Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
AFRFB ª Etapa. AFRFB ª Etapa AFRFB ª Etapa.
Profa. Grasiele Augusta Ferreira Nascimento Aula 2
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Estrutura organizacional Comércio Exterior
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Movimento Brasil Competitivo
Instituto Rio Branco - IRBr
DAS PRERROGATIVAS DA FEDERAÇÃO a) representar e proteger, perante os poderes da República e terceiros, bem como junto aos órgãos nacionais e internacionais,
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Programação - Dia 18/04 Das 09h às 16h30 Abertura – Follow up do 1º. Encontro de Executivos Principais Ações da CNC para o Fortalecimento das Entidades.
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
Política Nacional do Meio Ambiente CONAMA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
Julho de 2007.
Governo do Estado do Espírito Santo
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
PARTICIPAÇÃO POPULAR E CONTROLE SOCIAL
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
Comissão de Valores Mobiliários - CVM
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
CONSELHO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CEAS Lei Orgânica da Assistência Social- LOAS, 7/12/99 10 ANOS CONTROLE SOCIAL PELOS CONSELHOS EXERCÍCIO DEMOCRÁTICO.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
OS DE SAÚDE C ONTRIBUIÇÃO: GERSON DOMONT PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DAS COMISSÕES DO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE DO PARÁ.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
ENTIDADES INTERVENIENTES
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Portaria MCT nº 650, de estabeleceu a nova estrutura do LBA Foram instituídos um Conselho Diretor, uma Gerência Executiva e um Comitê Científico.
Reunião de Instalação do Comitê Gestor
Coordenadores das Câmaras Temáticas CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
Instituições intervenientes no Comércio Exterior no Brasil
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
. A despeito de normas que asseguram direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais aos atingidos por barragens, a efetivação dos mesmos somente.
Ministério da Cultura. Representação Regional de Minas Gerais Contatos: Tel: (31)
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
Composição dos Conselhos de Assistência Social
COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – REPRESENTANTES DO GOVERNO E SOCIEDADE CIVIL Reunião Ampliada CNAS 2010.
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.358, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui o Sistema Nacional de Comércio.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
26ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO 12 de novembro de 2015 Belo Horizonte - MG.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender a estrutura do Sistema Brasileiro de Comércio Exterior.  Histórico.  Órgãos governamentais.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Objetivo: Avaliar o progresso da Década da Segurança no Trânsito 2011 a 2020 e reforçar o compromisso dos governos e instituições com o tema. Segunda.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Transcrição da apresentação:

Conselho de Turismo | 2009 Tema do Debate | O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo

Conselho de Turismo | 2009 FASE 1 DOS GOVERNOS MILITARES ATÉ O FINAL DO GOVERNO DO PRESIDENTE SARNEY O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo

Conselho de Turismo | 2009 COMPOSIÇÃO SIGLA CNTUR A Presidência do Conselho cabia ao Ministro de Estado da Indústria e Comércio e, na sua falta, ao Secretário-Geral (Vice-Ministro). Secretario Executivo do Conselho – ficava no Rio de Janeiro, no antigo prédio do Ministério, na praça Mauá. Membros – 1 titular e 1 suplente (10 representantes) de cada uma das seguintes entidades: Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) Ministério da Fazenda Ministério das Relações Exteriores (MRE), através do Departamento Comercial Ministério da Educação com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) – Não havia Ministério da Cultura Ministério da Aeronáutica com o Departamento da Aviação Civil (DAC) Ministério dos Transportes Agentes de Viagens – por indicação dos Sindicatos das Empresas de Turismo (SINDETUR) de todo o Brasil, com participação da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) Hotelaria – por indicação da Federação Nacional de Hotéis, com seus sindicatos e participação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) Aviação Comercial – por indicação do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (SNEAS) Transportadores Turísticos Terrestres – por indicação dos sindicatos de empresas de transportes rodoviários O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo

Conselho de Turismo | 2009 PAPEL DO CNTUR (FOI EXTINTO NO GOVERNO COLLOR) FORMULADOR DE POLÍTICAS – ORGÃO DELIBERATIVO E NORMATIVO. EMBRATUR TINHA FUNÇÃO PRIMORDIAL NA ANÁLISE, INSTRUÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE PROCESSOS AOS CONSELHEIROS. NESTA ÉPOCA, FORAM APROVADOS RECURSOS PARA OS PRINCIPAIS AEROPORTOS, CENTROS DE CONVENÇÕES E HOTÉIS NO PAÍS. O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo

Conselho de Turismo | 2009 FASE 2 DO GOVERNO FHC ATÉ OS DIAS DE HOJE O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo

Conselho de Turismo | 2009 COMPOSIÇÃO SIGLA CNT/MTUR A Presidência do Conselho cabe ao Ministro de Estado do Turismo e, na sua falta, ao Secretário Executivo do Mtur. Secretário Executivo do Conselho – cargo exercido pelo Secretário Nacional de Políticas do Mtur. Membros – 1 titular e 1 suplente (64 titulares com 61 suplentes): 13 Ministérios 28 Representantes de confederações, federações, fóruns e associações nacionais empresariais e públicas 5 Bancos estatais com ações em prol do desenvolvimento turístico 3 Representantes indicados pela Presidência da República 1 Empresa pública 2 Autarquias 8 Representações sindicais nacionais, empresariais, de capacitação profissional e de serviço social 3 Representações de confederações, federações, sindicatos e associações de classe de profissionais de turismo e de trabalhadores 1 Agência Nacional O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo

Conselho de Turismo | 2009 PAPEL DO NOVO CONSELHO FORMULADOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM PROL DO DESENVOVIMENTO DO TURISMO – GESTÃO PÚBLICA DESCENTRALIZADA E PARTICIPATIVA. PASSA A TER CARÁTER DELIBERATIVO E NORMATIVO, QUANDO OS ASSUNTOS SÃO ENCAMINHADOS PELAS CÂMARAS TEMÁTICAS COM APROVAÇÃO DO PLENÁRIO. O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo

Conselho de Turismo | 2009 CÂMARAS TEMÁTICAS É uma forma de agrupamento, segundo temas, das instituições que compõem o Conselho Nacional de Turismo, com o objetivo de identificar e discutir as questões fundamentais do setor, bem como propor ações para a resolução de problemas e entraves, necessárias à consecução da Política Nacional do Turismo. Cada Câmara é constituída por representantes das entidades-membros do Conselho Nacional que tenham afinidade com o tema proposto e por outros, indicados e referendados por esses Conselheiros. Câmara de Financiamento e Investimento Câmara de Infraestrutura Câmara de Legislação Câmara de Negociações Internacionais de Serviços Turísticos Câmara de Promoção e Apoio à Comercialização Câmara de Qualificação Profissional Câmara de Regionalização Câmara de Segmentação Câmara de Turismo Sustentável e Infância O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo

Conselho de Turismo | 2009 Muito obrigado! Eraldo Alves da Cruz Assessor para Assuntos de Turismo e Vice-Presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) O papel do Conselho Nacional de Turismo na formulação e acompanhamento da Política Nacional de Turismo