Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Advertisements

REGISTROS PÚBLICOS AULA 07 TEMA: COMENTÁRIO DA PROVA DATA: 20/04/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES WEB: FABIANA COTIAN MEIRELES.
RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO
Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.
Direito Empresarial I Aula 07
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DOS ADMINISTRADORES NÃO-SÓCIOS DAS SOCIEDADES LIMITADAS FRENTE AO NOVO CÓDIGO CIVIL Professora Francini.
REGISTROS PÚBLICOS AULA 04 TEMA 04 PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE NOTARIAL
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
RESPONSABILIDADE OBJETIVA
REGISTROS PÚBLICOS AULA 02 TEMA 02
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.
RESPONSABILIDADE CIVIL DO FORNECEDOR POR DEFEITO DO SERVIÇO, PRESCRIÇÃO, DECADÊNCIA E GARANTIA Aula 09.
Drª Telma Sarsur Advogada da SERJUS/ANOREG -MG
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
Corregedoria-Geral da Justiça
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
Ata Notarial É a narração de um fato presenciado ou verificado pelo tabelião. O notário não confere autenticidade, mas, sim, relata o fato, com autenticidade.
Curso de Qualificação Módulo Tabelionato de Notas
Serviços Cartoriais - Histórico A necessidade de se fazer publicidade de atos e negócios jurídicos vem de muito tempo. Veja alguns casos:  No direito.
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
O juiz e os auxiliares da justiça
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
Registro de Imóveis Rurais Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
Grupo: A Recondução à Legalidade do Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga – RCTR-C E Irregularidades do Seguro.
RESPONSABILIDADE CIVIL
Atividades e atos administrativos
DIREITO DO CONSUMIDOR AULA 05. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO EMPRESARIAL II Professor: Milton Correa Filho AULA 23 TEMA: O COMITE DE CREDORES I.INTRODUÇÃO: 1.1. A qualquer tempo,
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 5 – Atendimentos especiais, certidões, documento de.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
RECIVIL Módulo 4 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 4 - Livros, Livro de Registro Diário Auxiliar da Receita.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 - Código de Normas-Parte Geral Aula 7 – Sinal Público/ Malote digital/ Procedimento de Suscitação.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 3- Nomeação de prepostos/ Horário de funcionamento.
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2 – Parte Geral do Código de Normas no RCPN Aula 6 – Selo de fiscalização, recibo e isenção.
Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Responsabilidade Civil
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
RECIVIL Módulo 6 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
MANIFESTAÇÃO/DECLARAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS ATUAÇÃO MATERIAL/AÇÃO CONCRETA.
Enunciados aprovados pelas Jornadas de Direito Comercial
LEGALE Cursos Jurídicos
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. César M. Zanluchi.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5- Registro de Casamento Aula 4- Casamento religioso com efeito civil, casamento em moléstia grave,
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 4 – Registro de Nascimento Aula 4 – Registros especiais de nascimento.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 5 - Registro de Casamento Aula 1 - Disposições iniciais, impedimentos e causas suspensivas.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 6 - Registro de Óbito Aula 1 – Competência, prazos e declarantes do óbito.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 4 – Registro de Nascimento Aula 1 - Disposições iniciais, prazos, competências, declarantes e registro.
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
PREPOSTOS DO EMPRESÁRIO
SERVENTIAS EXTRAJUDICIAIS A prática do atos notariais e o novo Código de Normas da CGJ/SC.
Parte Geral-Livro III, Título IV Prescrição e Decadência -II- 1.
Direitos dos Usuários e Censura na Rede Assembléia Legislativa do Paraná, 17/05/2012 Apresentação: Omar Kaminski.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
NÚCLEO IV Luiz Henrique Bonatelli Julho de ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 1- Princípios expressos e implicações no RCPN.

Parte Geral – Código de Normas RECIVIL Parte Geral – Código de Normas CÓDIGO NORMAS: Art. 4º. Os serviços notariais e de registro serão prestados de modo eficiente e adequado, nos dias e horários estabelecidos por este Provimento, atendidas as peculiaridades locais, em local de fácil acesso ao público e que ofereça segurança para o arquivamento dos livros e documentos

Parte Geral – Código de Normas RECIVIL Parte Geral – Código de Normas CÓDIGO NORMAS: Art. 5º.O serviço, a função e a atividade notarial e de registro se norteiam pelos princípios específicos de cada natureza notarial e registral, além dos seguintes princípios gerais: I - da fé pública, a assegurar autenticidade dos atos emanados dos serviços notariais e de registro, gerando presunção relativa de validade; II - da publicidade, a assegurar o conhecimento de todos sobre o conteúdo dos registros e a garantir sua oponibilidade contra terceiros; III - da autenticidade, a estabelecer uma presunção relativa de verdade sobre o conteúdo do ato notarial ou registral; IV - da segurança, a conferir estabilidade às relações jurídicas e confiança no ato notarial ou registral;

Parte Geral – Código de Normas RECIVIL Parte Geral – Código de Normas CÓDIGO NORMAS: Art. 5º V - da eficácia dos atos, a assegurar a produção dos efeitos jurídicos decorrentes do ato notarial ou registral; VI - da oficialidade, a submeter a validade do ato notarial ou registral à condição de haver sido praticado por agente legitimamente investido na função; VII - da reserva de iniciativa, rogação ou instância, a definir o ato notarial ou registral como de iniciativa exclusiva do interessado, vedada a prática de atos de averbação e de registro de ofício, com exceção dos casos previstos em lei; VIII - da legalidade, a impor prévio exame da legalidade, validade e eficácia dos atos notariais ou registrais, a fim de obstar a lavratura ou registro de atos inválidos, ineficazes ou imperfeitos.

Parte Geral – Código de Normas RECIVIL Parte Geral – Código de Normas CÓDIGO NORMAS: Art. 12. Os tabeliães e oficiais de registro responderão pelos danos que eles e seus prepostos causarem a terceiros na prática de atos próprios da serventia, assegurado aos primeiros o direito de regresso no caso de dolo ou culpa dos prepostos. Art. 13. A responsabilidade civil e administrativa independe da criminal.

Parte Geral – Código de Normas RECIVIL Parte Geral – Código de Normas CÓDIGO NORMAS: Art. 14. A responsabilidade criminal será individualizada, aplicando-se, no que couber, a legislação relativa aos crimes contra a Administração Pública. § 1º. A individualização prevista no caput não exime os tabeliães e os oficiais de registro de sua responsabilidade civil. § 2º. A responsabilidade administrativa será apurada na forma do procedimento previsto no Livro VIII deste Provimento.

Parte Geral – Código de Normas RECIVIL Parte Geral – Código de Normas CÓDIGO NORMAS: Art. 15. Não são acumuláveis os serviços enumerados no art. 6º deste Provimento. Parágrafo único. Os serviços mencionados poderão, contudo, ser acumulados nos municípios que não comportarem, em razão do volume dos serviços ou da receita, a instalação de mais de um deles. Art. 16. Na serventia de que sejam titulares, os tabeliães e oficiais de registro não podem praticar pessoalmente atos de seu interesse ou no interesse de seu cônjuge ou de seus parentes, na linha reta ou na colateral, consanguíneos ou afins, até o terceiro grau.