Diretora editorial do núcleo Lifestyle VEJINHAS tudo junto e misturado on-line/offline ALECSANDRA ZAPPAROLI Diretora editorial do núcleo Lifestyle azapparoli@abril.com.br
VEJINHAS = 2 revistas semanais SP + RJ
VEJINHAS = 11 EDIÇÕES ANUAIS COMER & BEBER
VEJINHAS = 21 SITES DE DIFERENTES CIDADES
EQUIPE
Conteúdo Negócios Arte Métricas Tecnologia Vídeo Design e Redes REDAÇÃO PRODUTO Métricas Tecnologia Vídeo Redes sociais Design e usabilidade
VEJA SP É O CARRO-CHEFE
90% dos projetos nascem em São Paulo e são replicados posteriormente nas outras cidades
Ponto de virada: estreia do novo site VEJA SP, em setembro de 2012
INTEGRAÇÃO IMPRESSO E ON-LINE
Na implementação, o processo foi parecido com as fases do luto
NEGAÇÃO
“ Os jornalistas do impresso ignoraram a nova realidade Isso é bobagem, não vai pegar…”
RAIVA
Sentiram-se inconformados e injustiçados “ Isso é exploração!”
NEGOCIAÇÃO
Tentaram fazer acordos “ Quanto a mais eu vou ganhar por isso?”
DEPRESSÃO
Percepção de que não tem mais jeito Percepção de que não tem mais jeito. O medo (do novo) é emoção bastante comum
ACEITAÇÃO
As emoções não estavam mais à flor da pele e se prontificaram a enfrentar o novo desafio
EXCITAÇÃO
Jornalistas do impresso foram picados pelas métricas e pela pronta-resposta das redes sociais
Mas os jornalistas vão dar conta O DILEMA DA EXPLORAÇÃO Mas os jornalistas vão dar conta das várias missões?
SIM
O que faz um jornalista multimídia?
Veja Luxo Revista Redes Sociais Site TVeja Rádio Vídeos Revista Crítica de gastronomia e comidinhas Redes Sociais Site Editora do on-line, tem blog Jornalista Helena Galante TVeja Bons de Garfo Rádio Veja São Paulo Recomenda/CBN
O trabalho não termina com o ponto final da matéria
Ajuda a divulgar e interage com a audiência, alimentando "comunidades”
Sabe que o celular é tão importante quanto o bloquinho
Precisa ter visão do conjunto
Trafega bem com todas as equipes (arte / vídeo / foto / produto / métricas - SEO)
Sabe interpretar números e não olha apenas para dados absolutos
Tem um olho na fonte e outro na repercussão
Sabe que o seu maior trunfo, independente do meio, ainda é o furo
Vive em eterno fechamento. Ou seja, o deadline é AGORA
Todo mundo põe a mão na massa
O DILEMA DA PRIORIZAÇÃO Onde coloco meu melhor conteúdo?
Reportagem completa na revista Cobertura em Tempo real
PUBLICAMOS PRIMEIRO NO SITE
SEGURAMOS UM FURO PARA A REVISTA
EM TODAS AS PLATAFORMAS CONTEÚDO EM TODAS AS PLATAFORMAS
8.100.00 PV
3.718.206PV 13.375 curtidas
REPERCUSSÕES
NA TV
FOLHA
CATRACA LIVRE
COMO LIDAMOS COM AS REDES SOCIAIS?
Dançamos estrategicamente conforme a música
Estamos em todas as novas ferramentas
Periscope 2 a 3 vídeos diários ao vivo Crítico de cinema fala de estreias toda as quintas-feiras (média de 100 espectadores ao vivo e 50 no replay) Cobertura da abertura do Eataly
Snapchat Postagens diárias, como o “Bom Dia”
Instagram #vejaspaovivo Resenhas de restaurantes com imagens de pratos
Facebook Origem da maior parte de audiência do site (76%)
Twitter Coberturas ao vivo
O importante é comemorar, ainda que resultados tímidos
OBRIGADA :) azapparoli@abril.com.br