Práticas Educativas em Saúde Recursos de ensino
O homem toma conhecimento do mundo exterior através dos 5 sentidos: 1- Paladar 2- Tato 3- Olfato 4- Audição 5- Visão Os 5 sentidos, no entanto, não tem a mesma importância para a aprendizagem
Aprendemos... 1 % através do gosto 1,5 % através do tato 3,5% através do olfato 11% através da audição 83% através da visão
Retemos... 10% do que lemos; 20% do que escutamos; 30% do que vemos; 50% do que vemos e escutamos; 70% do que ouvimos e logo discutimos; 90% do que ouvimos e logo realizamos.
Observem o seguinte quadro:
O que são Recursos de Ensino? “São componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno” “Denominam-se recursos audiovisuais aqueles que estimulam a visão e/ou a audição e colaboram para aproximar a aprendizagem de situações reais da vida”
Classificação dos Recursos de Ensino Recursos visuais: Projeções: retroprojetor, datashow, projetor de slides Cartazes Gravuras Álbum seriado lousa (quadro-negro)
Classificação dos Recursos de Ensino Recursos auditivos: Rádio Fita K7 CD
Classificação dos Recursos de Ensino Recursos audiovisuais: Cinema TV Vídeo-Cassete/DVD Computador: Internet, Telemedicina, Educação a distância
Classificação dos Recursos de Ensino Recursos Didáticos: Biblioteca Livros Comunidade
Objetivo do uso dos recursos de ensino Motivar e despertar o interesse dos alunos Favorecer o desenvolvimento da capacidade de observação Aproximar o aluno da realidade Visualizar ou concretizar os conteúdos da aprendizagem
Objetivo do uso dos recursos de ensino Oferecer informações e dados Permitir a fixação da aprendizagem Ilustrar noções mais abstratas Desenvolver a experimentação concreta
Critérios para utilização dos recursos de ensino Ao selecionar um recurso de ensino deve-se ter em vista os objetivos a serem alcançados e a natureza da matéria ensinada Usar o recurso que você domina A eficácia dos recursos dependerá da interação entre eles e os alunos e das características dos próprios recursos com relação às funções que podem exercer no processo da aprendizagem
Critérios para utilização dos recursos de ensino As condições ambientais podem facilitar ou dificultar a utilização de certos recursos O tempo disponível do professor em preparar os recursos
Lousa (quadro-negro, quadro-verde) Para que serve? Apresentar esquemas, resumos, quadros sinóticos Registrar dados Visualizar idéias através de desenhos Transcrever e resolver exercícios Apresentar graficamente os tópicos complexos e abstratos
Lousa (quadro-negro, quadro-verde) Quais as vantagens? É facilmente encontrada É fácil de ser utilizada Facilita a correção e as alterações nos assuntos apresentados Torna possível participação efetiva da classe: os alunos podem escrever na lousa É um recurso econômico
Gravuras Para que servem? Motivar estudos Desenvolver a observação Completar e enriquecer explanações EX: O animal corria com suas belas crinas soltas ao vento, enquanto sob suas patas formavam-se nuvens. Naquele instante podia-se ouvir o mais belo concerto da natureza – o som do mar...
Gravuras Quais as vantagens? São pouco dispendiosos Despertam a atenção do aluno e mantêm seu interesse por mais tempo Possibilitam um contato visual do aluno com a realidade
Cartazes Para que servem? Comunicar sugestões, recomendações e informações Despertar interesse por determinado assunto Dar destaque a comemorações, acontecimentos importantes, datas cívicas, etc.
Cartazes Quais as vantagens? Despertam a atenção do aluno São facilmente confeccionados Apresentam custo baixo Podem ser confeccionados pelos alunos, servindo como fator de desenvolvimento da criatividade Estimulam o trabalho em equipe
Projeções Retroprojetor Datashow: utilização da informática (power point) Projetor de slides Álbum seriado: É uma coleção de folhas organizadas numa encadernação de madeira ou papelão. Pode conter fotografias, letreiros, mapas, gráficos, cartazes, gravuras, etc.
Projeções Para que servem? Abordar temas mais ou menos gerais, que permitam sua divisão em partes Enriquecer uma aula expositiva Apresentar dados previamente elaborados, de forma organizada e seqüencial Sistematizar um assunto
Projeções Quais as vantagens? Ajuda a apresentar a aula de maneira mais organizada, orientada e dirigida, sem dar margem a dispersões ou confusões Concentra a atenção dos alunos no tópico que está sendo desenvolvido
Projeções Quais as vantagens? Cria maior expectativa nos alunos com relação aos tópicos seguintes Fixa os tópicos essenciais Ajuda os alunos a visualizar melhor as idéias através de ilustrações
Telemedicina Utilização da internet para transmissão de aula, cursos de atualização, congressos, etc em tempo real. Vantagens: reduz distâncias atualização não precisa de locomoção Desvantagens: Custo Poucas pessoas conhecem
Educação a distância É a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com alunos e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Utilização da internet para realizar cursos de graduação e pós-graduação a distância, sem a presença física do professor. A comunicação com o professor é por meio de chat.
Educação a distância Vantagens: reduz distâncias não precisa de locomoção Democratização da educação e de disseminação do conhecimento o aluno assume um papel importante na construção de seu próprio conhecimento - além de ter autonomia para organizar sua rotina, hábitos de estudo e percursos de aprendizagem. Desvantagens: Necessita de muita disciplina do aluno
Referência Bibliográfica Piletti, C. Didática Geral. Editora ática, São Paulo: 2004 cap. 9 Kurcgant, P. Administração em Enfermagem. EPU, São Paulo: 1991.