Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa Por: Cristiane Rios PROAGE – PROGRAMA DE APOIO AOS GESTORES.

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Transcrição da apresentação:

Gestão Escolar numa perspectiva de Cultura Colaborativa Por: Cristiane Rios PROAGE – PROGRAMA DE APOIO AOS GESTORES

"colaborar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], , [consultado em ]. Origem da palavra colaborativa: Palavra que vem do latim collaboro trabalhar com 1. Trabalhar em comum com outrem. = COOPERAR, COADJUVAR 2. Agir com outrem para a obtenção de determinado resultado. = AJUDAR 3. Ter participação em obra.coletiva, geralmente literária, cultural ou científica. = PARTICIPAR

A ênfase desse modo de aprender/ensinar recai sobre essa interação. Indivíduos trazem experiências e conhecimentos diversificados, previamente adquiridos e interagem para criar um conhecimento compartilhado.

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Toda mudança de concepção precede mudança de comportamento. A filosofia da cultura colaborativa é orientada pela pedagogia sócio - construtivista, pautada em conceitos-chave, a saber: 1. Construtivismo — teoria pedagógica que sustenta que as pessoas constroem ativamente novos conhecimentos à medida que interagem com o seu ambiente; 2. Construcionismo — que sustenta que a aprendizagem é particularmente eficaz quando se dá construindo alguma coisa para que outros experimentem; 3. Construcionismo Social — que amplia o conceito anterior para um grupo de pessoas que constroem algo para outras que, de maneira colaborativa, criam assim uma cultura de "coisas" compartilhadas, assim como de significados compartilhados;

"A rede colaborativa de aprendizagem permite que cada participante possa expressar suas idéias, defendê-las e redefini-las... o que contribui para a construção do conhecimento". (NUNES, 2000, p.2). A partir desta compreensão surge uma série de estratégias e metodologias de ensino baseadas em atividades em grupos colaborativos. Isso ocorre em um ambiente cujas características são: - A ausência de hierarquia formal - O respeito mútuo às diferenças individuais -Liberdade para expor ideias e questionamentos.

Navegar, explorar o ambiente virtual e anotar dúvidas básicas ou não para avançar no conhecimento tecnológico. / /cursos-gratis/estetica-e-beleza

A aprendizagem em um ambiente inovador, exige um preparo da equipe escolar e uma postura democratizada em relação ao saber. Ampliação de conceito X Possibilidades metodológicas diversificadas. Ambientes Virtuais

Aprendendo a aprender... Informações, instruções, conhecimentos...Que saberes precisamos construir como educadores para uma cultura colaborativa?

No contexto tecnológico, como aprimorar saberes? COMO USAR UMA IDÉIA A PARTIR DO QUE EU SEI PARA QUE OUTROS DESFRUTEM?

Qual é o espaço da aprendizagem colaborativa nas escolas onde vocês atuam? Qual é o papel dos alunos na aprendizagem dos outros colegas? Para refletir enquanto Gestor...

A SME BUSCARÁ ATRAVÉS DAS AÇÕES DO PROAGE, INCENTIVAR O PRINCÍPIO DE CULTURA COLABORATIVA NA EDUCAÇÃO A PARTIR DE: Curso : Primeiros clic´s( modular 01) Curso: Clic´s avançados( Modular 02) Banco de Projetos da SME Suporte Operacional às Escola

PROJETO : PRIMEIROS CLIC´S Objetivo: Instrumentalizar a equipe escolar para saberem usar as ferramentas tecnológicas como recurso didático- metodológico. Público alvo: Gestores, coordenadores, Professores e técnicos. Carga horária:80 hs total (presencial) - Módulo hs (10 encontros de 4 hs) - Módulo hs( 5 encontros de 8hs)

PROJETO: BANCO DE PROJETOS DA SME * Público alvo: Professores, Coordenadores e Gestores das escolas municipais de Rafael Jambeiro. *Abrangência temporal: O projeto funcionará como proposta piloto durante o período de outubro de 2014 a outubro 2015( pode ser alterado ). Se essa proposta for internalizada, explorada e aprovada pelo público alvo, avaliaremos a possibilidade de continuidade da proposta.

Objetivo Geral: * Viabilizar uma ferramenta metodológica que possibilite melhoria do ensino aprendizagem a partir de diversos projetos disponibilizados num banco de dados no portal da SME. *Promover maior aproximação da SME e Equipe escolar, através dos serviços prestados. Objetivo Específico: * Promover um ensino dinâmico a partir de temas transversais e emergentes em educação * Incentivar a autonomia da escola na gestão de projetos. * Promover intercâmbio e troca de experiências entre os professores internautas de várias escolas. * Contribuir de forma significativa para o ensino-aprendizagem.

A PARTIR DOS SABERES ADQUIRIDOS OS GESTORES PODERÃO JUNTO À SUA EQUIPE ESCOLAR: Promover na escola oficinas de inclusão digital. Incentivar as turmas a desenvolverem seus blogs. Criar o site da Escola Desfrutar dos serviços de Platafomas educativas lincadas ao site da Escola Fazer acompanhamento avaliativo via boletim virtual Informatizar processos. Fazer parcerias com ongs e Empresas ADM Júnior para capacitar os alunos. Fortalecer as práticas interdisciplinares

Módulo 1 Conhecendo o cenário da informática Módulo 2 Internet (Ambiente Virtual) Módulo 3 Suíte de Aplicativos Módulo 4 Informações Complementares  Introdução  Conhecendo as ferramentas do computador  Sistema Operacional  Funções básicas  Os navegadores de internet e os comunicadores instantâneos  A internet e os buscadores  Download e Upload na internet  As Redes Sociais Digitais  Correio Eletrônico Editor de Texto Planilha de Cálculo Editor de slides Gerenciador de e- mails Suíte de aplicativos BrOffice  Compactadores/Descompactadores de Arquivos  Descompactando Arquivos  Vírus  Antivírus  Mídias móveis de armazenamento  Encerramento  Bibliografia Conte ú dos: - Conceituais

BIBLIOGRAFIA - GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, BERCHT, M.; MOISSA, H.E.M; VICCARI, R.M. Identificação de fatores motivacionais e afetivos em um ambiente de ensino e aprendizagem. SBIE"99 " Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. November 23-25, 1999, Curitiba, PR (Pôster). - DILLENBOURG P., Baker M., Blaye A. and O"Malley C. The evolution of Research on Collaborative Learning. In Spada and Reimann (eds) Learning in Humans and Machines. Ed. Elsevier, Piaget, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, DELORS. J. (org.) (2001). "Educação, um tesouro a descobrir". Relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 6 ed. São Paulo:Cortez. VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Ed. Martins Fontes, FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura) - Internet: