Fundamentos da Seleção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Bem-vindos!.
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Currículo MERCOSUL, 1997 Área 1 – Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação Área 2 – Processamento da Informação Área 3 – Recursos e Serviços.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
de Leitura Literatura.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
Seleção de Materiais de Informação - Critérios
Seleção de Materiais Especiais
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto.
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
Disciplinas do curso 06mar2008
O catálogo como instrumento de mediação, administração e memória
F ORMAÇÃO E D ESENVOLVIMENTO DE A CERVOS Aula 2 – Funções da F.D.A em Bibliotecas – abr.13.
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O usuário e o processo de referência
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES (FDC):
O Aluno a Distância e suas Necessidades
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE III José Antonio Machado do Nascimento.
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES:
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Indexação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Disciplina CBD 0289 Profa. Lúcia Maria S.V. Costa Ramos
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE II
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares da Seleção
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E PRODUTOS DE INFORMAÇÃO.
Acadêmicos:Roger Pereira Marina Braga Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções.
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Disciplina: Conceitos, objetivos, técnicas e metodologias de avaliação
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Criação de BD de Artigos de Periódicos (e Eventos!) Prof. Jayme Leiro (UnB/FCI) Recife (PE) abr
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Considerações Gerais que Influenciam a Seleção Acadêmicos: Adriano Araújo e Michelle Christina Professora: Ana Paula Soares.
TCC.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
ACADÊMICAS: GISLAINE NONATO LÍVIA ARINOS PROFESSORA: ANA PAULA DISCIPLINA: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Seleção de Materiais de Informação: princípios.
SISTEMA PERGAMUM Pesquisa Geral Comunidade Externa.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
MÓDULO DE PERIÓDICOS Capacitação no Uso do SABi
SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS USANDO O SABi CONSULTA AO CATÁLOGO ON-LINE Sistema de Bibliotecas Centro de Processamento de Dados Comissão de Automação.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Organização das Atividades de Seleção de Materiais: Utilização e Análise de Instrumentos Auxiliares

Fundamentos da Seleção Seleção - processo de escolha de um ou mais elementos, em conjunto mais amplo Envolve: critérios e objetivos bem definidos A seleção não é uma arte: independe de capacidade ou aptidões individuais; não é inata ao indivíduo. A seleção é uma atividade pragmática ou científica: técnica e especializada (conhecimento e experiência); intelectual (procedimentos e princípios gerais).

Fundamentos da Seleção Objetivos da seleção de materiais informacionais: formar e desenvolver uma coleção específica (FDC) (meio); atender a necessidades específicas de informação (fim). Fundamentos da seleção de materiais informacionais: expansão da produção editorial (conteúdos e formatos); insuficiência de recursos (econômico, espaço e pessoal); adequação do material a ser incorporado ao acervo (VEGUEIRO, 1989).

Critérios e Responsabilidade na Seleção Inexistência de critérios universalmente aceitos; O estabelecimentos de critérios é uma tarefa bastante subjetiva; Devem ser considerados diversos elementos: comunidade a ser atendida; recursos disponíveis para aquisição; características do assunto ou do material objeto da seleção.

Critérios e Responsabilidade na Seleção Responsabilidade da seleção: individual (Bibliotecário ou alta administração da mantenedora*); coletiva (comissão de seleção - Bibliotecários e usuários). inadequada: alijamento do Bibliotecário da tomada de decisão. (VERGUEIRO, 1989).

As Particularidades na Seleção Na seleção, o recorte será diferenciado para cada demanda; Diversos tipos de unidades de informação traduzem-se em diversos critérios de seleção;

As Particularidades na Seleção Bibliotecas públicas: a comunidade usuária diversificada; a abrangência ampla; as necessidades de informação são diversas (escolar formal, utilitária e recreacionais, etc.); a seleção deverá centrar no nível mediano (entre o simples e o complexo); a seleção deverá atender às necessidades mais imediatas (assume caráter justificado) (VERGUEIRO, 1989).

As Particularidades na Seleção Bibliotecas escolares: a comunidade usuária é relativamente homogênea; a abrangência é restrita a escola; as necessidades de informação são vinculadas às práticas de ensino e aprendizagem; a seleção deverá centrar nos objetivos dos cursos e no nível do aluno; a seleção deverá considerar os aspectos pedagógicos do material informacional (manuais, textos didáticos, etc.).

As Particularidades na Seleção Bibliotecas acadêmicas e universitárias: a comunidade usuária é relativamente homogênea; a abrangência é restrita à faculdade e afins, ou à universidade; as necessidades de informação são vinculadas às práticas de ensino, pesquisa e extensão; a seleção deverá centrar no apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão; a seleção, em função do atendimento à pesquisa, deverá considerar a diversidade de material necessário.

A Função do Bibliotecário na Seleção A função decisória do Bibliotecário: individualmente (responsável pela seleção); coletivamente (coordenador da comissão de seleção). Fundamentos básicos da função do Bibliotecário: ter conhecimento sobre acervo (pontos fracos e fortes); ter conhecimento sobre as necessidades de informação dos usuários: demandas duradouras; demandas ocasionais ou esporádicas.

Critérios Gerais de Seleção Critérios pré-determinados segundo razões objetivas; Critérios comuns considerados nos diversos tipos de unidades de informação/bibliotecas: o assunto (área de cobertura da coleção <=> estudo de comunidade); o usuário; o documento (em si, sua relação com os demais itens da coleção <=> avaliação da coleção); o preço; questões complementares: material mais suscetível a furto, vandalismo ou mutilações; assuntos polêmicos; qualidade do material

Critérios Específicos de Seleção Segundo o conteúdo: autoridade; precisão; imparcialidade; atualidade; cobertura/tratamento. Segundo a adequação ao usuário: conveniência; idioma; relevância/interesse; estilo.

Critérios Específicos de Seleção Segundo os aspectos adicionais: características físicas do documento; aspectos especiais; contribuição potencial; custo (VERGUEIRO, 2010).

Organização do Processo de Seleção Os responsáveis pela seleção: Alternativa 1: comissão deliberativa de seleção – o Bibliotecário participa como membro ou coordenador; Alternativa 2: comissão consultiva de seleção – visa à assessorar o responsável pela seleção; Alternativa 3: o Bibliotecário faz a seleção dos materiais.

Organização do Processo de Seleção Os mecanismos para identificação, avaliação e registro dos itens a serem selecionados: formulários para indicação e seleção de títulos (sujeito da indicação e o material indicado); instrumentos auxiliares da seleção. A política de seleção: elementos constitutivos da seleção; instrumento formal de Política de Seleção (documento) (VERGUEIRO,2010).

Política de Seleção Importância do documento formal de política de seleção: administrativa: continuidade dos critérios além da presença física de um Bibliotecário; comunicativa: relações públicas entre a biblioteca e os usuários; política: instrumento de resistência e gerência de conflitos em torno da coleção.

Política de Seleção Componentes do documento de uma política de seleção: a identificação dos responsáveis pela seleção; os critérios adotados no processo; os instrumentos auxiliares; as políticas específicas; os documentos correlatos (VEGUEIRO, 2010).

Denominações comuns Lista ou Arquivo de Desiderata: materiais que a biblioteca deseja adquirir Demanda reprimida: títulos procurados mas não possuídos pela biblioteca Lista de Sugestões: títulos sugeridos para aquisição

Importância de Definir Os responsáveis pela tomada de decisão (Quem seleciona? Quando? Como?) Os mecanismos de identificação e registro dos itens a serem selecionados A política de seleção

Responsabilidade pela seleção Alguém externo à biblioteca (não o bibliotecário) Comissão de Seleção, de caráter deliberativo, da qual o bibliotecário participa como membro ou como coordenador ou presidente Comissão de Seleção, de caráter consultivo, para assessoria ao responsável pela seleção Bibliotecário

Mecanismos de Identificação, Avaliação e Registro Formulários Instrumentos auxiliares

Instrumentos Auxiliares da Seleção Ampliam o conhecimento de bibliotecários e usuários sobre os materiais de informação correntes Possibilitam a identificação e complementação de falhas no acervo Proporcionam juízos avaliativos dos materiais disponíveis

Adequação dos Instrumentos Auxiliares Exaustividade do Instrumento Seleção corrente ou retrospectiva Fornecimento de apreciações críticas sobre os itens Idiomas incluídos Inclusão de diferentes tipos de suportes e materiais não convencionais

Tipos de Instrumentos Auxiliares Catálogos de Editores, Folhetos, etc. Resenhas Bibliografias e listas de livros recomendados

Componentes do Documento de Política de Seleção Identificação dos responsáveis pela seleção Identificação dos critérios utilizados no processo de seleção Relação e descrição dos instrumentos auxiliares utilizados Documentos correlatos (políticas específicas)

Referências VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis, APB, 1989. 96p. ______. Seleção de materiais de informação. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos livros, 2010. 120p.