Marketing Marketing e a “Caixa de Ferramentas” Gerência de Marketing – Equalizador Marketing do Século 21 MKT de Produto e Serviço MKT do “Sonho” das “Sensações”
Pesquisa de Marketing SIM – Sistema de Informação em MKT Necessidades Latentes Conhecidas
Pesquisa de Marketing Dados Primários e Dados Secundários Qualitativa Focus Group Entrevistas em Profundidade Quantitativa Coleta de Campo (residencial, fluxo, raio) Coleta via C.A.T.I. e-Survey Autopreenchimento
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Case Aracruz Compra da Riocell pela Aracruz em Junho de 2003 Quem é a Aracruz? Quem é a Riocell para os Gaúchos? Identificar as percepções sobre as marcas Riocell, Aracruz e Borregaard para definir a política de marca da Aracruz para o RS
Case Aracruz Etapa Qualitativa – Form. de Opinião Políticos Empresários Jornalistas Executivos Ambientalistas
Case Aracruz Etapa Quantitativa – P. Interno e Comunidade Comunidade Municípios Vizinhos à Planta Colaboradores
Case Aracruz Principais Resultados: Todos os aspectos ruins da atividade estavam vinculadas à marca Borregaard Percepção de preservação ao meio ambiente é alta Inexistência de rejeição para a marca Aracruz O “Bairrismo” hoje é menos importante que geração de emprego, renda e desenvolvimento
Case Aracruz Principais Recomendações Destaque Duas possibilidades de estratégia de marca: Conjunta (fade-in fade-out) ou Troca Imediata Para Troca Imediata, utilização dos seguintes atributos na comunicação: Respeito às Tradições Empresa Brasileira – A maior do mundo Desenvolvimento /Investimento /Emprego Respeito ao Meio Ambiente
Comunicação de Lançamento – Set 2003 Aracruz Unidade Guaíba Material Gentilmente Cedido por
Spot Rádio 60”
Vídeo Lançamento
Obrigado pela atenção.