LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Ma. Suely Melo de Castro Menezes
Advertisements

Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação Regime de colaboração: município, o estado e a união (relações institucionais e as metas do novo PNE)
Profa. Dra. Rosilene Lagares
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
Ministério da Cultura.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Organização dos sistemas de ensino
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Contexto de atuação do CME
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- DÉCADA DA EDUCAÇÃO
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Comissão de EJA de Alagoas
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
AP01 – Apresentação do PNE e PME
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
QUAL??? COMO??? A MISSÃO DO PODER PÚBLICO NA EDUCAÇÃO
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios São Paulo, agosto 2012.
Lei de Responsabilidade Educacional Qual o conceito?
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Mapeamento das políticas de escolha de diretores da escola e de avaliação na rede pública das capitais brasileiras Alves (2009) Disciplina: Políticas Públicas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
1 TEMAS ESSENCIAIS AÇÕES PROPOSTAS Previsão da Criação de Polos Educacionais no Plano Diretor, Plano Municipal de Educação e Estatuto do Magistério Municipal.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
ROTEIRO DE AULA MÓDULO 12 POLÍTICAS DE RESPONSABILIZAÇÃO EDUCACIONAL CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
REGIME DE COLABORAÇÃO E O FORTALECIMENTO DOS CONSELHOS ESCOLARES EM SANTA CATARINA. Osmar Matiola Diretor DIAE/DIAM/SED.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
O papel pedagógico do órgão gestor
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E NORMAS DE COOPERAÇÃO Audiência Pública em 14/6/16 Na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados Adão Francisco de Oliveira.
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO 55ª Legislatura - 2ª Sessão Legislativa Ordinária PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA 14/06/2016 LOCAL: Anexo II, Plenário.
Sistema Nacional de Educação Cooperação e definição de responsabilidades Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios A visão na imprensa: “A Constituição brasileira de 1988 deixou bem claro os deveres dos Municípios, dos Estados e da União em relação à Educação. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação e o Plano Nacional de Educação vieram depois e só contribuíram para estabelecer as regras nesse sentido. Mas, até hoje, não está claro o que acontece quando os prefeitos e os governadores não cumprem com as suas obrigações educacionais. Estabelecer as obrigações e as punições é a ideia central de uma Lei de Responsabilidade Educacional.” (Educar para Crescer, Maio de 2009)

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios A visão da CONAE: “Para isso, torna-se pertinente a criação de uma lei de responsabilidade educacional que defina meios de controle e obrigue os responsáveis pela gestão e pelo financiamento da educação, nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal, a cumprir o estabelecido nas constituições federal, estaduais, nas leis orgânicas municipais e distrital e na legislação pertinente e estabeleça sanções administrativas, cíveis e penais no caso de descumprimento dos dispositivos legais determinados, deixando claras as competências, os recursos e as responsabilidades de cada ente federado.” (Documento Final, p. 30)

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios A visão do Poder Executivo: Ação Civil Pública de Responsabilidade Educacional (PL 8039/10) Complexidade do tema; necessidade de pactuação, definição de metodologia e de prazo. (SASE/MEC – Audiência Pública CD ) A primeira visão do Poder Legislativo: 20.11) Aprovar, no prazo de um ano, Lei de Responsabilidade Educacional, assegurando padrão de qualidade na educação básica, em cada sistema e rede de ensino, aferida pelo processo de metas de qualidade aferidas por institutos oficiais de avaliação educacionais. (Substitutivo do PL 8035/10 - PNE)

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios. Comissão Especial para analisar 15 projetos de lei.. Projetos com conteúdos diversos, embora relacionados;. Fatores de padrão de qualidade; avaliação de resultados e financiamento; penalização pelo descumprimento: PL 7.420/06 (Dep. Prof. Raquel Teixeira); PL 1680/07 (Dep. Lelo Coimbra; PL 413/11 (Dep. Gastão Vieira); PL 450/11 (Dep. Thiago Peixoto). Padrões mínimos, custo/padrão/qualidade e ação da União: PL nº 4.866/09 (Dep. Lincoln Portela). Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar: PL 1.747/11 (Dep. Tereza Surita); PL 2.604/11 (Dep. Thiago Peixoto); PL 1.915/11 (Dep. Carlos Souza); e PL nº 3.066/11 (Dep. Romero Rodrigues)

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios. Penalização pelo descumprimento de obrigação de matrícula, controle de frequência e aplicação em MDE PL 247/07 (Dep. Sandes Jr.); PL 600/07 (Dep. Carlos Abicalil); PL 1.256/07 (Dep. Marcos Montes); e PL 8042/06 (Dep. Jovair Arantes). Ação Civil Pública de Responsabilidade Educacional PL 8039/10 (Poder Executivo). Arranjos de Desenvolvimento da Educação PL 2417/11 (Dep. Alex Canziani)

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios Posicionamentos em audiência pública - 13 de março de 2013 CNTE:. Foco na aplicação dos recursos destinados à educação. Lógica similar à da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não inclusão de medidas de avaliação das políticas educacionais. Cumprimento das obrigações dos órgãos de fiscalização CONTEE:. Garantia de aplicação dos recursos destinados à educação. Acesso dos gestores da educação aos recursos disponíveis. Sem inclusão de medidas de avaliação das políticas educacionais

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios Posicionamentos em audiência pública - 13 de março de 2013 PARLAMENTARES:. Responsabilização e falta de gestão plena dos recursos. Condições das redes e escolas. Boas condições e resultados insatisfatórios. Duplicação da Lei de Improbidade Administrativa. Eficácia de órgãos de controle e de instâncias do Judiciário. Definição do regime de colaboração. Incentivos ao cumprimento de metas do PNE e a melhorias

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios. Diversidade de preocupações e entendimentos. Necessidade de buscar consenso sobre o que é Responsabilidade Educacional. Articulação com o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação (em regime de colaboração)

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios. Eixos norteadores:. Delimitação da responsabilidade pela oferta e garantia de acesso. Caracterização da oferta de educação com qualidade:. Parâmetros mínimos de qualidade e garantia de sua disponibilidade. Determinação dos custos da oferta e manutenção. Determinação da capacidade de atendimento de cada ente. Definição de prioridades e metas. Compromisso dos gestores. Definição de procedimentos e estratégias de cooperação

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios. Eixos norteadores (cont.). Consolidação de sistemas permanentes de acompanhamento e avaliação. Definição de corresponsabilidade e atendimento em caso de falha do ente imediatamente responsável. Garantia do direito à educação. Responsabilização do agente público

Lei de Responsabilidade Educacional: questões e desafios. Em resumo: Legislação que defina compromissos, metas e meios: Definição de responsabilidade educacional articulada com a definição operacional de regime de colaboração. Existência de espaço institucional federativo:. Deliberação sobre prioridades, recursos, ações e procedimentos de avaliação.