Uma Visão Geral da Educação a Distância Renato M.E. Sabbatini, PhD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Conceitos de Educação a Distância
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Por quê o computador na educação?
O uso da internet nas escolas
Informática na Educação
A Evolução das Mídias Audiovisuais
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Escolhendo o nosso Futuro
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional
EaD UNIMINAS Na contemporaneidade Alunas: Christian Kelly
Ymiracy N. de Souza Polak
Educação à Distância e suas Tecnologias
Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Uma Visão Geral da Educação a Distância
Introdução à Educação à distância
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
Laboratório de Ensino a Distância
Política Educacional Brasileira
Educação a Distância: Uma Visão Geral
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
EVANIR SCALCO RODRIGUES LOPES
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Educação a Distância em Saúde na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
O papel da EAD no Ensino Superior
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA EM BIOMEDICINA Renato M.E. Sabbatini, PhD e Silvia Helena Cardoso, PhD.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
O computador como Meio e como Fim...
ANTECEDENTES DA EaD.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Transcrição da apresentação:

Uma Visão Geral da Educação a Distância Renato M.E. Sabbatini, PhD

O Que é a EaD? Ocorre quando o professor e o aluno estão separados fisica e temporalmenteOcorre quando o professor e o aluno estão separados fisica e temporalmente Utiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distânciaUtiliza tecnologias específicas adequadas para a ação e a interação à distância Tem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreasTem indicações determinadas, não se prestando para todos os tipos de cursos e áreas

O Que É a EAD (2) Possibilidade de combinação com ensino presencialPossibilidade de combinação com ensino presencial Comunicação em várias vias:Comunicação em várias vias: –professor estudante –estudante professor –professor professor –estudante estudante

Evolução das Tecnologias de EAD Primeira tecnologia: o livro impresso (século XV)Primeira tecnologia: o livro impresso (século XV) –Possibilitou a replicação maciça e barata do conhecimento –Possibilitou a alfabetização da população

Segunda tecnologia: o correio (século XVIII)Segunda tecnologia: o correio (século XVIII) –Possibilitou a distribuição de material impresso a grandes distâncias e a comunicação bidirecional com o professor –Possibilitou o ensino por correspondência –Possibilitou a replicação maciça e barata da interação

Terceira tecnologia: os meios eletrônicos (século XX)Terceira tecnologia: os meios eletrônicos (século XX) –Telégrafo, telefone, rádio, TV e redes de computadores –Tirou a necessidade de distribuição de elementos físicos (átomos) e os substituiu por ondas e elétrons (século XX) –Agilizou, facilitou e imitou melhor a instrução e a interação

Evolução das Tecnologias Geração Textual ( ) Geração Analógica ( ) Geração Digital (desde 1980)

Motivações para a EAD Permitir que estudantes possam aprender em em qualquer área geográficaPermitir que estudantes possam aprender em em qualquer área geográfica Oferecer programas que atendam a grande número de estudantesOferecer programas que atendam a grande número de estudantes Realizar o treinamento de professores que já estão em trabalho e não podem ficar muito tempo afastadosRealizar o treinamento de professores que já estão em trabalho e não podem ficar muito tempo afastados

Atualizar conhecimentos e habilidades de forma mais ágil e facilitadaAtualizar conhecimentos e habilidades de forma mais ágil e facilitada Acelerar o desenvolvimento de força de trabalhoAcelerar o desenvolvimento de força de trabalho Aumentar o rendimento dos sistemas educacionaisAumentar o rendimento dos sistemas educacionais Trazer experiências raras e personalidades estimulantes para dentro da sala de aulaTrazer experiências raras e personalidades estimulantes para dentro da sala de aula

A questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizarA questão principal não é se a EAD deve ser utilizada, mas sim para que e para quem utilizar Todas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercadoTodas as instituições educacionais devem desenvolver programas próprios de EAD para continuar no mercado Há a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensinoHá a necessidade de desenvolver capacitação própria e adequada para essa modalidade de ensino

Implicações do Rompimento da Barreira Geográfica A EAD traz várias implicações para as instituições educacional tradicionais

Cursos para diversas partes do país: a universidade passa de local a nacional (ou internacional)Cursos para diversas partes do país: a universidade passa de local a nacional (ou internacional) –Portanto: necessidade de uma nova logística e abertura de novos mercados

Professores de várias instituições ensinando em um mesmo curso (cooperação multi-institucional)Professores de várias instituições ensinando em um mesmo curso (cooperação multi-institucional) –Portanto: necessidade de novas regras, regulamentações, conceitos e modos de cooperação entre as instituições

O Papel da Cooperação Para melhorar o ensino, escolas e universidades devem descobrir modos de cooperação Conseqüências: Melhor distribuição geográfica da qualidade Melhoria da educação como um todo

Características da EAD Procura imitar as várias formas de comunicação usadas no processo de ensino-aprendizagem Mas também é um novo paradigma educacional

Características da EAD EADLiberdadeAprendizFacilitadorProjetoCréditoConhecimentoTradicionalConfinamentoAlunoProfessorClasseCampusTempo

Formas de Comunicação e Novas Tecnologias Publ.Eletrônicas.ÁudioVídeo Internet Lista de discussão ChatVideoconferência Ruptura dos limites tradicionais da comunicação humana Tempo Distância Facilidade Velocidade ReuniãoConferênciaTradicionalCarta Revistas, livros RádioTV

Home Page do Curso

Aulas magistrais Aulas magistrais Demonstrações Demonstrações Casos clínicos Casos clínicos Orientação Orientação Avaliação Avaliação Videoconferência

Benefícios da EAD Independência geográfica Independência geográfica Independência temporal Independência temporal Independência de plataforma Independência de plataforma Boa relação custo-benefício Boa relação custo-benefício Aprendiz dirige o seu aprendizado Aprendiz dirige o seu aprendizado Comunicação aumentada Comunicação aumentada Material mais estimulante Material mais estimulante Caminhos inovadores Caminhos inovadores

Problemas da EAD Dificuldades de acessoDificuldades de acesso Custos específicos da tecnologiaCustos específicos da tecnologia Necessidade de treinamento dos estudantesNecessidade de treinamento dos estudantes Necessidade de adaptação aos novos métodos, resistência culturalNecessidade de adaptação aos novos métodos, resistência cultural

Necessidade de treinamento dos professoresNecessidade de treinamento dos professores Pedagogia convencional não se aplicaPedagogia convencional não se aplica Direitos autorais, privacidade, segurança e e autenticaçãoDireitos autorais, privacidade, segurança e e autenticação

Cenário Internacional EAD em franca expansão nos países de primeiro mundo (Holanda é o país campeão)franca expansão Expansão explosiva em países de grande extensão territorial (Canadá, USA, China, Austrália, México)México O número de alunos a distância nos USA cresceu de em 1998 para em 1999 (315%) USA já têm cerca de 200 instituições credenciadas que oferecem mais de mil cursos de Mestrado e Doutorado total ou parcialmente a distância

Cenário Nacional Em franco crescimento, principalmente nos dois últimos anosEm franco crescimento, principalmente nos dois últimos anos Oferta ainda muito aquém das necessidades nacionaisOferta ainda muito aquém das necessidades nacionais Legislação favorável (LDBELegislação favorável (LDBE Ofertas em todos os níveisOfertas em todos os níveis

A Formação de Consórcios de EAD Consórcios Nacionais

LDBE - Lei de Diretrizes e Bases da Educação “ O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” Legislação

Conclusões A EAD é uma forma educacional que veio para ficar e será predominante no mundo todo no novo milênio, tanto em número de cursos quanto de alunosA EAD é uma forma educacional que veio para ficar e será predominante no mundo todo no novo milênio, tanto em número de cursos quanto de alunos

O progresso tecnológico, a globalização e a universalização das redes, e a mudança de cultura e mentalidade do setor educacional levarão a uma crescente consolidação da EAD no cenário educacionalO progresso tecnológico, a globalização e a universalização das redes, e a mudança de cultura e mentalidade do setor educacional levarão a uma crescente consolidação da EAD no cenário educacional

Os educadores precisam entrar nessa nova onda, senão correm o perigo de serem ultrapassadosOs educadores precisam entrar nessa nova onda, senão correm o perigo de serem ultrapassados