Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PSICOLOGIA.
Teoria das Inteligências Múltiplas
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
O Início da Comunicação
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
Inteligências Múltiplas
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O que é Aprendizagem?.
Inteligências Múltiplas
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
VIVÊNCIA PROFISSIONAL I
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Comportamento Organizacional
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Solte sua energia: escolha sua profissão
Informática na Educação
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
A rejeição a pessoas especiais sempre existiu e sempre foi alvo de discussões.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
AUTISMO. 1.O que é? O autismo é uma disfunção no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância, persiste ao longo de toda a vida e pode dar origem.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Gestão de Pessoas II Aula 22 GESTÃO DE PESSOAS TRABALHANDO EM EQUIPE.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Múltiplas Inteligências
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO) Tema da aula: Domínios do comportamento humano e Áreas de intervenção..

QUAIS OS DOMÍNIOS DO COMPORTAMENTO HUMANO ?

Teorias das Inteligência múltiplas de Garder, 1989. Inteligência lingüística - É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias. Em crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas.   Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta através de uma habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A criança pequena com habilidade musical especial percebe desde cedo diferentes sons no seu ambiente e, freqüentemente, canta para si mesma. Inteligência lógico-matemática - Sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. A criança com especial aptidão nesta inteligência demonstra facilidade para contar e fazer cálculos matemáticos e para criar notações práticas de seu raciocínio.

Inteligência espacial - Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa, uma representação visual ou espacial. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas, o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais e a atenção a detalhes visuais.  Inteligência cinestésica - Esta inteligência se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. A criança especialmente dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais demonstra uma grande habilidade atlética ou uma coordenação fina apurada.  Inteligência interpessoal - Esta inteligência pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores bem sucedidos. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros. Inteligência intrapessoal - É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüisticas, musicais ou cinestésicas.

Período de Desenvolvimento Fatores Biológicos Fatores da Tarefa Área de Comportamento Motor Cognitivo Afetivo PRÉ - NATAL – DA CONCEPÇÃO ATÉ O NASCIMENTO PRIMEIRA INFÂNCIA - DO NASCIMENTO AOS 2 ANOS INFÂNCIA TARDIA- 2 A 10 ANOS Fatores de Influência ADOLESCÊNCIA - 10 A 20 ANOS Fatores Ambientais Período de Desenvolvimento Fatores Biológicos Fatores da Tarefa Idade adulta JOVEM – 20 aos 40 anos Meia idade – dos 40 aos 60 anos Terceira idade – acima de 60 anos

POR QUE NOS TEMOS HABILIDADES DIFERENTES ? INDIVIDUAL Hereditariedade, Biologia, Natureza e Fatores Intrínsecos AMBIENTE Experiência, Aprendizado, Encorajamento e Fatores Extrínsecos TAREFA Fatores Físicos e Mecânicos

PERGUNTAS?

Aplicação de Conceitos. Como os domínios do Comportamento estão relacionados a qualidade de uma habilidade motora? Por que é melhor aprender a uma habilidade motora quando criança? O filho de um “brilhante” atleta pode ter ou não habilidades motoras semelhantes a do pai/mãe? A Expressão popular “papagaio velho não aprende a falar” é verdadeira? Porquê?