4.5.2004DGS - Plano Contingência Calor1 Ondas de Calor Plano de Contingência 2004 Ministério da Saúde.

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Transcrição da apresentação:

DGS - Plano Contingência Calor1 Ondas de Calor Plano de Contingência 2004 Ministério da Saúde

DGS - Plano Contingência Calor2 Portugal Características das ondas de calor AnoData Nº dias > 32ºC Temperatura máxima Local – ,5ºCSantarém – ,7ºCBeja – ,4ºC 45,2ºC Beja Santarém

DGS - Plano Contingência Calor3 Portugal Consequências das ondas de calor AnoAlerta Efeito na mortalidade EstudoConsequência 1981 NãoNão detectado Índice Ícaro (1999) 1991 NãoNão detectado2003Não 2003 SimNão detectado2003/04 Plano de Contingência (2004)

DGS - Plano Contingência Calor4 Onda de calor Portugal apuramento final dos óbitos: 30.7 a 15.8 Óbitos observados Óbitos esperados # Excesso de óbitos Razão O / E Golpe de calor (CID 10: X309) 140,213,870,0 - Hospitais SNS - - Hospitais privados, sociais e militares ,38 Mortalidade global ,43 # Comparação com período homólogo de

DGS - Plano Contingência Calor5 Onda de calor 2003 – óbitos por país – País Óbitos por Golpe de calor Excesso de óbitos (n) Estimativa (método) Inglaterra Não referido 2045 P. homólogo 1998/02 França Não referido P. homólogo 1998/02 Itália Não referido 3134 P. homólogo 2002 Portugal P. homólogo 2000/01 Espanha 59 Em avaliação Fonte: WHO DGS

DGS - Plano Contingência Calor6 Síntese Houve impacto do calor na mortalidade (excesso de óbitos por todas as causas) Menor que o esperado em função das experiências anteriores (1981 igual nº de óbitos para menos calor) Os alertas e as respostas dos serviços tiveram seguramente um efeito positivo Reforço do sistema de previsão, alerta e resposta, e, intervenções adequadas, poderão minimizar os efeitos

DGS - Plano Contingência Calor7 Plano de Contingência Objectivos Sistema de previsão e alerta Coordenação Informação e comunicação Resposta dos serviços de saúde Monitorização e avaliação do Plano Investigação e desenvolvimento

DGS - Plano Contingência Calor8 Objectivos Minimizar os efeitos na saúde humana Melhorar o sistema de previsão, alerta e resposta Definir orientações para a intervenção Reforçar a coordenação interinstitucional

DGS - Plano Contingência Calor9 Sistema de previsão e alerta Vigilância do Índice Ícaro – INSA/ONSA Apreciação diária do Índice, relacionando-o com outros factores de risco ambientais – DGS, INSA/ONSA, SNBPC, IM (video/audio conferência diária) Decisão sobre o nível de alerta – DGS/GT- Gabinete de crise Emissão de alertas – DGS/SARA, Autoridades de saúde, outras entidades

DGS - Plano Contingência Calor10 Sistema de previsão e alerta Autoridade Saúde Nacional DGS Avalia risco, define e emite alerta Delegados de Saúde Concelhios INSA/ONSA IM SNBPC INEM Linha Saúde Pública Comunicação Social Segurança Social Instituto do Ambiente Serviço Municipal de Protecção Civil Lares Serviços domiciliários Centros de acolhimento de crianças Comunicação Social local Autarquias Bombeiros Segurança Social Centros de Saúde Instituto Meteorologia INSA/ONSA Elabora Índice Ícaro e emite boletim Dados meteorológicos Adjuntos dos Delegados de Saúde Regionais Centro Distrital de Operações de Socorro Hospitais SARA ARS Serviços regionais desconcentrados da administração Delegados de Saúde Regionais

DGS - Plano Contingência Calor11 Índice Ícaro ÍCARO – Importância do Calor: Repercussões sobre os Óbitos Previsão de onda de calor com efeitos na mortalidade Calculado diariamente, entre 15 de Maio e 30 de Setembro, com base nas temperaturas previstas Emissão de boletim diário com Índice Ícaro para 3 dias 0 = efeitos nulos sobre a mortalidade 0<0,31 = efeitos não significativos sobre a mortalidade 0,31<0,93 = provável efeito sobre a mortalidade 0,93<1,55 = possível alerta de onda de calor em avaliação 1,55 + = sérias consequências sobre a saúde e mortalidade

DGS - Plano Contingência Calor12 Decisão sobre níveis de alerta Índice Ícaro Previsão de temperaturas máximas e mínimas Número de dias consecutivos com temperaturas elevadas Outros factores de risco ambientais (ozono, amplitudes térmicas, etc)

DGS - Plano Contingência Calor13 Níveis de Alerta Azul - “estar alerta” entre 15 Maio a 30 Setembro, assegurar respostas. Amarelo - “previsíveis efeitos” sobre a saúde, assegurar prontidão, informação e comunicação (autoridades e população), monitorização (procura dos serviços, morbilidade e mortalidade). Laranja –”onda de calor”, accionar planos locais de emergência, informação e comunicação (autoridades e população), monitorização (procura dos serviços, morbilidade e mortalidade). Vermelho -”onda de calor grave”.

DGS - Plano Contingência Calor14 Alerta azul “estar alerta” Vigilância i.Ícaro e avaliação da situação Divulgação de recomendações de preparação Assegurar a capacidade de resposta INSA/Observatório Nacional de Saúde DGS-Direcção Geral de Saúde Instituto de Meteorologia SNBPC-Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ARS-Administrações Regionais Autoridades de Saúde Hospitais e Centros de Saúde

DGS - Plano Contingência Calor15 Alerta amarelo “previsíveis efeitos” Divulgar informação autoridades (saúde e outras), população e comunicação social Reforçar a capacidade de resposta Articulação com Serviços Municipais de Protecção Civil Iniciar monitorização de efeitos na saúde DGS-Direcção Geral de Saúde Autoridades de Saúde SNBPC-Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ARS-Administrações Regionais Hospitais e Centros de Saúde Autoridades de Saúde DGS-Direcção Geral de Saúde INSA/Observatório Nacional de Saúde

DGS - Plano Contingência Calor16 Alerta laranja “onda de calor” Divulgar informação autoridades (saúde e outras), população e comunicação social Accionar planos específicos e articular com Serviços Municipais de Protecção Civil Monitorizar efeitos na saúde DGS-Direcção Geral de Saúde Autoridades de Saúde SNBPC-Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ARS-Administrações Regionais Autoridades de Saúde Hospitais e Centros de Saúde INEM DGS-Direcção Geral de Saúde INSA/Observatório Nacional de Saúde

DGS - Plano Contingência Calor17 Alerta vermelho “onda de calor grave” Reforço das medidas do “alerta laranja” Assegurar resposta a situações de vulnerabilidade - grupos de risco e instituições de idosos e crianças, pessoas vivendo isoladas - transporte de pessoas para “abrigos” - climatização e ventilação DGS-Direcção Geral de Saúde INSA/Observatório Nacional de Saúde Autoridades de Saúde SNBPC-Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil ARS-Administrações Regionais Autoridades de Saúde Hospitais e Centros de Saúde INEM

DGS - Plano Contingência Calor18 Coordenação Grupo Coordenador – Autoridade Nacional de Saúde, INSA, INEM, ARS(s), Delegados Regionais de Saúde. - coordena, supervisiona e avalia ao longo do período de vigilância Grupo de trabalho Central / Gabinete de Crise – Integrado por técnicos da DGS. - recebe e avalia diariamente os índices, define níveis de alerta, prepara informação e comunicação aos profissionais e cidadãos Grupo de trabalho Regional – Coordenado pelo Delegado Regional de Saúde. - assegura a coordenação das operações a nível periférico em articulação com as estruturas centrais.

DGS - Plano Contingência Calor19 Informação e comunicação I&C para os profissionais de saúde I&C para os profissionais do sector social (cuidados a idosos) I&C para a população em geral Site da DGS Linha Saúde Pública Comunicação Social Vídeo-conferências Telefone

DGS - Plano Contingência Calor20 Resposta dos Serviços de Saúde Cada Hospital: elaborará um Plano Específico para responder aos alertas de onda de calor. Cada Centro de Saúde: identificará atempadamente grupos e pessoas vulneráveis (eventual apoio domiciliário) e recursos da comunidade (abrigos climatizados). Elaborará um Plano Específico para responder aos alertas.

DGS - Plano Contingência Calor21 Monitorização Evolução da morbilidade e mortalidade associada à onda de calor – INSA/ONSA Procura dos serviços de urgência – DGS/Direcção de Serviços de Informação e Análise Medidas adoptadas pelas diferentes estruturas – DGS/SARA

DGS - Plano Contingência Calor22 Informação de retorno Autoridade Saúde Nacional DGS Delegados de Saúde Concelhios INEM Linha Saúde Pública Segurança Social INSA/ONSA Evolução da Mortalidade Adjuntos dos Delegados de Saúde Regionais Delegados de Saúde Regionais Hospitais e Centros de Saúde SINUS e SONHO Conservatórias de Registo Civil SARA

DGS - Plano Contingência Calor23 Avaliação do Plano Avaliar a eficácia das medidas adoptadas - mortalidade observada em relação à esperada, procura de serviços de urgência. Avaliar o processo referente a alertas emitidos, procura da Linha Saúde Pública – , informação de retorno, acções desenvolvidas de âmbito regional e colaboração interinstitucional.

DGS - Plano Contingência Calor24 Investigação e Desenvolvimento Apoio à investigação sobre alterações climáticas e saúde. Expansão do Índice Ícaro às diferentes regiões.

25 Ministério da Saúde OBRIGADO pela vossa atenção Direcção-Geral de Saúde