Da avaliação ao acompanhamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Liliani Lecco Dettogni
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Interação com os Alunos
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
NATUREZA E SOCIEDADE INTRODUÇÃO O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis diante do qual.
Programa aluno pesquisador
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
DIVERSIDADE E VALORES:
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
PORTFÓLIO.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Portfólio de Estágio Supervisionado
em sistemas escolares e não escolares
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Relatório de Proposta de Projeto
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Organização do Trabalho docente “O registro e a garantia de continuidade das aprendizagens no Ciclo da Alfabetização” UNIDADE 8.
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL - CECRIANÇA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
1ª Formação de Professores Coordenadores
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
Transcrição da apresentação:

Da avaliação ao acompanhamento

Componentes Carina Hang Vanessa dos Santos Vanessa Fernandes P. Guedes Zuleica Aparecida Gomes 5º pedagogia-noite

Importante Para trabalhar com as crianças, é preciso aprender sobre elas. Precisamos ouvi-las, observá-las, conversar com elas, estar juntos a elas para ampliar suas vivências. Devemos observar o percurso de cada criança não valorizar apenas o resultado mas sim dar valor e visibilidade a todo percurso construído no processo de aprendizagem.

O acompanhamento das aprendizagens precisa ser realizado constante e sistematicamente, existem vários instrumentos de que poderemos nos valer para construirmos uma qualificada documentação pedagógica. Veja alguns instrumentos:

Diário de campo: É considerado um caderno de registro do professor, no qual ele poderá não apenas registrar dados objetivos mas principalmente seus sentimentos sobre o que vê ou ouve.

Anedotários: Constituem-se em fichas individuais de crianças em que são registrados os aspectos de cunho mais afetivo, emocionais e sociais dos relacionamentos, podemos registrar também frases, pensamentos, brincadeiras..

Diário de aula: Instrumento no qual o professor planeja suas atividades e relata acontecimentos. Livro da vida: é um diário, um espaço coletivo de registro,onde cada criança pode representar acontecimentos e sentimentos

Planilhas: material quantitativo que pode ser usado para controle das crianças e professores, nele são demonstrados desempenhos seqüenciais, servindo de controle.

Entrevistas:Instrumentos importantes pois oportunizam o registro de diálogos entre diversos autores( prof, alunos e pais). Debates ou conversas:É o registro gravado ou escrito de conversas, ideias, debates entre o grupo de crianças e destes com a professora, podendo ser um elemento avaliador.

Auto avaliação:Nas entrevistas podemos ter momentos de análise dos trabalhos com as crianças propiciando a auto avaliação. Trabalhos de integração e consolidação dos conhecimentos: são propostas pedagógicas que possibilitam a integração das aprendizagens de diferentes áreas.envolve trabalhos como excursões, maquete...

Coleta de amostras de trabalho: consiste em realizar a seleção de materiais significativos realizados durante um período do percurso, justificando e argumentando a seleção. Depoimentos de pais: ao afirmarmos a importância da parceria com os pais, é imprescindível sua participação nesse processo, informando aos educadores o que observam das crianças em casa, criando uma comunicação.

Comentários dos colegas: a analise dos colegas sobre os trabalhos realizados pode ser um interessante momento de partilha e discussão sobre a inclusão no grupo. Deve-se lembrar que não será necessário utilizar todos os instrumentos, é preciso selecionar e planejar o uso, já que o acompanhamento é feito por meio de ações continuas e não de improvisações.

e arquivos biográficos. Portfólios, dossiês e arquivos biográficos. O portfólio é de origem inglesa e os dossiês são de origem francesa, os dossiês são coleções dos produtos acabados, ao contrario dos portfólios das crianças que estão pensadas para serem obras em processo.

Os dossiês referem-se a organização de materiais sobre temas e assuntos.São temáticos realizados por crianças e professor para compreensão do processo ensino-aprendizagem .

Portifólios São caixas ou pastas que recolhem os trabalhos produzidos pelas crianças através de varias modalidades de expressão durante um período de tempo.É preciso apreciar, interpretar, construir sentidos, planejar o futuro, criar uma narrativa afinal.

Arquivos biográficos Constituem em valioso documento de acompanhamento que busca oferecer aos protagonistas a oportunidade de reouvir, revisitar, relembrar acontecimentos, é um documento que recolhe diferentes materiais, como desenhos, pinturas, falas das crianças e fotos

Importante Educar uma criança(...) exige algo a mais do adulto(...) uma certa generosidade de atitude e uma disposição para devolver a criança- e aos pais-os acontecimentos, os pensamentos, os sentimentos e as idéias que fazem o cotidiano e a história da creche.Exige uma capacidade de recontar, de colocar os acontecimentos e as pequenas historias pessoais no contexto de uma história mais ampla.De modo que um momento de sua infância possa ser entregue a cada criança.Além disso, a construção da documentação sobre a criança é uma maneira de lhe dar uma atenção especial e de valorizar e identificar diferenças e estilos individuais. Permite que cada professor torne a experiência de cada criança única e especial.