Fundamentos Arquivísticos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arquivos Permanentes Aula 4.
Advertisements

BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
Introdução ao Direito II
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
Documentos Digitais Aula 7.
Documentos Digitais Aula 6.
MANDADO DE SEGURANÇA.
DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO:
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR LUCIA XAVIER SIMÕES
CAMINHOS DA HISTÓRIA – SUJEITOS DA MEMÓRIA: UM CONSTRUTO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO ARRANJO DOCUMENTAL E DA DESCRIÇÃO ARQUIVÍSTICA Rosale de Mattos Souza.
O CONCEITO DE DOCUMENTO ARQUIVÍSTICO EM AMBIENTE
Gestão de Arquivos: Mudar é preciso?
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Função e Importância Cultural dos Arquivos Municipais
AULA 6ª (Material compilado de Renato Sousa)
Escritório Central de Arrecadação e Distribuição COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA CÂMARA DOS DEPUTADOS AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER AS PROPOSTAS DE ALTERAÇÃO.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Carta Olímpica.
Princípios do SCO.
Arquivos Permanentes Aula 3.
Fundamentos Arquivísticos
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Prof. Josemar Henrique de Melo Aula 3
Arquivos Pernamentes Aula 10.
Aula 2 Prof. Josemar Henrique de Melo
Documentos Digitais Aula 7.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Fundamentos Arquivísticos
Geração de Código aula-12-geração-de-código.pdf.
Teologiaediscernimento.wordpress.com. Administração Eclesiástica Professor Roney Ricardo
Crédito, Cadastro e Cobrança.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Fundamentos Arquivísticos
AULA 6ª (Material compilado de Renato Sousa)
GESTÃO ADMINISTRATIVA Nerildo Bezerra – dez/2008
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Arquivos Pernamentes Aula 6.
Forma Canônica e Definições
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
A participação do Brasil no Projeto InterPARES XV Congresso Brasileiro de Arquivologia II Seminário de Documentos Eletrônicos 4 de julho de 2008.
Profº Carmênio Barroso
Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
Documentos Digitais Aula 5 (material copilado:Maria Rosangela da Cunha)
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
Gestão Pública Prof. Nelson Costa Fossatti Gestão Pública.
1 Fundamentos de SIG (2ª aula). - Sistemas de Informação
Gestão de Documentos e Arquivos
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA AMBIENTAL
Documentos Digitais Aula 6.
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
Reflexões sobre Produção Textual
Usuários da informação José Antonio M Nascimento.
Aula – 9.  Terminologia Arquivística  A Arquivística é uma profissão antiga, porém seu desenvolvimento e sua terminologia são recentes.  Para tornar-se.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A construção da Cidadania Europeia
VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA SOBRE AS OPERAÇÕES BÉLICAS NA GUERRA DA TRÍPLICE ALIANÇA QUANDO O BRASIL FOI À GUERRA: OS BASTIDORES DA GUERRA.
Fichamento Professor Douglas P. Silva Material colaboração professor
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
TREINAMENTO CADA 2015 PLANO DE CLASSIFICAÇÃO E TABELA DE TEMPORALIDADE DE ATIVIDADES-MEIO DA UNESP Me. Maria Blassioli Moraes Profa. Dra. Maria Leandra.
Fundamentos Arquivísticos Aula 4. índice 1. Transformações ocorridas na Idade Contemporânea 2. Arquivos na Idade Contemporânea 3. Princípio de Proveniência.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
 Tutela relações de caráter privado, envolvendo pessoas naturais e jurídicas, que perpassam as fronteiras nacionais, e que possuem, desse modo, a chamada.
6/23/  UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA Seminário Multidisciplinar 2004 CECD Curso Especialização em Ciências Documentais.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
LITISCONSÓRIO. Conceito 1.Conceito:É o laço que prende no processo dois ou mais litigantes, na posição de autores ou réus; Justificativa princípio da.
A ARQUIVO FUNCIONAL. B-C ARQUIVO FUNCIONAL D F-G H-I ARQUIVO FUNCIONAL E.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Arquivísticos Aula 6

índice Conceitos de Arquivo / Análise do texto / Crítica Análise crítica dos princípios da Arquivística / A linha Sistêmica

1. Conceito de Arquivo Alguns problemas da Arquivística: Polissemia da palavra Arquivo; Normatização dos conceitos / Terminologia Utilização da Palavras / o poder das palavras Cada país utiliza sua experiência administra-tiva para dar significado aos conceitos de arquivo. “O arquivo do Arquivo Municipal de João Pessoa não se encontra, no arquivo, junto dos arquivos depositado no arquivo daquele Arquivo”. (Mouta. 1989, p. 12)

Conceitos distintos expressos numa mesma palavra; Falta de normalização nacio- nal e internacional com lei- turas diversificadas dos princípios arquivísticos; Arquivo serviço / Arquivo da Instituição Arquivo informação / Arquivo construção arquitetônica / Arquivo móveis.

Conceitos: Jean Favier: “Os arquivos são um conju-nto de documentos recebidos ou consti-tuídos por uma pessoa física ou jurídica ou por um organismo público ou privado, resultante de suas atividades, organizado e conservado em vista de sua utilização eventual.” Bautier: “Um fundo de arquivo é um con-junto de peças de toda natureza que to-dos corpos administrativos, todas as pes-soas físicas ou jurídicas reúne em razão das suas funções e atividades”.

Fundos ≠ Arquivos Antonia Heredia Herrera: “Arquivo é um ou mais conjuntos de documentos seja qual for a sua data, sua forma e suporte, acumulados em um processo natural por uma pessoa ou instituição pública ou pri-vada no transcurso de sua gestão. Con-servados, respeitando aquela ordem para servir como testemunho e informação…”

Michael Cook: Distinção entre arquivo e serviço de arquivo (Records management e Archives). Quando deve-se aplicar os quadros de classificação Elio Lodolini: “Arquivo é um complexo de documentos formados por uma pessoa fí-sica ou jurídica no curso de suas ativida-des e portanto ligados por um vínculo necessário” Schellemberg:Arquivo é formado de do-cumentos de qualquer instituição pública ou privada, que tenham sido considerados de valor, merecendo preservação.

Um único conceito de arquivo (arquivo administrativo e arquivo histórico) Características dos documentos de arquivo Conceito da autora: Arquivo é um conjun-to de documentos constituídos por uma pessoa singular ou por um organismo, no exercício e em função de sua atividade

2. A linha Sistêmica O que Sistema e Sistemismo: “Complexo de elementos em interação de natureza ordenada (…)” (Bertalanfy s/d) Um sistema é composto de partes interdependentes entre si. O Todo (sistema) é formado pela agregação organizada das partes que o formam” Neste sentido o mais significativo conceito de arquivo é:

O Arquivo é um sistema (semi-)fechado de informação social materializada em qualquer tipo de suporte, configurado por dois fatores essenciais – a natureza orgânica (estrutura) e a natureza funcional (serviço/uso) – a que se associa um terceiro – a memória – imbricado nas anteriores.