Bullying no mundo infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vamos evitar o Bullying
Advertisements

Benedita Robson Gabriela Vânia
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Colégio Elisa Andreoli
Escola Municipal Professor Antonio Lopes Lins
BULLYING.
A instituição escolar e a violência
^. VIOLÊNCIA O QUE É VIOLÊNCIA? Vem do latim vis=força; É uma força(ação destrutiva) se exerce contra uma pessoa ou coisa; Coisificamos o outro cada.
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
RESPEITO À DIFERENÇA EVITA O BULLYING
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
^ ESCOLA ANGELINA JAIME TEBET. Projeto: Escola patrimônio professora: Amanda Nery.
Bullying.
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
Isolamento Social.
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
BULLYNG
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
BULLYING - ligue o som -.
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
Campanha Contra o Bullying
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
CAMPANHA CONTRA O BULLYNG
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
Compreendendo o Fenômeno
O que é Bullying?.
RESPOSTA ARGUMENTATIVA
O que é o Bullying? Onde o Bullying ocorre?
Professora Roseli Candida Leite
Trabalho de sociologia.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Uma ameaça a dignidade humana
Bullying.
Oficina de Motivação.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
BULLYING O QUE E ???.
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
BULLYING O preconceito a ser evitado.
Individuali dade e Diversida de humana. Ser Ouvido 2 Ser Elogiado 4 Ser Valorizado 31 Ser Aceito 33 Ser Prestigiado 6 Ser Respeitado 35 E, quando isto.
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
BULLYING.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
A indisciplina escolar.
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Psicologia Aplicada ao Direito Prof.ª Carla Bittencourt Lorusso
SITUAÇÕES.
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
TEMA DE REDAÇÃO: BULLYING.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 Literatura Visual II Fernanda Machado.  Função das narrativas Porque, quem, quando e onde?
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
AULA DE INFORMÁTICA PORTUGUÊS CONTEÚDOS: Textos opinativos Folclore. Educadoras: Wilma, Júlia, Tatiane e Conceição.
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Estresse Alunos do Curso de Psicologia Centro Universitário UNA
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

Bullying no mundo infantil Formacao Amigos para Sempre Bimestre OUT-NOV/10

Conteudo Definicao Os tipos de Bullying As caracteristicas dos bullies O bullying na Escola O que observar no comportamento das criancas Como agir Valores Dinamicas de sugestao

O que e o Bullying? Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Existem tres papeis principais: Os agressores (Bullies) As vitimas As testemunhas Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Os tipos de Bullying O bullying divide-se em duas categorias: bullying direto; bullying indireto, também conhecido como agressão social O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem: espalhar comentários; recusa em se socializar com a vítima intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

Tipo de bullying bastante comum: Alcunhas ou apelidos (dar nomes) Normalmente, uma alcunha (apelido) é dada a alguém por um amigo, devido a uma característica única dele. Em alguns casos, o inicio se da por uma característica que a vítima não quer que seja chamada atencao (por exemplo: uma orelha grande, forma obscura em alguma parte do corpo, etc). Em casos extremos, professores podem “ajudar” a popularizar o apelido, mas isto é geralmente percebido como inofensivo ou o golpe é sutil demais para ser reconhecido. Há uma discussão sobre se é pior que a vítima conheça ou não o nome pelo qual é chamada. Todavia, uma alcunha pode, por vezes tornar-se tão embaraçosa que a vítima terá de se mudar (de escola, de residência ou de ambos).

“O assédio moral e físico é intenso, deixando a vítima constrangida e assustada. Pesquisas em países como a Austrália mostram que o bullying pode levar a altos níveis de ansiedade, de estresse à depressão e até mesmo à automutilação. Além disso, é preciso olhar com atenção tanto para a vítima quanto para o agressor.” Virgílio Tomasetti Júnior , Diretor-Geral do Colegio Maxi

Caracteristicas dos Bullies Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de auto-estima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a auto-imagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas como sendo fonte de um comportamento agressivo. É freqüentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância: "Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta."

Caracteristicas dos Bullies “Quem agride, quer que o seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor também tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustração e impotência” Maluh Duprat

Bullying na Escola Em 2009, uma pesquisa pelo IBGE apontou as cidades de Brasília e Belo Horizonte como as capitais brasileiras com maiores índices de bullying, com 35,6% e 35,3%, respectivamente, de alunos que declararam esse tipo de violência nos últimos 30 dias. Segundo a pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia), organização não-governamental, dos 5.482 alunos de 5ª a 8ª série de 11 escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro que foram ouvidos na pesquisa, mais de 40,5% admitem ter praticado ou ter sido vítimas de bullying.

Bullying na Escola No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. Entre todos os entrevistados, pelo menos 17% estão envolvidos com o problema - seja intimidando alguém, sendo intimidados ou os dois. A forma mais comum é a cibernética, a partir do envio de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamento como o Orkut.

Bullying na Escola Como suspeitar que a crianca esta sofrendo de Bullying na Escola? Rejeitar a escola, pedir para mudar de sala de aula, queda no rendimento escolar, passar a apresentar sinais de somatizações (diarréia, vômitos, dores abdominais, asma, insônia e pesadelos), e problemas emocionais (como tristeza, depressão) ou sociais (como isolamento e não participação em atividades de grupo). Consequencias mais comuns do Bullying na escola? Isolamento, queda do rendimento escolar, baixa autoestima, depressao e pensamentos de vinganca. Como devem agir os Responsaveis? Os pais ou Responsaveis devem estar sempre atentos para a possibilidade da crianca estar sofrendo bullying. Acompanhar a socialização da criança é tão, ou mais, importante quanto tomar conhecimento do seu aproveitamento escolar. Uma boa dica é convidar os colegas da escola para irem à casa.

Bullying na Escola Quando não há intervenções efetivas contra o BULLYING, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. PERIGO: Alguns alunos, que testemunham as situações de BULLYING, quando percebem que o comportamento agressivo não traz nenhuma conseqüência a quem o pratica, poderão achar por bem adotá-lo.

Bullying na Escola Quando não há intervenções efetivas contra o BULLYING, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. PERIGO: Alguns alunos, que testemunham as situações de BULLYING, quando percebem que o comportamento agressivo não traz nenhuma conseqüência a quem o pratica, poderão achar por bem adotá-lo. As medidas adotadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.

Como ajudar? Educar a crianca a: Não responder às provocações com outro preconceito, pois isso aumenta a raiva do agressor e é exatamente isso que ele quer. Não manter segredo da ofensa, intimidando-se. Incentivar a falar. Pode ser um bom momento de lidar com os próprios complexos, de superar, com a ajuda da família, uma situação de confronto maior que seus recursos internos.

Os Valores RESPEITO BONDADE “O comportamento agressivo de adolescentes, na sua maioria, tem origem na infância. Modelos agressivos de solução de conflitos ou problemas, são muitas vezes passados aos filhos pelos próprios pais. Valores como direitos iguais, cidadania, respeito ao próximo, frequentemente não são observados dentro da família. Adolescentes que sofreram violência na família, ou presenciaram atos de violência entre os pais, podem ter condutas agressivas na escola e na vida adulta.” Lauro Monteiro, autor de um livro sobre Bullying

Os Valores RESPEITO Dicionario Online: s.m. Ato ou ação de respeitar. Sentimento que leva a tratar alguém ou alguma coisa com grande atenção, profunda deferência; consideração, reverência: respeito filial. Obediência, acatamento, submissão: respeito às leis. Enquete online (site Yahoo) – melhor resposta: Respeito é o ato de não fazer aos outros o que jamais gostaríamos que fizessem com a gente. É dar espaço para que os outros expressem suas opiniões, sem discriminações ou punições, é não maltratar pessoas, animais, natureza,etc, simplesmente porque nos consideramos certos ou melhores.

Os Valores RESPEITO – aplicacao A idéia com as crianças é bem simples, elas precisam vivenciar experiências que mostrem que sim, todas são diferentes, mas isso não torna um melhor ou pior que outro. O ponto principal é mostrar que as características físicas não definem as pessoas e seus modos de ser e que, portanto, esta não é uma forma de julgamento justa. Todos têm o seu valor!

Os Valores BONDADE Dicionario Online: Wikipedia: s.f. Inclinação a fazer o bem, a ser benigno (que gosta de fazer o bem; benévolo; complacente), indulgente: “todos conhecem sua bondade”. Qualidade do que é bom: “a bondade do chefe”. Amabilidade: “tenha a bondade de responder-me”. Benevolência, brandura. Wikipedia: A bondade pode significar a disposição permanente de uma pessoa em não fazer o mal, ou de um objeto ou situação em não ser prejudicial, neste sentido tem por sinônimo a benignidade.

Os Valores BONDADE – aplicacao Estimular a bondade com as criancas pode ser na forma concreta de atos de caridade, carinho e atencao com os colegas (demonstrando como e importante ajudar os outros para se viver melhor) ou ainda na forma concreta do falar e pensar, em relacao aos demais (estimular a crianca a não criticar ou a fomentar fofocas, mas antes procurar qualidades e virtudes nas pessoas)

Sugestoes de dinamicas