PRINCÍPIOS FILOSÓFICO - DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Advertisements

DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
Preletores 2010 sobre Cerimonias LIVRO TEXTO MEDITANDO SOBRE A VIDA
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Histórico do Monitor.
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Dra. Iolanda Cortelazzo
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Trabalho em grupo.
Trabalhando em sala de aula
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Contrato Pedagógico – 2013/02
Atuais Propostas Curriculares.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Um guia simples para o aluno Etebrax elaborar suas atividades.
Forma Canônica e Definições
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Informações importantes que talvez não estejam nos livros
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Equipe responsável pela produção
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Equipe responsável pela produção
OFICINA DE CRIATIVIDADE
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Observações importantes
Etapas de uma sequência didática
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
N OVA A LVORADA DO S UL. E SCOLA E STADUAL A NTONIO C OELHO. P ROGETEC : A DAM F. DA S. S OUZA.
O CONSELHEIRO ESPIRITUAL NAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA
História em Quadrinhos e Fanzine na Escola
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
Orientações iniciais sem Bem-vindos!. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas -Aula 1 – Profª.: Vilma Tupinambá, MSc.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Trabalho de Conclusão de Curso
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
SUPERINTENDÊNCIA DAS ATIVIDADES DOS EDUCADORES SEICHO-NO-IE DO BRASIL PRINCÍPIOS FILOSÓFICO DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel. Milton Kazuo Norimatsu 1.
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS FILOSÓFICO - DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel PRINCÍPIOS FILOSÓFICO - DOUTRINÁRIOS DA SEICHO-NO-IE Prel. Milton Kazuo Norimatsu

3º ANO 7 encontros de 80 minutos e 1 encontro 30 minutos para avaliação. Ementa da disciplina: Unidade das religiões na sua essência – Incompatibilidade com o fundamentalismo religioso – As relações do fundamentalismo religioso com o terrorismo religioso.

3º ANO Ementa da disciplina: (cont.) A transição para uma nova percepção da realidade – O fim dos combustíveis fósseis – A responsabilidade pessoal na manifestação da Imagem Verdadeira – Uma nova civilização baseada no carbono zero.

3º ANO Orientações gerais. Informar aos alunos que nesse ano contaremos com uma maior participação dos alunos. Assim, atividades que requeiram pesquisa, construção de uma exposição com os dados obtidos, além da apresentação propriamente dita serão enfatizadas.

3º ANO O orientador, por sua vez, atuará como facilitador, cabendo-lhe as seguintes atribuições. Fornecer no início do ano a bibliografia básica para os temas a serem estudados. Lembrar aos alunos que a bibliografia apresentada não exaure todas as possibilidades. Representa apenas uma diretriz.

3º ANO Servir como suporte aos alunos, no caso de surgirem dificuldades no trabalho de pesquisa ou na construção da apresentação. Antes de cada apresentação o orientador fará uma introdução ao assunto, em 30 minutos, seguindo a bibliografia indicada. Após essa breve exposição, os alunos irão expor o produto de seu trabalho por 50 minutos.

3º ANO Mediar durante a apresentação, incentivando a participação dos mais tímidos. Observar a parte formal da apresentação: postura, gestos, dicção, respeito ao limite de tempo.

Acompanhamento dos Projetos e Memoriais. O orientador deverá acompanhar o que for produzido pelos alunos na disciplina Projetos em Educação da Vida, a fim de dar subsídios doutrinários àquela área. Esse acompanhamento deverá ser feito por meio de reuniões e discussões entre os orientadores das três disciplinas. Essa reunião poderá ocorrer no mesmo dia do Encontro do CEEV, antes ou depois do Encontro com os alunos. Também é possível lançar mão dos recursos virtuais: Skype, Facebook e outros meios que possibilitem a comunicação de maneira efetiva.

Conteúdo 1º encontro O orientador deve aproveitar esse Encontro para explicar o novo formato, a dinâmica de cada aula e as habilidades dos alunos que pretende desenvolver nos alunos, sempre que se tratar de público oriundo do setor educacional. Qual é o livro... Colocaram somente a página

Conteúdo 1º encontro As habilidades a serem desenvolvidas serão: a capacidade de pesquisa, a de coligir dados de diversas fontes e integrá-los harmoniosamente numa apresentação, a de trabalhar em equipe, a de se auto-organizarem, a de se expressar adequadamente (oratória), a de dominarem um conteúdo mínimo da Seicho-No-Ie, entre outras. Qual é o livro... Colocaram somente a página

Conteúdo 1º encontro Observação: Sugerimos a filmagem da apresentação de nossos alunos e a entrega do CD, com essa gravação, a cada aluno. Sem nome do livro

Conteúdo 1º encontro Dinâmica do 1º Encontro: 1 – Explanar o objetivo do curso justificando as escolha dos temas. Dos três princípios doutrinários da Seicho-No-Ie dois já foram abordados no segundo ano – Verdade Horizontal e Verdade Vertical faltando agora trabalharmos: Identidade das religiões na essência. Sem nome do livro

Conteúdo 1º encontro 2 – Explanar o motivo da escolha de uma bibliografia que não é da Seicho-No-Ie. Como eles mereceram farta referência do prof. Masanobu Taniguchi em seu livro Primeiro passo para a paz, 1ª ed., (Jeremy Rifkin – pág. 76 e 111, Jessica Stern – pág. 99) acreditamos não existirem problemas em sua aquisição, utilizando as verbas do próprio curso. Pedir para que os alunos construam uma ponte entre o conteúdo estudado e a sua realidade. Isto posto, divida a sala em dois grupos. Sem nome do livro

Conteúdo 1º encontro 3 – Distribua os livros para os grupos e solicite para que se organizem com relação a divisão de tarefas, preparação dos seminários, cronograma de trabalho. Serão entregues três exemplares de cada um dos livros não editados pela Seicho-No-Ie (Jessica Stern e Jeremy Rifkin), que ao final do ano irão compor a biblioteca da (Regional). Sem nome do livro

Conteúdo 1º encontro Divisão dos grupos: GRUPO 1: O grupo 1 apresentará os seminários no 2º, 4º e 6º Encontros. GRUPO 2: O grupo 2 apresentará os seminários no 3º, 5º e 7º Encontros. Sem nome do livro

GRUPO 1 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 2º Encontro Identidade das Religiões na sua Essência - Fundamentalismo Orientador (30 min) – 1) CAMINHO DE PAZ PELA FÉ, p. 20, “Considerações sobre o fundamentalismo”; 2) PRIMEIRO PASSO PARA A PAZ, p. 99, “Miséria e Terrorismo”. Alunos (50 min) – TERROR EM NOME DE DEUS, Introdução e Parte I: itens 1, 2 e 3. Sem nome do livro

GRUPO 1 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 4º Encontro Identidade das Religiões na sua Essência - Fundamentalismo Orientador (30 min) – 1) CAMINHO DE PAZ PELA FÉ, p. 46, “A Seicho-no-Ie não é fundamentalista”; 2) REVELAÇÕES DIVINAS, p. 18, “Revelação Divina da Identidade de Todas as Religiões na Sua Essência”. Alunos (50 min) – TERROR EM NOME DE DEUS, Parte I: itens 4 e 5; Parte II: itens 6 e 7. Sem nome do livro

Alunos (50 min) – TERROR EM NOME DE DEUS, Parte II: itens 8, 9 e 10. GRUPO 1 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 6º Encontro Identidade das Religiões na sua Essência - Fundamentalismo Orientador (30 min) – A VERDADE DA VIDA, vol. 27, cap. VII: A Vida Que Flui Eternamente. Alunos (50 min) – TERROR EM NOME DE DEUS, Parte II: itens 8, 9 e 10. Sem nome do livro

GRUPO 2 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 3º Encontro Uma nova civilização Orientador (30 min) – O QUE DEVE FAZER O DEDICADO À ILUMINAÇÃO, art. 9 . Alunos (50 min) – ECONOMIA DO HIDROGÊNIO, caps. 1, 2, 3 e 4. Aqui o orientador deverá fazer as devidas relações com o cap. 1, Entre Realidades do livro A ECONOMIA DO HIDROGÊNIO. Sem nome do livro

GRUPO 2 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 5º Encontro Uma nova civilização Orientador (30 min) – REVELAÇÕES DIVINAS, p. 39, “Revelação Divina Sobre o Viver Religioso ”. Alunos (50 min) – ECONOMIA DO HIDROGÊNIO, caps. 5, 6 e 7. Explorar o cabimento dessa Revelação com o “pico” do petróleo. Sem nome do livro

GRUPO 2 Data Tema a apresentar Bibliografia Básica 7º Encontro Uma nova civilização Orientador (30 min) – A VERDADE DA VIDA, vol. 11, 7ª edição, p. 33 a 37 . Alunos (50 min) – ECONOMIA DO HIDROGÊNIO, caps. 8 e 9. Sem nome do livro Aqui o orientador deverá fazer as devidas relações com o cap. 1, Entre Realidades do livro A ECONOMIA DO HIDROGÊNIO. 2. Explorar o cabimento dessa Revelação com o “pico” do petróleo. 3. Explicar sobre o valor da biodiversidade e a nossa missão de nutri-la na face da Terra.

8º Encontro A avaliação participativa com duração 30’ (trinta minutos). O restante do tempo será utilizado para apresentação dos memoriais e outras produções. Sem nome do livro