETO DE DISSEMINAÇÃO Públicos envolvidos e formas de relacionamento AEF- BRASIL MEC SEDUC TERMO DE COOPERAÇÃO IMPRIME E DISTRIBUI: - 05 KITS COM 50 CONJUNTOS DE LIVROS PARA 2974 ESCOLAS QUE PARTICIPAM DOS PROGRAMAS EMI E MAIS EDUCAÇÃO E AS QUE PARTICIPARAM DO PILOTO ARTICULA E COORDENA O PROJETO E FORMA OS EDUCADORES: -PRODUÇÃO DAS FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS DE CAPACITAÇÃO, COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DISPONIBILIZA E ENVOLVE A REDE ESCOLAR: -SELECIONA MULTIPLICADORES -DISPONIBILIZA 03 PROFESSORES DE CADA ESCOLA PARA CAPACITAÇÃO

CAPILARIDADE – 2013/14 05 ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL

CAPILARIDADE – 2014/15 27 ESTADOS E O DISTRITO FEDERAL

RESULTADOS DO FORMATO ASSISTIDO DE DESENVOLVIMENTO, DIRETOS E INDIRETOS PLATAFORMA ABERTA E EAD CONCLUÍDAS 1443 ESCOLAS 587 MULTIPLICADORES E 3945 PROFESSORES CAPACITADOS 1443 ESCOLAS 587 MULTIPLICADORES E 3945 PROFESSORES CAPACITADOS 1531 ESCOLAS 4970 PROFESSORES CAPACITADOS 1531 ESCOLAS 4970 PROFESSORES CAPACITADOS 400 MULTIPLICADORES FORMADOS PRESENCIALMENTE ALUNOS – NO MÍNIMO – NO MÍNIMO RESULTADOS DE DESENVOLVIMENTO: PLATAFORMAS ABERTA E DE EAD, SISTEMA DE MONITORAMENTO, CONTEÚDOS E FERRAMENTAS FORMATIVAS RESULTADOS DIRETOS: 2974 ESCOLAS, 987 MULTIPLICADORES E APROX PROFESSORES CAPACITADOS RESULTADOS INDIRETOS: NO MÍNIMO 1 MILHÃO DE ALUNOS RESULTADOS DE DESENVOLVIMENTO: PLATAFORMAS ABERTA E DE EAD, SISTEMA DE MONITORAMENTO, CONTEÚDOS E FERRAMENTAS FORMATIVAS RESULTADOS DIRETOS: 2974 ESCOLAS, 987 MULTIPLICADORES E APROX PROFESSORES CAPACITADOS RESULTADOS INDIRETOS: NO MÍNIMO 1 MILHÃO DE ALUNOS