E-learning Corporativo. E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br2 Aprendizagens de prática.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Percepção em Mobile Learning
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
I Seminário ABED de Educação a Distância
Maio / 2006.
Ajudar as pessoas a aprender
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Prof. Dr. Pimentel Ricardo R. Nunes
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Rosa Maria Vivona Bertolini Oliveira Maria Célia de Toledo Dubois
Desafios e oportunidades do EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Sistema de Gestão de Aprendizagem de Segunda Geração
Escolhendo o nosso Futuro
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
Informações sobre o Teleduc
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Portal Educacional Clickideia
Interiorização do conhecimento
Alex sandro gomes | 2008 Estratégia, Competição e Usabilidade Ou, ‘Como criar um serviço web 2.0 de sucesso?’
Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração
Sistema de Gestão da Aprendizagem de Segunda Geração
Percepção em M-Learning
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aprendizagens em Arte Coordenadora
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Sistema de gestão de aprendizagem
CAMPUS UNIVERSITÁRIO UNISUL VIRTUAL. UNISUL A Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina - é uma universidade com personalidade fundacional de direito.
Formação de Tutores a Distância
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
TV Digital Design da interação com envolvimento do usuário em contexto econômico coletivo.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Laboratório de Ensino a Distância
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Quem somos.Reply Alex Sandro Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Capital Login Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Enoque Calvino Erick Pinheiro.
A Universidade Metropolitana de Santos Convida V.Sa. a participar do mais completo programa de inclusão universitária do Brasil.
Uso de Plataforma Virtual de Ensino
AgentsResearch.com Ferramenta para Gerenciamento de Cursos via Internet Elaine Quintino da Silva Dilvan de Abreu Moreira
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
Universidade Corporativa Procenge
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Soluções para universidades corporativas
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
As novas abordagens sobre Cultura Digital, serão a motivação para a realização do 3º Congresso Regional, promovido pelo Complexo Educacional Dom Bosco,
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Transcrição da apresentação:

E-learning Corporativo

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br2 Aprendizagens de prática

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br3 Precisamos de um líder... educador

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br4 Em diversas profissões...

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br5 Estágio é para isso...

Formação in company

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br7 Aspectos a considerar  Tempo escasso  Valor relativo da formação fora do local de trabalho  Necessidade de formação inicial  Experiência é a maior fonte de aprendizagem  Aprendizado ocorre no contexto do trabalho

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br8 Objetivos de negócios Objetivos de Negócio  Melhorar de serviços ao cliente final  Lançar novos produtos com rapidez  Alinhar com regulamentação do setor  Apoiar a adaptação a novos sistemas de TI  Melhorar a produtividade de funcionários  Fortalecer cultura da empresa  Servir aos clientes internos e parceiros  Recolocar pessoal  Atrair e manter as melhores pessoas  Desenvolver capacidades para inovação continua

Sistema de Gestão da Aprendizagem

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br10 Amadeus: significado do nome  Anagrama de... –Agentes Micromundos e Análise do DEsenvolvimento no USo de Instrumentos –Agente: IA –Micromundo: Jean Piaget  Brincando... –AMADeus –Amadeus (Mozart) !? Personalidade Sonoro  Verdadeira Inspiração: –Villa Lobos…... e o povo brasileiro

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br11 Amadeus: Histórico  –Projeto Protem-CC  2003 –Criação do grupo CCTE  –Projeto CNPq –Projeto MEC –Projeto FINEP  2008: Primeiro realease no II ESLPE

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br12 Alex Sandro Almir Moura Altair Aquino Ana Queiroz Apuena Gomes Bruno Leonardo Bruno Monteiro Cibele Christ Cynthia Belleza Danilo Torres Danilo Veras Dante Aurélio Eliaquim Lima Enoque Calvino Erick Pinheiro Fábio Caparica Fernando Fonseca Fernando Souza Fernando Trinta Filipe Levi Flávia Veloso Leonardo Medeiros Leonardo Nunes Luanna Lopes Lobato Luís Fernando Maiely Janys Marcelo Queiroz Maria Cláudia Costa Maurício Braga Milton Burgos Nelson Rosa Parnésio Damasceno Rebeka Gomes Ricardo Câmara Rodrigo Lumack Rodrigo Santos Rogério Nibon Samyr Santos Sávio Domingos Sávio Lima Socorro Vânia Stephania Padovani Taciana Pontual Tássio Virgínio Thiago Moreira Tiago Buarque Tiago Remígio Vinícius Pádua Vítor Costa Viviane Aureliano Walkíria Branco Yasmine Mota Yuri César Você… Quem faz? Gilberto Nunes Henrique Seabra Hugo Calazans Icamaan Viegas Isaac Silva Isledna Rodrigues João Bosco João Coutinho Jocélio Passos Jorge Ramos José Santos Júlio Markovitch Laís Neves

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br13 Quem Apóia

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br14 Taxionomia de Colaboração Apoiada por Computador Interação Face-a-face Interação Assíncrona Interação Assíncrona Distribuída IgualDiferenteTempo Igual Diferente Espaço Interação Síncrona Distribuída

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br15 Interface simples Características gerais

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br16 Características específicas

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br17 Características Plataforma de ensino à distância que possibilita estender as formas de interação a alunos e professores para melhorar o aprendizado. Problemas formulados e soluções propostas nas seguintes áreas: Suporte ao trabalho docente em EaD Avaliação em EaD Gestão de conteúdo em ambientes de ensino Extensão da experiência do usuário: jogos e micromundos Percepção social em interface web e ambientes síncronos Resultados:

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br18 Por que ´Segunda Geração´?  Simplicidade e percepção para as atividades de usuários –Único LMS a utilizar Java/Ajax na interface do usuário –Linguagem gráfica moderna e visualização –Serviços de percepção na interface da aplicação web  Arquitetura permite extensão da experiência de usuários –Servidor e plataforma de jogos flash multiusuários integrado –Servidor e plataforma de componentes síncronos de aprendizagem –Integração com aplicativo multiusuários leitor de vídeos  Suporte a deferentes abordagens de aprendizagem –Construtivista (manipulações sobre representações) e sócio interacionista (percepção, colaboração, engajamento, imersão em contexto de jogos)  Acesso à plataforma por dispositivos móveis: mobile learning Diferenciais competitivos

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br19 Design instrucional: desenvolvimento de conteúdos didáticos para o meio eletrônico Learn Player que interpreta o conteúdo multimídia utilizado em cursos e treinamentos Objetos de aprendizagem: Multimídia rica

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br20 Estimula o aprendizado de estruturas matemáticas Manipulação colaborativa de representações

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br21 Realizando Experimentos Físicos pela Internet Acesso à medida em tempo real

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br22 Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face imersão em contexto de jogos

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br23 Mantém as relações sociais existentes durante um jogo mesmo quando os integrantes não estão face a face

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br24 Comente os vídeos na mesma hora que outros alunos estão assistindo Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br25 Discutir Vídeos: Reflexão sobre a prática

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br26 Engajamento dos participantes

Cenário de uso

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br28 Solu ç ões Etapas de Implantação  Planejamento e implantação customizada  Desenvolvimento de conteúdo  Plataformas de Gestão do aprendizado  Customização e implantação  Formação de equipes de tutores  Gestão educacional  Mobile Learning

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br29 Primeiros passos 1.Planejar processos e logística 2.Desenvolver versões digitais do conteúdo 3.Implantar Plataformas de Gestão Aprendizagem 4.Disponibilizar os materiais 5.Acompanhar o progresso dos formando

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br30 Disponibilizando o conteúdo

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br31 Colaboração entre pares Eventos Presenciais Plataforma

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br32 Mobile learning: Engajamento

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br33 Presencial conectado: Armazenamento de Vídeo

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br34 Didática de Educação a Distância Presencial TV Internet Telefonia

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br35 Interface web Mídias integradas Interação entre os usuários ANTESDEPOIS Aulas presenciais

Projeto Centrado no Usuário Prototipagem

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br37 “Adicionar Atividade - Enquête” – Esboço feito à mão

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br38 “Adicionar Atividade - Enquête” – catálogo de telas

Prêmios

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br40 MicroMundos Concurso Dissertações e Teses SBIE’SBC em 2007

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br41 EriMont Excelência em Pesquisa ABED em 2007

Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br43 Pesquisa e Inovação Entender o papel de plataformas na constituição de comunidades de aprendizagem e seu impacto na aprendizagem Percepção e privacidade em plataformas de ensino Mediação de práticas de aprendizado informal in company Extensão da experiência em plataformas móveis E-learning e aprendizagem organizacional Aprendizagem informal em redes sociais Gestão do conhecimento e e-learning Integração com o SBTVD (DTV)

E-learning corporativo CCTE-Cin-UFPEamadeus.cin.ufpe.br44 Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito do autor. © CIn-UFPE 2008 O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre. Obrigado!