Marcia Martins Djeanne Firmino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Construindo uma identidade profissional
Projeto Político-Pedagógico
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Educação no contexto do Trabalho
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
BIBLIOTECAS TIPOS E FUNÇÕES
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
4º Seminário Nacional ABED Como os meios de comunicação impactam a aprendizagem Abril 2006 Mariana Raposo
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
COMPETÊNCIA INFORMACIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Projeto Institucional das escolas Salesianas
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
VISITA MEC NA IES Bibliotecária: Rose Cristiani Franco Seco Liston
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Cultura digital na educação:
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
O Ensino de Ciências no Contexto da Educação Inclusiva Prof.ª Ana Carla Beja IFRJ – Campus Duque de Caxias.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Marcia Martins Djeanne Firmino Gestão de Coleções em Bibliotecas Escolares (Ministério da Educação – Lisboa) Marcia Martins Djeanne Firmino

Política de gestão de coleção Biblioteca Escolar - diretrizes: "as bibliotecas escolares assumem-se, cada vez mais, como núcleos formativos e pedagógicos, produtores de conteúdos informacionais de qualidade, essenciais à comunidade escolar, e não exclusivamente espaços físicos, apetrechados com os necessários equipamentos e recursos documentais, que apenas disponibilizam informação" p. 4. "A biblioteca escolar é essencial a qualquer tipo de estratégia de longo prazo no que respeita a competências à leitura e escrita, à educação e informação e ao desenvolvimento econômico, social e cultural". (p. 2 - Manisfesto IFLA/UNESCO) Percebe-se a importância da Biblioteca Escolar como efetivo instrumento de ação e aplicação dos valores humanos da sociedade, mas que pouco tem sido contemplado na prática.

Plano de ação 1. cumprir a missão e os objetivos da biblioteca escolar, partindo dos princípios universais definidos; 2. cumprir os objetivos adequados às características específicas da comunidade de utilizadores da(s) biblioteca(s) escolar(es) do agrupamento; 3. apoiar a gestão de biblioteca e definir os instrumentos que suportam a linha de ação do professor coordenador e sua equipa na tomada de decisões; 4. avaliar as necessidades dos utilizadores e perspetivar as formas de acesso e de utilização da informação; 5. informar sobre a linha orientadora subjacente à constituição/desenvolvimento da coleção; 6. operacionalizar o orçamento a afetar à biblioteca.

Desenvolvimento de coleções: acervo Necessário pensar o espaço para que não se configure como um depósito de livros [velhos] - Material de apoio pedagógico: obra didáticas, manuais, metodológicas; - Livros, mas não só... - outras fontes de informação: recursos eletrônicos e digitais; - Acervo multimídia; garantir acessibilidade: audiolivros, livros em braile etc; Material de recreação; por que não?

Desenvolvimento de coleções: diretrizes - Constituição de uma política documental; - Responsabilidade pedagógicas do Professor-Bibliotecário; - Considerar o Projeto pedagógico das instituições e, em particular, de cada professor/educador; - Parâmetros Curriculares de Ensino (exemplo: PCN [1998] e Orientação Curriculares do Ensino Médio); - Desenvolvimento de coleções junto à comunidade escolar: alunos, educadores, coordenadores pedagógicos, outros funcionários e os pais; - Conceito de Literacia da Informação: Alfabetização, Letramento, Leitura; Competências Informacionais (Leitura e Escrita como direitos); “O trabalho integrado de bibliotecários e professores no planejamento das atividades escolares garantirá a adequação do acervo ao projeto pedagógico da escola” (CAMPELLO, p.88)”

Manifesto IFLA/UNESCO A BIBLIOTECA ESCOLAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM PARA TODOS "A biblioteca escolar (BE) propicia informação e idéias fundamentais para seu funcionamentobem sucedido na atual sociedade, baseada na informação e no conhecimento. A BE habilita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis".

Lei 12.244/10 Universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país: obrigatoriedade de que todas as escolas, públicas ou privadas, tenham uma biblioteca que deve ser gerida por um profissional bibliotecário (sancionada em 2010, gestão de Luís Inácio Lula da Silva).

Jornal da Cultura

Referências CAMPELLO, Bernadete Santos ; et. al. A coleção da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1687 Senado vota projeto que obriga toda escola pública a manter uma biblioteca: http://rfidbrasil.com/blog/index.php/senado-vota-projeto-que-obriga-toda-escola-publica-a-manter-uma-biblioteca/#.UPSJozjmoBA.twitter Manifesto para Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO versão 1999, traduzida para português em 2002. Disponível em: <http://www.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf>; CARVALHO SILVA, J.. Perspectivas históricas da biblioteca escolar no Brasil: análise da Lei 12.244/10 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares. Revista ACB, América do Norte, 16, dez. 2011. Disponível em:<http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/797>

OBRIGAD@