As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Advertisements

Escola Econômica Clássica
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Organização industrial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Visão Geral da Administração Financeira
Introdução à Finanças FINANÇAS:
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Administração Administração tem o objetivo de tornar uma empresa eficiente na execução de seus objetivos e metas.
Fundamentos de Economia
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Integrações da Logística
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 4 Microeconomia para Administração
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Revisão 2 b.
Administração de Marketing I
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Finanças e Análise das Demonstrações Financeiras
Introdução ao Gerenciamento de Abrigos Temporários
Fontes de Financiamento
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Gestão por Competências
COOPERATIVAS Contabilidade Setorial - Prof. Gustavo Charneski.
Mercado de Capitais - Prof. Renato Mogiz
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
Gabriel Bastos Machado
Teoria Geral dos Sistemas
TEORIA DE SISTEMAS   .
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
DIREITO SOCIETÁRIO.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Estudando com ProfªSimony
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Função produção.
Os diferentes níveis de desenvolvimento
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
“ O papel e o ambiente da Administração Financeira”
A Tecnologia da Informação nas Empresas
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Análise das Demonstrações Contábeis
Disciplina: Organização do Trabalho
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Questões introdutórias
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PUCC 1 Agenda TECNOLOGIA. PUCC 2 Tecnologia Tecnologia: conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado.
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 3.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
MERCADO FINANCEIRO Prof. Glauco Conceitos Básicos.
Transcrição da apresentação:

As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de vista econômico: a empresa possui 2 fatores de produção: Trabalho e Capital

As Empresas Produção = fenômeno econômico que cria ou gera mercadorias e/ou serviços para troca ou permuta. Somente existem 2 tipos de produção: mercadorias (alimentos, remédios, etc.) e serviços (transportes, médicos hospitalares, etc.). Trabalho = todo esforço humano destinado à produção. O homem é agente e o seu trabalho o 1º fator de produção. Os recursos da terra e da natureza, representam o 2º fator de produção, isto é, o capital (máquinas e animais).

As Empresas Capital = representa os recursos disponíveis e aplicados. Capital financeiro = dinheiro ou crédito (financiamento). Capital econômico = equipamentos, produção, máquinas, ferramentas, etc. (investimento).

Classificação das Empresas Pelo setor econômico Dependendo do tipo de prestação da empresa, tem-se as seguintes categorias: Setor primário - agricultura; Setor secundário - indústria; Setor terciário - setor de serviços.

Classificação das Empresas Pelo número de proprietários O proprietário da empresa pode ser apenas uma pessoa, caso das empresas individuais, como podem ser mais de uma, formando sociedades. Existem as seguintes modalidades nas legislações portuguesa e brasileira: - Empresa em nome individual - Sociedade por quotas - Empresa de Responsabilidade Limitada, (Ltda terminação no nome da empresa) - Sociedade Anônima, (SA - terminação no nome da empresa)

Classificação das Empresas Pelo tamanho A empresa pode ser ainda categorizada pelo seu tamanho, de acordo com um ou uma série de critérios, como o número de empregados, volume de negócios. Uma forma rápida para traduzir genericamente este compêndio de critérios é dizer que a empresa pode ser: Microempresa Macroempresa Pequena empresa Empresa de médio porte Grande empresa

Classificação das Empresas Pelo fim fim lucrativo fim não lucrativo

As Empresas As empresas como organizações sociais: Na moderna sociedade, quase todo processo produtivo é realizado nas organizações. Assim, nossa sociedade pode ser caracterizada por uma sociedade de organizações. O homem passa a maior parte de sua vida nas organizações.

Existem três razões que explicam a existência das organizações: Razões sociais: As pessoas necessitam se relacionar. Através das organizações que os indivíduos satisfazem-se socialmente. Razões materiais: As pessoas se organizam para aumentar suas habilidades, comprimir o tempo requerido para atingir um objetivo e adquirir conhecimento através do compartilhamento de informações. Razões sinergístico: Duas ou mais pessoas conseguem produzir mais atuando conjuntamente do que individualmente.

O papel social das organizações: Melhoram a qualidade de vida das pessoas. Contribuem para a evolução do conhecimento de um povo. Permitem uma organização social melhor.

Conceito de organização: Organizações são unidades sociais intencionalmente constituídas para atingir objetivos comuns. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a mudanças.

Tipos de organizações: Organizações lucrativas: Organizações que perseguem objetivos lucrativos. Ex.: Empresas (industriais, comerciais e financeiras). Organizações não lucrativas: Organizações que que perseguem objetivos não lucrativos. Ex.: Governo, ONG, instituições filantrópicas, etc.

Características das empresas: São orientadas para o lucro. Assumem riscos que envolvem tempo, recursos, dinheiro e esforços. São dirigidas por uma filosofia de negócios, visando sua vitalidade econômica. São avaliadas sob o ponto de vista contábil. São reconhecidas como negócios. São propriedades privadas (limitada ou anônima).

Operação ou processamento Empresas como sistema abertos: As empresas atuam como um sistema aberto onde recebe insumos do ambiente, processa e devolve para o ambiente produtos e serviços acabados. Operação ou processamento Recursos Saídas Retroação

Objetivos das empresas: Proporcionar satisfação das necessidades de bens e serviços da sociedade. Proporcionar emprego produtivo para todos fatores de produção. Aumentar o bem-estar da sociedade por meio do uso econômico dos fatores de recursos. Proporcionar um retorno justo aos fatores de entrada. Proporcionar um clima em que as pessoas possam satisfazer uma porção de necessidades humanas.

Os recursos das empresas:

Os níveis das empresas: Nível institucional: É o nível estratégico, composto por diretores, acionistas ou autos executivos. Nível intermediário: é o nível que cuida da articulação interna entre os níveis institucional e operacional. Nível operacional: É o nível que está ligada à execução das tarefas.