Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIMENSIONAMENTO DE FROTAS
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
- Estruturas de Mercado
Análise das cinco forças de Porter
Análise Microeconômica FACCAT
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Teoria Econômica do Turismo Aspectos Microeconômicos
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Fundamentos de Economia
Indústria - I Prof.: Nobre.
Fundamentos de Economia
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Concorrência Monopolística
ESTRUTURAS DE MERCADO Até este ponto do curso partimos da premissa de que o mercado, sem interferências, encontra o ponto de equilíbrio entre oferta e.
Geografia Politica.
TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO
AS VENDAS NA NOVA ERA Cleber Domingues.
Estruturas do Mercado de Fatores de Produção
Economia Aplicada MBA Fernando Branco Ano lectivo
Justificações de Interesse Público
Universidade Federal Fluminense MBA Gestão de Empreendimentos Turísticos Gestão Econômica e Financeira Professor: João Evangelista.
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA
Cartel “Um acordo entre cavalheiros”.
Capitalismo e Socialismo
Formação de preços e concorrência
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Questões U02.
Perguntas: 1 - Cliente mais bem informado e exigente é um fator que leva as empresas a repensar sobre como operam os elementos da cadeia logística? 2 -
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 2 – 1/03/2006 Professores: Márcio Garcia Márcio Janot.
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
TEORIA MACROECONÔMICA II ECO1217 Aula 3 Professores: Márcio Gomes Pinto Garcia Dionísio Dias Carneiro 08/03/2004.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
Repensando a Logística
Planejamento Estratégico
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
Prof. João Carlos Bragança
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Economia – Profª Cíntia Rubim de Souza Netto – 2008/1
- Número de empresas que compõem o mercado;
Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional
Divisão Internacional do Trabalho
Determinantes das estruturas
Unidade 02. Balancear os custos de estoque é um grande desafio. Se, por um lado, altos níveis de estoque podem gerar altos custos operacionais; por.
Oferta e Demanda.
Concorrência Bancária: uma visão de análise de atos de concentração Eduardo P. Ribeiro Professor IE/UFRJ Professor Convidado EPGE/FGV Pesquisador CNPq.
Cézar Augusto Lins de Andrade
GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
Estruturas de Mercado Para a gestão estratégica de um negócio, além da conjuntura econômica, outro fator é de grande importância para a tomada de decisão:
A empresa, a organização do mercado e o desempenho Aulas 1 e 2 Márcia A.F. Dias de Moraes 16 e 17/02/2016 Les 590 Organização Industrial.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Fundamentos de Economia e Mercado
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
CAPITALISMO FINANCEIRO E INFORMACIONAL PROF° ISRAEL FROIS.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Economia de Mercado UNIP Prof. Flávio Henrique Seixas 1/29 SÍNTESE DO CAPÍTULO 3 – A ESTRUTURA DO MERCADO Este capítulo possibilita a compreensão das diversas.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2º SEMESTRE DE AULA 04: II. DEMANDA  II.2) ESTRUTURA DE MERCADO  influencia formação de preço e demanda  Monopólio (1.
Transcrição da apresentação:

Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística

Concentração Industrial As medidas de concentração industrial buscam verificar se determinados setores são dominados por um pequeno ou por um grande número de empresas. Qual a importância disso na tomada de decisão?

Índices de Concentração Razão de Concentração CR(k) = Quanto maior o valor do índice, maior é o poder de mercado exercido pelas k maiores empresas (Si).

Índices de Concentração Índice de Hirschman-Herfindah (HH) Elevar cada parcela de mercado ao quadrado implica em atribuir um peso maior às empresas relativamente maiores.

Os dois extremos para o índice HH No caso de um monopólio: No caso de uma concorrência perfeita:

Diferenciação de produtos O consumidor pode pensar que tal produto é diferente dos demais (nesse caso, a propaganda é muito importante) O consumidor, por outro lado, pode estar disposto a pagar um preço maior por um produto que realmente é diferenciado.

São nesses fatores que estão baseados os conceitos de oligopólio, concorrência monopolística e concorrência perfeita.

Concorrência Perfeita Grande número de empresas; Produto homogêneo; Nenhuma influência sobre o preço do produto; Facilidade de acesso ao mercado.

Oligopólio Poucas empresas dominam o mercado; A diferenciação dos preços depende da interação entre as empresas. Produto homogêneo ou diferenciado; Dificuldade de acesso de novas empresas.

Faces do oligopólio: Cartel: é uma forma de manipular preços e produção, distribuir clientes e mercados de atuação; Truste: fusão ou aquisição de empresas em busca de domínio de mercado.

Concorrência Monopolística Número relativamente grande de empresas; A influência sobre o preço dependerá da capacidade da empresa em diferenciar seu produto; Produto diferenciado; O mercado é acessível num grau menor que o da concorrência perfeita.

Obrigado!!!