UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática na Educação
Advertisements

IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
INFORMATICA NA EDUCAÇÃO
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA O ORIENTADOR DE APRENDIZAGEM
Neide Rodriguez Barea Tavares Juliana de Mello Moraes
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O uso do computador como instrumento de educação ainda não é uma realidade para muitos no Brasil, mas aqui será mostrado importantes propostas para a inserção.
CURRICULO +.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Lorrane Sanoli Professora: Gilca Vilarinho Setembro
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
uniminas Curso Pedagogia Gestao e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Liara de Carvalho Barboza Rosiane Ribeiro Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Prof: Gilca dos Santos Vilarinho Março/ 2005.
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Danielle Paiva Melo Profª.: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Deficiência Mental Leve
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Naíma Alves Silveira. Profª: Gilca Vilarinho.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
1ª Formação de Professores Coordenadores
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Projeto Estruturador: Novos Padrões De Gestão E Atendimento Da Educação Básica Órgão Responsável: Secretaria de Estado de Educação Gerente do Projeto:
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005

Principais projetos sobre informática educacional no Brasil

PROJETO EDUCOM  É o primeiro e principal projeto público a tratar da informática educacional  Originou-se do 1º Seminário Nacional de Informática na Educação realizado na Universidade de Brasília (1981)  Em 1983 uma comissão criada pela SEI, elaborou o projeto EDUCOM

PROJETO EDUCOM  Consiste na implantação de centros-piloto em universidades públicas com objetivos voltados à pesquisa no uso de informática educacional, à capacitação de recursos humanos e à criação de subsídios para elaboração de políticas no setor.

PROJETO EDUCOM As primeiras entidades que participaram das pesquisas sobre a utilização do computador na educação brasileira foram: UFRJ, UNICAMP e UFRGS.

PROJETO EDUCOM Metas:  Desenvolver a pesquisa do uso educacional da informática  Perceber como o aluno aprende com o apoio do uso da informática e se isso melhora sua aprendizagem.  Levar os computadores as escolas públicas

PROJETO EDUCOM O fato de maior importância nesse projeto é que foi adotada uma “metodologia de planejamento participativo na organização, realização e avaliação das experiências de informática na educação no Brasil”. Deve-se observar também que o EDUCOM é um projeto de pesquisa voltado para as escolas de 2º

PROJETO FORMAR  Implantado em 1987  Criado por recomendação do comitê Assessor de informática e Educação do Ministério da Educação – CAIE/MEC  Coordenação do NIED/UNICAMP  Ministrado por pesquisadores e especialistas dos demais centros-piloto integrantes do projeto EDUCOM

PROJETO FORMAR  Destinado em sua primeira etapa a formar profissionais para atuarem nos diversos nos diversos centros de informática educativa dos sistemas públicos de educação.  O nome do projeto foi escolhido para fazer com que o professor refletisse sobre a forma de atuar em sala de aula e propiciar condições de mudanças em sua prática pedagógica.

PROJETO FORMAR  Aspectos positivos: Visão ampla na informática educativa, no que se refere às questões pedagógicas e informáticas e também o material produzido no curso, as experiências realizadas e, principalmente, o currículo e o conteúdo, segundo Valente, passaram a ser usados como referências para o desenvolvimento de outros cursos de formação no país. Visão ampla na informática educativa, no que se refere às questões pedagógicas e informáticas e também o material produzido no curso, as experiências realizadas e, principalmente, o currículo e o conteúdo, segundo Valente, passaram a ser usados como referências para o desenvolvimento de outros cursos de formação no país.

PROJETO FORMAR  Após a realização do Projeto FORMAR, dezessete CIEd foram implantados, de centro inicialmente voltado para o atendimento aos alunos, à comunidade em geral e à formação de professores a ser também um núcleo central de coordenação pedagógica das atividades desenvolvidas, a partir da criação de subcentros e laboratórios.

PROJETO PRONINFE  PRONINFE ( Programa Nacional de Informática na Educação )  Implantado em outubro de 1989, pelo MEC e teve seu regime interno aprovado em Março de 1990  Em setembro de 1990 o PRONINFE foi integrado ao PLANIN( (Plano Nacional de Informática e Automação, do Ministério de Ciência e Tecnologia).

PROJETO PRONINFE  A finalidade do PRONINFE era “Desenvolver a Informática Educativa no Brasil, através de projetos e atividades, articulados e convergentes, apoiados em fundamentação pedagógica sólida e atualizada”

PROJETO PRONINFE  Resultados no período de 1980 – 1995:  44 centros de informática na educação implantados, a maioria interligada na Internet.  400 subcentros implantados  400 laboratórios de informática educativa em escolas públicas  mais de profissionais preparados para trabalhar em informática educativa no país.

PROJETO PROINFO  Lançado em 1997 o Programa Nacional de Informática na Educação  maior incentivo financeiro  é o mais abrangente no território nacional entre todos os projetos, através de seus Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE).

PROJETO PROINFO Metas:  financiar a introdução da tecnologia de informática e telecomunicações na rede pública de ensino fundamental e médio;  iniciar o processo de universalização do uso de tecnologias de ponta no sistema público de ensino

PROJETO PROINFO Objetivos:  Melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem;  Proporcionar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico.

PROJETO PROINFO Ná década de 90, quando o PROINFO é estruturado pode-se dizer que as questões sobre o impacto da informática na educação e na sociedade foram suplantadas pelo questionamento de como fornecer condições mínimas de acesso à tecnologia às parcelas da população menos favorecidas economicamente.

BIBLIOGRAFIA Atlas.ucpel.tche.br.Disponivel em http// Acesso em 28/09/2005.

“Ser feliz é tudo”