Referencial Curricular Nacional – Capítulo 5 – Natureza e Sociedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
CONSERVAR É PRESERVAR A NATUREZA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 06.
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O conteúdo.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Metodologia do Ensino de Arte
SILVANA BERBEL FERNANDES
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Universidade de Caxias do Sul Orientadora: Andréa Schlindwein Steffen
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
FABIANA DE PAULA PEREIRA
ESTUDO DO MEIO.
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
Por que o jornal na escola?
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Atividade complementar 04
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Referencial Curricular Nacional – Capítulo 5 – Natureza e Sociedade Grupo: Fernanda Gonçalves Oliveira Luma Schall Drumond Renata Araújo Vaz Turma P – Data: 06/10/2010

INTRODUÇÃO

- O mundo é um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociável. - As crianças aprendem sobre o mundo por meio de suas experiências e investigações. - O eixo de trabalho denominado Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. * Trabalho integrado ao mesmo que respeita as especificidades destes dois campos. INTRODUÇÃO

PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS SOBRE NATUREZA E SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES

IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES - Conteúdos das Ciências Humanas e Naturais relacionados à preparação das crianças para os anos posteriores de escolaridade. - Algumas práticas valorizam atividades com festas do calendário nacional. - Atividades voltadas para o trabalho da noção de tempo e espaço. - Importância de proporcionar momentos reflexivos. - Atenção ao processo de construção do conhecimento. - Formação moralista. IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES

IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES - Atenção à condução dos experimentos. - “É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos de mundo, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e explicá-los e tenham acesso a modos variados de compreendê-los e representá-los”. (p. 166) - Uso de mitos e lendas para produzir questionamentos sobre os fenômenos sociais e naturais. IDEIAS E PRÁTICAS CORRENTES

A criança, a natureza e a sociedade

A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE - As crianças possuem competência para pesquisarem e elaborarem hipóteses. - O brincar de faz-de-conta.   - O acesso das crianças ao conhecimento elaborado pelas ciências é mediado pelo mundo social e cultural. - Intervenções da professora. - Selecionar para estruturar o trabalho. - PROCESSO. "Olá, eu sou o Protoceratops! E o meu dono é o Jorge Albino." A CRIANÇA, A NATUREZA E A SOCIEDADE

OBJETIVOS – 0 A 3 ANOS

“A ação educativa deve se organizar para que as crianças, ao final dos três anos, tenham desenvolvido as seguintes capacidades: • explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse”. (p.175) OBJETIVOS – 0 A 3 ANOS

Conteúdos – faixa de 0 a 3 anos

CONTEÚDOS – FAIXA DE 0 A 3 ANOS “O trabalho nessa faixa etária acontece inserido e integrado no cotidiano das crianças. Não serão selecionados blocos de conteúdos, mas destacam-se idéias relacionadas aos objetivos definidos anteriormente e que podem estar presentes nos mais variados contextos que integram a rotina infantil [...]”. (p. 177) CONTEÚDOS – FAIXA DE 0 A 3 ANOS

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS FAIXA DE 0 A 3 ANOS

- Observação e exploração. - Contato com pequenos animais e plantas. - Brincadeiras, músicas, histórias, jogos e danças tradicionais. - Possibilidade de explorar diversos objetos. - Evitar atividades que focalizem o corpo de forma fragmentada e desvinculada das ações que as crianças realizam. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS FAIXA DE 0 A 3 ANOS

OBJETIVOS – 4 A 6 ANOS Aprofundar conteúdos e organizá-los em cinco blocos: Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar Lugares e paisagens Objetos e processos de transformação Seres vivos Fenômenos da natureza

Procedimentos comuns a todos os blocos Formular perguntas Participar ativamente da resolução dos problemas Estabelecer comparações e confrontar idéias Formular conclusões ou explicações Utilizar diferentes fontes informativas, lê-las e interpretá-las Observação direta Registrar informações OBJETIVOS – 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Bloco 1: Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar Participação em diferentes práticas sociais que podem ser ampliadas pela escola Orientações didáticas : Respeito a diversidade e reconhecimento das semelhanças Crianças podem estabelecer relações entre o seu dia-a-dia e as vivências de outros grupos Refletir sobre o que é específico de cada época e do que é compartilhado com o meio social CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Participação em atividades que envolvam histórias, canções, brincadeiras, jogos, que digam respeito às tradições culturais da comunidade e de outros grupos Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio e valorização do patrimônio cultural de seu grupo social CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Bloco 2: Lugares e paisagens Decorrentes da ação da natureza quanto da ação do homem. Homem modifica e é modificado pela natureza, pois é parte dela Conteúdos: Importância de se refletir sobre suas ações na natureza Utilização de fotos e relatos das mudanças ocorridas no tempo Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Orientações didáticas: Percepção pode ser ampliada a medida em que ocorra uma observação intencional, orientada por questões que as crianças se colocam ou que o adulto propõe Tecer relações entre os temas e seu cotidiano, vinculando aspectos sociais e culturais Trabalhar com mudanças na paisagem local Constatar variações decorrentes da ação humana CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Bloco 3: Objetos e processos de transformação Conhecer o mundo implica conhecer as relações entre os seres humanos e a natureza, as formas de transformação e utilização dos recursos naturais e objetos disponíveis Orientações: Oferecer informações e experiências diversas Fazer brinquedos de diversas texturas e materiais Propor problemas para incitar a curiosidade Apresentar modos de uso dos objetos Conscientizar sobre o desperdício, a conservação e prevenção de acidentes CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Atividades de confecção de objetos Reconhecimento de características dos objetos produzidos em diferentes épocas e grupos sociais Conhecimento das propriedades dos objetos Cuidados no uso dos objetos (segurança, prevenção de acidentes e conservação) CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Bloco 4: Seres Vivos Provocam interesse e curiosidade Orientações: Tempo para que as crianças exponham o que tem em casa, como se relacionam com plantas, animais. Se tiver horta na escola, ou plantas na sala propor o registro e observação cotidiano CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Estabelecimento de relações entre diferentes espécies, características e necessidades vitais Conhecimento dos cuidados básicos dos pequenos animais e vegetais por meio da sua criação e cultivo Conhecimento de algumas espécies da fauna e flora Percepção dos cuidados necessários a preservação e valorização da vida Percepção dos cuidados com o corpo e saúde CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Bloco 5: Fenômenos da natureza Seca, chuva, tempestade, arco-íris provocam interesse e são fenômenos presenciados pelas crianças. Como instigá-los mais? Orientações Observar esses fenômenos direta ou indiretamente Sair para um passeio depois da chuva na região próxima a escola para ver as mudanças Intensificar curiosidade e busca por respostas Trabalho com sombra e diversos materiais CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza e as formas de vida dos grupos sociais Participação em diferentes atividades envolvendo observação e pesquisa sobre a ação da luz, calor, som, força e movimento CONTEÚDOS – FAIXA DE 4 e 5 ANOS

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR

ORIENTAÇÕES PARA PROFESSOR - Ser criativo. Tomar cuidado para não transmitir preconceitos em suas práticas, revendo seus valores e conceitos. Toda atividade ministrada transmite valores e opiniões entre os sujeitos. Ex. tema da diversidade cultural, variação étnica, etc. - Relacionar os vários campos do conhecimento – professor como eterno estudante. ORIENTAÇÕES PARA PROFESSOR

Estratégias Partir de boas perguntas e indagações intrigantes . Usar situações tanto do cotidiano quanto de eventos externos. Valorizar os conhecimentos que as crianças sabem. Utilizá-los como ponto de partida para o aprendizado. Incentivar o uso de diferentes meios para se obter as informações. Instigar a pesquisa através da coleta de dados de diferentes maneiras – livros e pessoas. Exploração direta e concreta da realidade e do meio onde vivem. Utilização de imagens e desenhos e a sua leitura. Proporcionar um contato direto com os objetos, visando o aprendizado de suas diferenças concretas assim como históricas.

Recursos Materiais - Utilizar recursos variados, de diferentes fontes e aspectos. Contar com ajuda governamental caso a instituição não possua esses recursos. - Contar com o apoio da comunidade e da presença de pessoas como fontes importantes. - Analisar as fontes quanto a sua autoria e época ampliando o conceito de origem das informações. - Montar acervo dos materiais.

Sistematização do Conhecimento - A organização do conhecimento, resultado da investigação em sala, pode acontecer de diversas maneiras: diários, desenhos, mostras culturais, etc. - Podem usar diferentes linguagens: texto, desenho, maquete, etc. - Essa sistematização deve ser flexível, pode ser reelaborada e complementada. .

Cooperação - A educação como um todo deve instigar atitudes de cooperação e solidariedade entre os alunos, mas especialmente a educação infantil deve proporcionar atividades em que essas características sejam valorizadas e essências para a execução do trabalho – utilização de grupos e trabalho em equipe. - Estimular o conhecimento de seus limites e instigá-los a os ultrapassarem. .

Atividades - Atividades permanentes, construindo aos poucos o conhecimento acerca da natureza e da sociedade. Ex. cuidado de plantas e animais dentro da sala; visita aos ambientes externos da escola pra observar o jardim e cuidar da horta; preservação do ambiente, como a coleta do lixo. - Jogos e brincadeiras também devem ser frequentes. Ex. jogos de épocas diferentes, com alteração das regras e conceitos. Projetos, uma das melhores maneiras de trabalhar com a Natureza e Sociedade, devido à suas abrangência dos saberes e interdisciplinaridade. Ex. Projeto dos Insetos na Umei – Denise. .

"Eu gostei muito desta viagem de estudo, porque conheci nomes de Dinossauros. A minha mãe foi comigo e quando fomos à oficina pedagógica a minha mãe ajudou-me a fazer um desenho." Helena Português

Organização do Espaço - A sala de aula deve proporcionar um ambiente facilitador tanto para exposição dos trabalhos, como para manuseio dos objetos pelas crianças, produzindo também dessa maneira a contínua aprendizagem das crianças. .

Avaliação - Deve acontecer não somente ao final mas durante o percurso da aprendizagem, tanto com relação aos alunos e seu aprender como do docente. - A prática da observação é essencial para perceber os alunos, suas manifestações e conhecimentos prévios, trazendo à tona assuntos e abordagens diferenciadas para os projetos. - O registro do ensino deve acontecer para análise pessoal do professor acerca de seus alunos e seu ensino, proporcionando uma reflexão acerca das práticas pedagógicas. .

- Crianças de 0-3: devem proporcionar experiências de exploração do ambiente e manipulação de objetos. - Crianças de 4-5: através das experiências, conheçam e valorizem as culturas de suas comunidade assim como possuam um relacionamento saudável com a natureza, percebendo sua importância e sejam investigadores durante todo o processo. AVALIAÇÃO

Projeto filme Princesa e o Sapo QUEM CONTA FAZ DE CONTA – MAGICO DE OZ Projeto filme Princesa e o Sapo AVALIAÇÃO