PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Amostragem em Pesquisas Sócio-Econômicas
Advertisements

PESQUISA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM BIOESTATÍSTICA
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Estatística Aula 01 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
ENERBIO - PLANEST ESTATÍSTICA Professor Carlos Efrain Stein.
Pesquisa HOSS, Osni.
Competência: Compreender as métricas de Software
PESQUISAS EM MARKETING: Eleitoral e Motivacional
Orlando Nastri Neto Versão 1.0 Julho de 2012
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
Disciplina de Probabilidade e Estatística
Bem Vindos ao Curso de Controle Estatístico de Processos
Pesquisa de mercado e comportamento
Estatística O cientista social é um investigador e a Estatística se constitui em uma importante metodologia para a realização de pesquisas quantitativas.
Denise Duarte Depto de Estatística ICEx- UFMG
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DA PROPORÇÃO DA AMOSTRA OU
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Disciplina Auditoria I
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Métodos Quantitativos II
Marketing e Comunicação
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Profª. Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Pesquisa de mercado Fases da pesquisa: Elaboração Coleta Análise Registro.
Aula 5 - Método experimental ou de seleção aleatória
PLANO DE ENSINO FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte
METODOLOGIAS DE PESQUISA
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Matemática Financeira
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
FMU PROFESSORA: SANDRA MARA TENCHENA FERRAMENTAS DE MARKETING
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Estatística.
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Definição de Estatística
PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira.
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
ESTATÍSTICA - Princípios
Disciplina Engenharia da Qualidade II
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira PESQUISA DE MARKETING.
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Aula 2: Fontes primárias
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
PESQUISADEMARKETING Edição Compacta Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira PESQUISA DE EMRCADO.
Conceitos de amostragem
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira PESQUISA DE MARKETING.
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
MARKETING SISTEMAS DE INFORMAÇÕES DE MARKETING 1.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
ESTATÍSTICA.
INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Distribuição de freqüências
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA ECONÔMICA, FINANCEIRA E CONTÁBIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: MÉTODOS QUANTITATIVOS DOCENTE: Emília.
Amostragem e tratamento de dados faltantes Prof. Luciana Nunes Amostragem.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA DE MARKETING Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

Aula 10 29/04/2014 OBJETIVOS Competência 7 Analisar a diferença entre os tipos de amostra probabilística e não probabilística e cálculo amostral. 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral;

Material de apoio http://opetpesquisatmk.pbworks.com Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, http://opetpesquisatmk.pbworks.com Login e senha Como usar

Ao final o que levaremos ? PESQUISA DE MERCADO

De que se trata ... Nesta disciplina, os alunos aprenderão todos os fundamentos e conceitos da pesquisa de mercado, seus tipos e formas, além das principais técnicas de amostragem, o que permite uma análise mais apurada e consistente das expectativas e necessidades dos consumidores. Com destacada Importância nas questões que envolvem o planejamento de pesquisa de marketing, aprenderão todos os conceitos e variantes que envolvem a Pesquisa de Mercado, de Consumo, de Produto e do Público-Interno. Através de aplicação e vivência de exercícios práticos, os alunos praticarão as técnicas de painel de consumidores, painel motivacional e pesquisa de propaganda. Estudarão e aplicarão ainda os processos automatizados de tabulação de dados, bem como os processos que envolvem a auditoria em varejo, analisando e interpretando os resultados de pesquisas mercadológicas. Ao final da disciplina, os alunos desenvolverão um projeto de pesquisa de mercado.

Competências Nº DESCRIÇÃO CLASSIFI CAÇÃO 1 Analisar a importância e os componentes de um sistema de informação. FUNDAMENTAL 2 Identificar a diferença entre fontes primárias e secundárias de informação. 3 Identificar as características das pesquisas de Painel de Consumo, Ad Hoc e Focus Group. 4 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa. NECESSARIA 5 Comparar e relacionar as diferenças entre o método quantitativo e o método qualitativo de pesquisa e pesquisas exploratória, descritiva e causal.

Competências 6 Elaborar os objetivos primários e secundários de uma pesquisa. NECESSARIA 7 Analisar a diferença entre os tipos de amostra probabilística e não probabilística e cálculo amostral. 8 Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa. IMPORTANTE 9 Relacionar os diferentes mecanismos de aplicação de uma pesquisa. 1 0 Relacionar e aplicar os mecanismos de tabulação e análise de uma pesquisa.

Apoio bibliográfico MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing: edição compacta. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2001 MCDANIEL JUNIOR, Carl, Gates, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004 SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 2ª edição. São Paulo: Makron Books, 1997.

Apoio bibliográfico MALHOTRA, David A. Pesquisa de Marketing. SãoPaulo: Atlas, 2001. AAKER, David A. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

Apoio bibliográfico - Livros de trabalho TÍTULO AUTOR/EDITORA

BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS Nossos encontros DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 28/01 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais da Logística, importância da PPCP. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 04/02 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/02 SÁBADO LETIVO REVISÃO COMPETÊNCIA 1/2 11/02 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações; COMPETÊNCIA 2 18/02 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; COMPETÊNCIA 3 25/02 11/03 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação; COMPETÊNCIA 4

08/04 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; COMPETÊNCIA 6 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 15/04 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; COMPETÊNCIA 7 08/04 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; COMPETÊNCIA 6 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 15/04 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; COMPETÊNCIA 7 19/04 SÁBADO LETIVO REVISÃO COMPETÊNCIAS ANTERIORES

22/04 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação; COMPETÊNCIA 8 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 29/04 9.1 Painel de Consumidores; 9.2 Painel Motivacional; 9.3 Painel de Pesquisa de Propaganda; 9.4 Pesquisa Aplicada – Auditoria de Varejo; COMPETÊNCIA 9 06/05 10.1 Tabulação da Pesquisa; 10.2 Processos Informatizados; 10.1 Análise; 10.2 Interpretação de Resultados; COMPETÊNCIA 10 13/05 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE COMPETÊNCIAS 1 A 10 AVALIAÇÃO GERAL 17/05 SÁBADO LETIVO REVISÃO COMPETÊNCIAS ANTERIORES 20/05 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUAL COMPETÊNCIAS 6 A 10 27/05 RECONSTRUÇÃO TODAS ANTERIORES

Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 25/02 LEITURAS/COMPETÊNCIAS 1 A 3 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 horas 18/03 COMPETÊNCIAS 4 E 5 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 HRS 25/03 COMPETÊNCIAS 1 A 5 INDIVIDUAL ESCRTIA 22/04 COMPETÊNCIAS 6 E 7 TRABALHO EM EQUIPE CHTAE 4 hrs 13/05 COMPETÊNCIAS 6 A 10 TRABALHO EQUIPE CHTAE 4 HORAS 20/05

Conteúdo Programático Competência 1 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; Competência 2 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações; Competência 3 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; Competência 4 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação;

Competência 5 5.1 Método Quantitativo; 5.2 Método Qualitativo; 5.1 Pesquisa Exploratória; 5.2 Pesquisa Descritiva; 5.3 Pesquisa Causal; Competência 6 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; Competência 7 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; Competência 8 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação; Competência 9 9.1 Painel de Consumidores; 9.2 Painel Motivacional; 9.3 Painel de Pesquisa de Propaganda; 9.4 Pesquisa Aplicada – Auditoria de Varejo; Competência 10 10.1 Tabulação da Pesquisa; 10.2 Processos Informatizados; 10.1 Análise; 10.2 Interpretação de Resultados;

Material adicional Livros digitalizados

Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

MATÉRIA

MÉDIA Explicar como funciona a média é extremamente simples. Basta somar todos os valores de uma série e dividir o total pela quantidade de ocorrências. É o mais frequente e simples. Imagine que você tem 09 seguidores no Twitter e quer saber a média deles. Você soma os valores (digamos 700 | 800 | 800 | 1000 | 1200 | 1300 | 1400 | 2000 | 2600) e divide pelo número das ocorrência. No caso, 09. Então, o cálculo seria o seguinte:                                                                                                                                                                      A média de seguidores, então, é 1311,1. Se você comparar com os outros dados, é uma média que resume bem o universo analisado. Afinal de contas, o que tem a menor quantidade de seguidores possui 700 e o que te a maior quantidade possui 2600. Até agora, nenhuma novidade. Mas em alguns casos, a média não é tão precisa ou útil. Para isto, recomendo avaliar a Moda e a Mediana.

MEDIANA A mediana é literalmente, o valor central. Você precisa listar os valores de forma ordenada e selecionar o que está no meio. No exemplo abaixo, com os mesmos números do exemplo da média, 1200 é a mediana pois, dentre os 9 números, ocupa a quinta posição:                                                                                                                                                                     A mediana é bastante útil quando você possui uma grande quantidade de valores e muitos outliers (valores que fogem muito da tendência central, não sendo representativos do todo). No exemplo abaixo, a mediana faz muito mais sentido do que a média. A média seria 12679,2, enquanto a mediana é 1200. Observando os números abaixo, qual deles faz mais sentido?                                                                                                                                                                     

MODA Pra lembrar o que significa Moda, você pode lembrar do mundo fashion mesmo. Assim como tipos de sapatos, a moda representa o valor mais comum. No nosso exemplo inicial, a moda seria 800: é o valor que é repetido 2 vezes, mais do que os outros.                                                                                                                                                                    

Para analisar algumas variáveis quantitativas, a Moda pode ser bastante útil para identificar qual o tipo de ocorrência mais frequente. É especialmente útil quando a amplitude de valores possíveis é menor. No caso de seguidores é bem grande, mas no caso de “vídeos enviados” em um canal do YouTube, no qual a amplitude é menor, faz um pouco mais de sentido. A moda é especialmente útil para dados qualitativos. Não é possível analisar média ou mediana de dados não ordenados como, por exemplo, Cidade ou Preferência Musical. Então a Moda entra em ação. Se você está analisando o perfil médio dos seguidores, como no exemplo abaixo, selecionaria a cidade mais frequente para descrever o perfil do público:

Partindo do principio em se enquadra o publico alvo da empresa Guisouza temos uma população na região de Curitiba de 455.413 habitantes, utilizando o erro amostral de 8 %, o nível de confiança de 95%, com o numero de amostra de 120 pessoas pesquisadas. Utilizamos a seguinte formula estatística para a população da região de Curitiba ;

Amostras Probabilísticas Aleatória simples- Todos têm mesma probabilidade e sorteia-se; Aleatória Estratificada – com lógica de separação, grupos e subgrupos dentro do universo. Conglomerado – divididos em grupos distintos homogêneos para facilitar. Bairros.

Não Probabilística Acessibilidade Conveniência Intencional, julgamento Por cotas – tem mais rigor. Eleitorais. A esmo ou sem norma

Tamanho da amostra Qual o tamanho da amostra que devemos considerar se queremos estimar A proporção de eleitores que votam em um candidato? A contaminação da água da praia de Ipanema? A taxa de açúcar no sangue de uma pessoa? A temperatura do corpo de uma pessoa? A renda média dos alunos da sua escola? (como estimar renda?) A renda média dos brasileiros?

Os elementos são representados em; n= amostra calculada, N= população, Z= variável normal padronizada associada ao nível de confiança, p= verdadeira probabilidade do evento e=erro amostral O resultado obtido segundo as substituições das variáveis na formula, foram de 114 pessoas a serem pesquisadas para se obter um resultado significativo,no entanto tivemos um resultado de 120 pessoas pesquisadas,concluindo assim a veracidade do resultado.

Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa. OBJETIVOS Competência 8 Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa. 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação;

Fechar os conceitos

OBA !!!...

Obrigado

OBRIGADO !!!! BOM DIA