Dumping, Subsídios e Salvaguardas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Imposto sobre a Importação
Advertisements

Apoio ao Exportador Secretaria de Comércio Exterior – SECEX
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA COMERCIAL
Comércio Internacional
Fundamentos de Economia
CUSTOS.
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
O CUSTO DO DIREITO PARA A ATIVIDADE EMPRESARIAL
DEFESA COMERCIAL.
Os Desafios da Análise de Interesse Público: Processo e Metodologia
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Antidumping e o Interesse Público: Um Equilíbrio Muito Delicado Realização: Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB Apoio: OAB Josefina Guedes.
DEFESA COMERCIAL NO BRASIL
Marília Castañon Penha Valle
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Sistemática de Importação
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Contabilidade de Custos
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
A Defesa da Indústria em seus Diversos Aspectos Marília Castañon Penha Valle Coordenadora-Geral Manaus (AM), 9 de abril de 2010 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO,
GERÊNCIAMENTO TRIBUTARIO: PUC CAMPINAS-SP – 2013.
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
MEDIDAS DE SALVAGUARDA “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
Sistemática de Importação e Exportação
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília COMÉRCIO INTERNACIONAL 4º ANO – 2011 Prof.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Ajuda no Equilíbrio na Balança de Pagamentos;  Arrecadação de Impostos  Ajuda a Indústria Nacional  Gera renda e emprego.
CONTABILIDADE AVANÇADA
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Alessandra Gomes; Fred Oliveira; Bruno Nogueira; Matias jkhoihoih; jigdiygiyw hixiugxiu c c.
A Defesa Comercial no Brasil
Sistemática de Importação e Exportação
DIREITOS ANTIDUMPING “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Pagamento do Imposto
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Decisões de fixação de preços
Fundamentos do Comércio Exteriornal
1 Aula 3 Economia e Mercados Globais Regulação Internacional.
DIREITO EMPRESARIAL Professora: Esp. Clarissa P. Carello – Advogada
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
SGP e Regras de Origem Sistema Geral de Preferências (SGP)
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC Secretaria de Comércio Exterior - SECEX Departamento.
CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEFESA COMERCIAL E INTERESSE PÚBLICO RIO DE JANEIRO / fevereiro 2014.
Secretaria de Desenvolvimento da Produção
Cálculos Fiscais - ICMS
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
Política Brasileira de Comércio Exterior
INTCEX 8 - FUNDAMENTOS EM COMEX.
10 - ROTEIRO PARA EXPORTAÇÃO EXPORTAR É FÁCIL
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
Financeiro - Análise Financeira
Política Comercial 1.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
M E R C A D O S E N E G O C I A Ç Õ E S C O M E R C I A S D O C E N T E : F E R N A N D A E D U A R D O R A M A N A Í D E N E V E S P A U L.
BARREIRAS PARA O LIVRE COMERCIO
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
OMC – Organização Mundial do Comércio - Princípio do Tratamento da Nação Mais Favorecida Art. I:1 do GATT de 1994.
Imposto de Importação – II e Imposto de Exportação – IE Prof. Livia Leite Baron Gonzaga 23/10/2007.
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
Contas de Resultado Objetivo
Original LogísticaOriginal Internacional FUNDO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PORTUÁRIAS.
ACORDO SOBRE MEDIDAS DE SALVAGUARDA. Medidas Salvaguarda  O Acordo de Salvaguardas estabelece as regras para a aplicação de medidas de salvaguarda ao.
Transcrição da apresentação:

Dumping, Subsídios e Salvaguardas Base legal: a) Comércio Internacional: Artigo VI do GATT, Acordo Antidumping e Acordo sobre Subsídios e Medidas Compensatórias. b) Brasil: Lei n. 9.019/95 e Decreto n. 8.058/2013.

Dumping, Subsídios e Salvaguardas Conceito “Considera-se haver prática de dumping, isto é, oferta de um produto no comércio de outro país a preço inferior a seu valor normal, no caso de o preço de exportação do produto ser inferior àquele praticado, no curso normal das atividades comerciais, para o mesmo produto quando destinado ao consumo no país exportador”.

Dumping Requisitos presentes no conceito: “valor normal” = preço ex Works exportações para terceiros países custos de produção + critérios contábeis no país de origem

Dumping “curso normal das atividades comerciais” = vendas realizadas para compradores independentes + lucro margem de dumping = diferença entre o valor normal apurado de acordo com o caso e o preço de exportação praticado na venda do produto para o Brasil.

Dumping Etapa 1: produtores nacionais, prejudicados por importações a preços de dumping, formulam petição à SECEX Etapa 2: a petição aceita preliminarmente será analisada quanto ao mérito e, em caso de procedência, a investigação será aberta,com a notificação das partes interessadas

Dumping Etapa 3: procedimento de investigação, em que poderá ocorrer: Adoção de medidas antidumping provisórias Celebração de compromisso de preços Conclusão da investigação, com ou sem a aplicação dos direitos, de acordo com a comprovação do prejuízo e do nexo causal

Dumping Etapa 4: Se o encerramento estabelecer medidas antidumping: deverá indicar prazo de vigência, valor, produto, empresa e país atingidos; terá como base de cálculo o valor CIF; seu pagamento será condição para o desembaraço das mercadorias.

Subsídios Caracteriza-se por uma contribuição financeira estatal, concedida em benefício de uma entidade específica, normalmente no intuito de incrementar as exportações de determinado produto ou setor.

Subsídios O auxílio governamental pode ser expresso pela transferência direta ou potencial de recursos, pelo perdão ou não recolhimento de receitas governamentais (caso dos incentivos e créditos fiscais) ou ainda por qualquer forma de apoio que permita a manutenção artificial de preços competitivos.

Subsídios No caso de confirmação da existência e do valor do subsídio, bem como do efetivo dano causado pelas importações subvencionadas, poderão ser impostos os chamados direitos compensatórios, que deverão vigorar pelo tempo necessário à neutralização do subsídio causador do prejuízo, respeitado o limite máximo de cinco anos.

Tipos de Subsídios a) Proibidos: são os específicos, voltados para alcançar objetivos no comércio internacional, como o incremento das exportações ou o uso compulsório; distordem a concorrência e revelam práticas desleais. b) Acionáveis: nesse caso, o país que se sentir prejudicado deve demonstrar o dano à sua indústria; do contrário, a prática será considerada permitida.

Salvaguardas As medidas de salvaguarda são aquelas adotadas pelos países importadores em relação às mercadorias ingressadas em seu território toda vez que o crescimento desse fluxo cause grave prejuízo (ou, ao menos, represente uma séria ameaça) aos produtores nacionais de um determinado setor.

Salvaguardas Uma vez delimitada a extensão do dano, poderão ser impostas restrições quantitativas, que terão uma duração máxima de quatro anos, prorrogáveis por igual período em casos especiais, desde que devidamente comprovados. Esta é a regra geral; admite-se, contudo, em se tratando de países em desenvolvimento, a adoção de medidas de salvaguarda por até dez anos.

Medidas em vigor Circular SECEX nº 37 - DOU de 19/06/2008. 18/9/2014 PRODUTO PAÍS CIRCULAR DE ABERTURA MEDIDA RESOLUÇÃO DIREITO APLICADO PRAZO DE VIGÊNCIA Seringas Descartáveis China Circular SECEX nº 37 - DOU de 19/06/2008.  Direito Antidumping Definitivo Resolução CAMEX nº 53 - DOU de 18/9/2009 Shangai Kindly Enterprise Development Group Co. Ltd. = US$ 7,73/Kg Demais Empresas = US$ 10,67/Kg  18/9/2014