Gerência de Projetos de Software

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PlaneJar é preciso.
Advertisements

A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
Gerenciamento do escopo
Ciclo de vida e organização do projeto
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gerenciamento do Escopo do Projeto
Gerenciamento do Escopo
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
Os processos de gerenciamento
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
5 Gerenciamento de Escopo
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
Termo de abertura Termo de abertura – Project charter
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Gerenciamento das comunicações do projeto
Visão Geral PRO.NET.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
PMBOK 5ª Edição Capítulo 7
Uma metodologia de Gerência de Projetos
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerência de Projetos de TI 3. Partes Interessadas
Gerenciamento da Integração
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Gerenciamento de Integração.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
A Importância da Integração em Projetos
Gerenciamento da Qualidade
Gerenciamento de Projetos
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
O que é gerenciamento de projetos
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Integração.
Gestão em Projetos e Sistemas de Informação
Disciplina: Planejamento e Gerenciamento de Projetos - PGP
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Gerenciamento de Projetos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
Gerência de Projetos de Software
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos
Gerenciamento de Escopo
Projeto: G-TV (Gestor de TV por Assinatura) CSTADS Aluno: Fellipe Weldson de Oliveira Ferreira Gerente: Eriko Brito Projeto Supervisionado de Análise e.
Gerência de Projetos de Software
Projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros Gestão de.
4.4 Implementação e Operação
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 1.
Início do projeto exemplo
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Gerenciamento de Projetos
CMMI Capability Maturity Model Integration
3. Gerência de Partes Interessadas © Tera – Márcio Moreira – 2016 – Gestão de Projetos Preparatório Para Certificação PMP.
Transcrição da apresentação:

Gerência de Projetos de Software CST EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA Gerência de Projetos de Software Aula 5 – Iniciação e Planejamento do Escopo Joseane Alves Freire

Agenda O Início de um Projeto O Objetivo do Projeto Termo de Abertura do Projeto Premissas Restrições Planejamento do Escopo Definição do Escopo WBS

O início de um projeto Os projetos são um meio de organizar atividades que não podem ser abordadas dentro dos limites operacionais normais da organização. Os projetos são freqüentemente utilizados como um meio de atingir o plano estratégico de uma organização, seja a equipe do projeto formada por funcionários da organização ou um prestador de serviços contratado.

Necessidade do negócio: Problema ou Oportunidade O Início de um Projeto Os projetos são tipicamente autorizados como resultado de uma ou mais das seguintes situações: uma demanda de mercado uma solicitação de um cliente um avanço tecnológico um requisito legal/regulatório uma necessidade social Necessidade do negócio: Problema ou Oportunidade A alta gerência precisa decidir como responder a esses “estímulos” e para quais projetos deve fornecer autorização e termo de abertura.

O Objetivo do Projeto Descreve o que o projeto deve fazer ou produzir Deve seguir a regra SMART: Specific (específico) Measurable (mensurável) Accurate (exato) Realistic (realista) Time bounded (limitado no tempo)

Qual a finalidade do processo de Iniciação? É o processo responsável por formalizar a existência de um projeto ou que o mesmo deva continuar na próxima fase Subprocessos: Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Identificar as partes interessadas

Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Item: 4.1 pag. 70 PMBOK

Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Item: 4.1 pag. 70 PMBOK

Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Principais entradas: Declaração do trabalho:é uma descrição narrativa dos produtos e serviços a serem fornecidos pelo projeto. Necessidades de Negócio Descrição do escopo do produto Plano estratégico Fatores ambientais da empresa: Padrões governamentais ou industriais Infraestrutura organizacional Condições do mercado.

Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Principais entradas: Ativos de Processos organizacionais Processos organizacionais padronizados, políticas e definições padronizadas de processos para uso na organização Modelos (por exemplo, modelo do termo de abertura do projeto) Informações históricas e base de conhecimento de lições aprendidas

Termo de Abertura do Projeto O Termo de Abertura do Projeto é o documento que autoriza formalmente o início de um projeto na organização.

Termo de abertura do projeto Termo de abertura do projeto (Project Charter) É publicado por um diretor/gerente (patrocinador) com autoridade formal na estrutura organizacional; Reconhece e autoriza formalmente a existência do projeto; Empossa o gerente do projeto e lhe concede autoridade formal para usar recursos organizacionais nas atividades do projeto; Identifica linhas de reporte e atribuições do gerente do projeto; Contém ou faz referência: às necessidades do negócio que o projeto está incumbido de tratar ao escopo do produto ou serviço a ser entregue aos benefícios à organização Deve ter ampla publicidade no âmbito da organização.

Premissas Algo assumido (vem do inglês assumption) como verdadeiro para o projeto; São condicionantes para a execução do projeto conforme o planejado; Se uma premissa não for confirmada é preciso revisar o planejamento do projeto; A premissa precisa ser específica, precisa e clara; As premissas devem ser validadas pelos stakeholders e resguardam o gerente do projeto. Exemplos: “O analista de negócios deverá estar disponível no dia 30/agosto” “Despesas extras serão custeadas pela contratante” “Cada programador desenvolve 10 linhas de código por dia” “A cotação do dólar é R$ 2.50”

Restrições Tempo A tríplice restrição! Custo Escopo Exemplo: Fatos concretos que limitam as opções da equipe; Tempo A tríplice restrição! Custo Escopo Exemplo: “O projeto deverá estar operacional até o ano fiscal de 2004” “O limite de gastos é de R$ 60.000,00” “Todos os produtos devem atender às especificações da norma ISO XXXXX”

Exercício Elaborar o termo de abertura do projeto segundo o modelo anexado. Apresentar um exemplo prático de um termo de abertura.

Identificar as partes interessadas É o processo de identificar todas as pessoas ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto e de documentar as informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do projeto. Item: 10.1 pag. 206 PMBOK

Identificar as partes interessadas Item: 10.1 pag. 207 PMBOK

Identificar as partes interessadas Principais entradas Termo de abertura Documentos de aquisição Fatores ambientais da empresa Cultura e estrutura organizacional ou da companhia Padrões governamentais ou do setor (como regulamentações e padrões dos produtos) Ativos de processos organizacionais Modelos para registro das partes interessadas Lições aprendidas de projetos anteriores Registros das partes interessadas de projetos anteriores

Identificar as partes interessadas

Identificar as partes interessadas Registro das Partes Interessadas Informações de identificação: nome, posição na organização, local, papel no projeto, informações de contato; Informações de avaliação: requisitos essenciais, principais expectativas, influência potencial no projeto, fase de maior interesse no ciclo de vida Classificação das partes interessadas: interna/externa, apoiadora/neutra/resistente,etc. Estratégia para gerenciamento das partes interessadas