Florianópolis, 18 de maio de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

O PRONOME.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Prof. Richard Brunel Matias
Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.
Textos jornalísticos informativos
O Aluno a Distância.
O TEXTO ARGUMENTATIVO ESTRATÉGIAS
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
Características Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa. jornal mural é o mais democrático dos veículos internos de comunicação.
GÊNERO TEXTUAL: CARTA GÊNERO EPISTOLAR.
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
Carta Argumentativa PRP- Karla Faria.
Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
DISSERTAÇÃO.
Prof. Júnior Oliveira.
Prof. Júnior Oliveira A carta do leitor.
Artigo de Opinião GT6.
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
O pronome O pronome.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Prezado aluno, segue um tutorial para a montagem da sua apresentação.
Linguagem verbal midiática
Juliana Lima Manfrinato Ferreira
Uma possível estrutura básica da Redação do tipo Enem
Redação para UNICAMP CASDVest 2014.
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
Carta pessoal.
CARTA ARGUMENTATIVA CARACTERÍSTICAS E EXEMPLO Professora Ana Carolina
A carta do leitor.
O texto argumentativo.
O Tribunal de Justiça de Brasília recebeu o seguinte requerimento:
C OMPETÊNCIA 2 – C OMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS.
Pronomes Relativos.
Resumo.
REDAÇÃO.
Produção de Texto SARESP 2011
LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE
Texto Dissertativo Argumentativo
Capítulo 19 Gráficos para o ENEM.
MODELO BÁSICO DE PETIÇÃO SIMPLES
Facilitadora: Marcela Alves
Redigindo a opinião do grupo.
Texto dissertativo argumentativo
Análise crítica de dissertação Elisa Friedrich Martins GEMaTh – A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma.
Desafio Pré-vestibular
3º Ano B Professor Marcos
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Carta Aberta Prof. Júnior Oliveira.
Luiza Monteiro.  Com o advento da internet e dos recursos tecnológicos de uma maneira geral, a forma de comunicação entre as pessoas mudou consideravelmente.
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Viajando pelas galáxias
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
A produção de textos e o ENEM
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Produção de texto: Carta formal Definição e estrutura Exemplo
Tipologia textual Dissertação.
CICLO DE PALESTRAS – ENEM 2012 SEDUC – CREDE 10 EEEP OSMIRA EDUARDO DE CASTRO Prof. Aline Virgínia.
Texto expositivo & argumentativo
A carta argumentativa A carta argumentativa é um texto elaborado com o propósito de defender um ponto de vista sobre determinado assunto, por meio de argumentos.
Introdução a atividade acadêmica
Transcrição da apresentação:

Florianópolis, 18 de maio de 2015. Prezado Sr. Silva,       Como leitor assíduo da revisa Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem-estar.      No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas.      Ocorre que o sal já faz parte de nossas vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que não prejudiquem nossa saúde. Atenciosamente, Leitor.

A carta tem uma estrutura obrigatória e que deve ser rigorosamente seguida, caso contrário, o candidato poderá ter sua redação anulada ou perder muitos pontos. A estrutura obrigatória da carta é: local e data, vocativo, texto e assinatura. 1 -  Local e data: por extenso, normalmente se usa a data no lado direito da folha. O local é separado da data por vírgula e, no final, obrigatoriamente, usa-se o ponto final: Florianópolis, 18 de maio de 2015.

2 - Vocativo: use um pronome de tratamento adequado à pessoa a quem está se dirigindo. Quanto menos intimidade, mais formalidade. Neste caso, observe a quem se destina a carta. Se a um juiz: Meritíssimo; ao presidente: Excelentíssimo Senhor; a uma autoridade: Ilustríssimo Senhor;  Para pessoas que não sejam autoridades, Prezado Senhor cabe muito bem. Se é parente ou amigo: Querido(a). Se souber o nome, coloque-o após o pronome de tratamento. Se não souber, pode ser o cargo que ocupa. O vocativo fica à margem esquerda, no parágrafo, e é seguido de vírgula. Prezado Sr. Silva,

3 - Texto: quanto mais íntima a pessoa, mais informal será seu diálogo e vice e versa. Procure, no primeiro parágrafo, de acordo com a proposta, perguntar sobre a pessoa ou fazer um elogio à empresa. Como leitor assíduo da revisa Saúde, em primeiro lugar, venho agradecer o benefício que os artigos publicados vêm proporcionando à minha família. Muitas das dicas fornecidas, conseguimos colocar em prática e, dessa forma, melhorando consideravelmente nosso bem-estar. Depois, entre com o argumento proposto. No último número da revista, lemos uma matéria sobre os perigos que o excesso de sal na alimentação pode provocar à nossa saúde. É fato que já tínhamos algum conhecimento sobre o assunto, porém, não em detalhes. Como nossa família está sempre em busca de uma vida mais saudável, desejamos, também, colocar em prática algumas destas dicas.     Ocorre que o sal já faz parte de nossas vidas há tempos e não se encontram com tanta facilidade receitas que não o utilizem. Sendo assim, solicito a gentileza de, se puderem, publicar receitas de pratos onde possamos substituir o sal por outras ervas ou condimentos que não prejudiquem nossa saúde.

Atenciosamente, Leitor. 4 - Fechamento e Assinatura: Normalmente, fecha-se com as palavras: Atenciosamente ou Respeitosamente, quando for bastante formal. Quando não, pode-se fechar com: Abraço. Também podem ser utilizadas as fórmulas: “Sem mais para o momento, despeço-me” ou “Certos de contar com sua compreensão, pedimos deferimento” ou outra equivalente. Quanto à assinatura, observe as instruções da prova. Em alguns vestibulares, pede-se que se assine com a primeira letra do último sobrenome, pois não pode haver identificação no texto. Fiquem atentos. Atenciosamente, Leitor.

CARTA ARGUMENTATIVA Corpo do Texto: Inicia-se na margem de parágrafo. Diferentemente do modo a que o aluno está acostumado, no corpo da carta dissertativa há o espaço da argumentação: não basta a estrutura, é preciso defender a tese, atender à proposta, selecionando os argumentos, sem esquecer que há uma situação de interlocução (nesse caso, há a necessidade do uso da 3ª pessoa sempre, seja no modo verbal – “imagine”, “veja”, “repare” – seja na invocação,  com os pronomes de tratamento – mantendo o respeito a quem se dirige). É preciso também que seja usada a 1ª pessoa. Lembre-se de que o número de linhas exigido pela banca deve ser respeitado no Corpo e não na estrutura toda. O pronome de tratamento varia de Senhor(a) a Vossa Senhoria e Vossa Excelência.

Uns amigos me falaram que os senhores estão para destruir 45 mil pares de tênis falsificados com a marca Nike e que, para esse fim, uma máquina especial já teria até sido adquirida. A razão desta cartinha é um pedido. Um pedido muito urgente.