Programa de Leitura do Pisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
PROFª. MS. LINA MARIA GONÇALVES
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
Comentário e Dissertação
Sérgio Elias Vieira Cury
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Interpretação dos gêneros bíblicos
TIPOS TEXTUAIS.
Discovery pousa com sucesso na Califórnia O Discovery pousou com sucesso na base Edwards, na Califórnia, na manhã desta terça-feira, depois de uma missão.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Discovery pousa com sucesso na Califórnia O Discovery pousou com sucesso na base Edwards, na Califórnia, na manhã desta terça-feira, depois de uma missão.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Interpretação de Texto
Leitura e Interpretação de Textos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Professora: Aíla Rodrigues
AULA 6 Como Estudar.
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Dissertação.
Leitura e Interpretação de Textos
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
Introdução ao estudo da Literatura
Leitura de Textos Científicos
Resenha Produção de texto.
Prof.ª Irislane Figueiredo
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Interpretando as Escrituras Sagradas
REDAÇÃO EMPRESARIAL Orientadora: Maria Regina Caviquioli Pereira.
Desafio Pré-Vestibular
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Tipos de Comunicação.
REDAÇÃO.
Professora Aline Duarte
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Unidade 3 Processo de leitura.
Texto Dissertativo Argumentativo
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Trabalhando com o texto escrito em sala de aula
COMO INTERPRETAR TEXTOS
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
VARIEDADES DE TEXTO E DE LINGUAGEM
Texto figurativo Texto temático
GÊNEROS TEXTUAIS.
Metodologia Científica
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Leitura e interpretação de texto
TIPOLOGIA TEXTUAL.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Como redigir um bom texto?
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

Programa de Leitura do Pisa - 2015 Colégio Mendel Vilas Profª Leonor Figueira

Leitura: Leitura é a ação de ler algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê. A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações (presentes em um livro, uma notícia de jornal, etc.) ou um determinado acontecimento. É uma interpretação pessoal. O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação.

Tipologia Textual: é a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são:  Narração Descrição Dissertação (Exposição) Argumentação Informação Injunção

Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado. Estamos cercadas de narrações desde que nos contam histórias infantis até às piadas do cotidiano.

Tipos de Narrativa: Contos Fábulas Crônicas Romances Novelas Depoimentos Piadas Relatos

Descrição: Um texto em que se faz um retrato escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto refere. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.

Dissertação: A dissertação é um texto que analisa, interpreta, explica e avalia dados da realidade. Esse tipo textual requer um pouco de reflexão, pois as opiniões sobre os fatos e a postura crítica em relação ao que se discute têm grande importância. O texto dissertativo é temático, pois trata de análises e interpretações; o tempo explorado é o presente no seu valor atemporal; é constituído por uma introdução onde o assunto a ser discutido é apresentado, seguido por uma argumentação que caracteriza o ponto de vista do autor sobre o assunto em evidência e, por último, sua conclusão. Nesse tipo de texto a expressão das ideias, valores, crenças são claras, evidentes, pois é um tipo de texto que propõe a reflexão, o debate de ideias. A linguagem explorada é a denotativa, embora o uso da conotação possa marcar um estilo pessoal.

Argumentação: Esse texto tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto. É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra fatos para embasar a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo. - Esta tipologia apresenta: Uma Introdução (tese); Argumentos (desenvolvimento); e Conclusão (o que da aprova os argumentos).

Injunção/Texto Instrucional: Indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos.

Observações: Não há outros tipos de texto senão os citados acima. Ao contrário do que se imagina, existem apenas 5 tipos textuais. Diálogo, relato, entrevista, explicação, entre outros, são gêneros textuais. Poesia e Prosa são formas literárias ou formas textuais. Texto épico, dramático e lírico são gêneros literários. Geralmente, percebe-se uma confusão entre os conceitos de gênero textual e tipo textual. Existem apenas cinco tipos de textos, que são os citados acima. Tipo de texto ou tipo textual é o conteúdo do texto e o formato padrão comum dele. Gênero textual é a forma variada do texto. Um gênero textual não tem quantidade limitada: pode surgir um novo a qualquer momento. Qualquer pessoa pode "criar" um novo gênero textual, porém, tipo de texto não.

Expressões Literárias e Não-literárias:

Textos Literários x Não-Literários:

Análise Textual: A análise de texto significa estudar, decompor, dissecar e dividir para interpretá-lo. Cada parte do texto deve ser analisado, buscando-se os elementos chaves do autor e a relação entre as partes constituintes. A decomposição dos elementos essenciais e a sua classificação nos leva até a ideia- chave, que é o conjunto de ideias mais precisas.

Objetivos da análise de texto: aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto e familiarizar-se com os termos técnicos, idéias, etc.; hierarquizar o conteúdo do texto; perceber que as idéias se relacionam e, identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

Partes da análise de texto: a)     dos elementos constituintes básicos, b)     das relações entre esses elementos, c)     da estrutura do texto.

Tipos de análises textuais: TEXTUAL: primeira leitura pelo aluno. Sucessivas leituras permitirão a identificação  de palavras e parágrafos chaves. O significado das palavras desconhecidas, assim como termos técnicos são procurados no dicionário. TEMÁTICA: permite maior compreensão do texto, a associação de ideias do autor com as preexistentes no conhecimento do estudante. Avaliação da coerência interna do texto. Elaboração do resumo para discussão em sala de aula. PROBLEMATIZAÇÃO: as questões implícitas e explícitas no texto são levantadas e debatidas. CONCLUSÃO PESSOAL: reelaboração do que foi entendido do texto, resultando num resumo próprio que também é uma crítica e reflexão pessoal.

Análise x Interpretação X Compreensão: 01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto; 02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente; 03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes; 04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas; 05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 06. Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor; 07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão; 08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente; 09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;

10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de 10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu; 11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa; 12. Quando o autor apenas sugerir ideia, procurar um fundamento de lógica objetiva; 13. Cuidado com as questões voltadas para dados superficiais; 14. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto;

15. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta; 16. Procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem; 17. O autor defende ideias e você deve percebê-las; 18. Os adjuntos adverbiais e os predicativos do sujeito são importantíssimos na interpretação do texto. Ex.: Ele morreu de fome. de fome: adjunto adverbial de causa, determina a causa na realização do fato (= morte de "ele"). Ex.: Ele morreu faminto. faminto: predicativo do sujeito, é o estado em que "ele" se encontrava quando morreu.;

19. As orações coordenadas não têm oração principal, apenas as ideias estão coordenadas entre si; 20. Os adjetivos ligados a um substantivo vão dar a ele maior clareza de expressão, aumentando-lhe ou determinando-lhe o significado.

Questões de Leitura Avaliação do Pisa – Anos Anteriores

Texto MACONDO Deslumbrado com tantas e tão prodigiosas invenções, o povo de Macondo não sabia onde começava seu assombro. Ficavam acordados toda a noite com os olhos arregalados, fixos nas lâmpadas elétricas alimentadas pelo gerador que Aureliano Triste trouxera quando da segunda viagem do trem, e levou tempo e custou-lhes esforço para se acostumarem ao seu incessante tum-tum. Ficaram indignados com as imagens vivas que o próspero comerciante Dom Bruno Crespi projetava no teatro decorado com cabeças de leão sobre os guichês, pois um personagem que morria e era enterrado em um filme, por cujos infortúnios haviam sido derramadas lágrimas de aflição, tornava a aparecer vivo e transformado em árabe no outro. A platéia, que pagava dois centavos por cabeça para compartilhar das desventuras dos atores, não tolerou esse tipo de fraude inconcebível e quebrou os assentos.

O prefeito, cedendo às instâncias de Dom Bruno Crespi, explicou através de uma proclamação pública que o cinema era uma máquina de ilusões que não merecia tais arrebatamentos de emoção da platéia. Após essa explicação desanimadora, muitos acreditaram que tinham sido vítimas de um novo e espetacular negócio de ciganos e decidiram não mais voltar ao cinema, considerando que já tinham problemas suficientes para chorar pelos dramas representados por seres imaginários. Fonte: "Cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Marques

Questão 01: Que características dos filmes causou indignação no povo de Macondo? _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

Resposta(s): Pessoas que eles pensavam ter morrido voltam à vida. Eles esperavam que os filmes fossem verdade e não são. Eles acham que o homem no filme fingiu morrer e que eles foram feitos de tolos. Uma personagem que morreu e foi enterrada em um filme reaparece viva no seguinte. Eles não entenderam que os filmes são ficção. • Porque os atores cujas personagens haviam morrido no filme anterior apareciam como novas personagens no próximo filme.

A platéia se sentia lesada em suas emoções Eles pensam que já têm bastante problema para assistirem a atores fingindo tê-los. Porque um dos atores enterrados num filme voltava mais tarde vestido de árabe.

Questão 02: Ao final do texto, por que o povo de Macondo decidiu não mais voltar ao cinema? Eles queriam diversão e distração, mas acharam que os filmes eram realistas e deprimentes. Eles não podiam pagar o preço dos ingressos. Eles queriam preservar suas emoções para ocasiões da vida real. Eles buscavam envolvimento emocional, mas acharam os filmes desinteressantes, pouco convincentes e de baixa qualidade.

Resposta: Ao final do texto, por que o povo de Macondo decidiu não mais voltar ao cinema? Eles queriam diversão e distração, mas acharam que os filmes eram realistas e deprimentes. Eles não podiam pagar o preço dos ingressos. Eles queriam preservar suas emoções para ocasiões da vida real. Eles buscavam envolvimento emocional, mas acharam os filmes desinteressantes, pouco convincentes e de baixa qualidade.

Questão 03: Quem são os “seres imaginários” referidos na última linha do texto? Fantasmas. Invenções circenses. Personagens dos filmes. Atores.

Resposta: Quem são os “seres imaginários” referidos na última linha do texto? Fantasmas. Invenções circenses. Personagens dos filmes. Atores.

Questão 04: Você concorda com o julgamento final do povo de Macondo a respeito do cinema? Explique sua resposta comparando sua atitude em relação ao cinema com a deles. _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________ _____________________________________________

Resposta(s): Refletir sobre o conteúdo do texto: Comparação das atitudes das personagens com conhecimentos e experiências pessoais